Imagem Blog

Listamania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Um blog com listas, cultura pop e humor Tags: listas, rankings, música, cinema, top
Continua após publicidade

Triste com o fim da era “Brangelina”? Conheça dez curiosidades sobre o divórcio (no Brasil)

  Por Andreza Monteiro Uma notícia bombástica trouxe muita tristeza para os fãs dos filmes açucarados de Hollywood nos últimos dias: o divórcio de Angelina Jolie e Brad Pitt, após onze anos de união. Algumas pessoas especulam que 2016 não está sendo um ano favorável ao amor, com tantos casais famosos se separando – vide Willian […]

Por Andreza Monteiro
Atualizado em 26 fev 2017, 10h03 - Publicado em 23 set 2016, 16h31

20th Century Fox Home Entertainment brangelina mr and mrs smith brad pitt angelina jolie

 

Por Andreza Monteiro

Uma notícia bombástica trouxe muita tristeza para os fãs dos filmes açucarados de Hollywood nos últimos dias: o divórcio de Angelina Jolie e Brad Pitt, após onze anos de união. Algumas pessoas especulam que 2016 não está sendo um ano favorável ao amor, com tantos casais famosos se separando – vide Willian Bonner e Fátima Bernardes, que anunciaram a separação no final de agosto.

+ Noiva beija outro na despedida de solteira e casamento é cancelado

Pois entre nós, reles mortais, esse é um assunto bem comum no dia a dia. Em todo o país, o número de divórcios aumentou 42% nos últimos cinco anos, segundo levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB), entidade que congrega os cartórios de notas do Brasil.

A Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), banco de dados do CNB, reúne outros dados curiosos, com base nas informações do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). Conheça dez deles:

1 – As mulheres são as que mais dão o veredicto

Continua após a publicidade

As esposas insatisfeitas representaram, aproximadamente, 70% das iniciativas de pedidos de divórcios em 2013, data do último levantamento do IBGE.

2 – Divórcios por minuto

baby nfl drama after wife

Uma pessoa se divorcia a cada minuto no Brasil. Ou seja, se você levar cinco minutos para terminar de ler esse texto, cinco pessoas terão se divorciado até lá.

3 – Dar irmãozinhos para o seu herdeiro pode ser saudável ao seu casamento

steve martin get to know me meme hilary duff tom welling piper perabo

A quantidade de filhos parece ser proporcional ao sucesso da união. Segundo levantamento do Censec, 32% dos casais que se divorciam têm somente um filho. Isso acontece com apenas 3% dos casais com quatro herdeiros ou mais.

Continua após a publicidade

+ Brad Pitt é investigado por abuso infantil, diz site

4 – O azar do mês do “desgosto”…

vanessa williams desperate housewives separation desperate housewives s

Já ouviu dizer que casar em agosto dá azar? Bem, não dá para saber, ao certo; mas é fato que este é o mês em que mais ocorrem divórcios extrajudiciais (aqueles em que o casal se divorcia em um tabelionato de notas, sem litígio). Se comparado com janeiro, período do ano com menos separações do gênero, o índice é 34% maior. Se considerar apenas a cidade de São Paulo, o percentual é de 21%.

5 – … e do segundo semestre do ano

danger zone archer skytanic

Os seis últimos meses do ano são os que mais registram processos de divórcio no país. Em média, a chance de uma pessoa se divorciar na segunda metade do ano é 16% maior do que nos seis primeiros meses.

6 – Menos desgaste no fim

hug boy meets world cory matthews ben savage danielle fishel

Continua após a publicidade

O número de divórcios extrajudiciais está se sobressaindo ao de judiciais, segundo os dados apurados na pesquisa, o que indica que os casais estão preferindo resolver a situação de forma amigável. Já chega a 93% a diferença entre o número de pessoas que se divorciam em cartório de notas e as que optam por se resolver perante o juiz. Em 2014, foram 175 675 atos extrajudiciais realizados, contra 91 082 judiciais.

+ Celso Russomanno discute ao vivo com apresentador durante entrevista em rádio

7 – O Estado de São Paulo tem a maior quantidade de divórcios

wife husband tries

Os paulistas são o que mais se separam no Brasil; um terço de todos os pedidos de divórcio extrajudiciais do país acontece neste estado (131 214 em 2014). Curiosamente, a cidade de São Paulo seguiu o caminho inverso: a quantidade diminuiu 19% nos últimos cinco anos.
O estado com o menor número de divórcios no país é Amapá, com apenas 296 casos em 2014.

8 – Quatro dizem “sim” enquanto um diz “basta!”

girl hungry runner files divorce

Em 2014, a proporção de casamentos para divórcios era de quatro para um, ou seja: a cada quatro brasileiros que se comprometiam em matrimônio, um estava se divorciando.

Continua após a publicidade

9 – O que é meu é seu

marriage married newlyweds love adorable

O regime de bens mais utilizado pelos casais é a comunhão parcial, em que todos os bens adquiridos por ambas as partes após a data do casamento são dos dois, igualmente. Em 2014, foram realizados 236 225 uniões desta natureza.

+ Novo vídeo do Porta dos Fundos fala sobre a polêmica entre o milk-shake do Bob’s e do McDonald’s

10 – Após os trinta, fica mais “sofrido”

movie characters

A faixa etária entre 35 a 39 anos é o período mais suscetível ao divórcio para o gênero masculino, o que corresponde a 15% do total de casos. Entre as mulheres, a maior incidência é entre 30 e 34 anos, atingindo 18% dos divórcios.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.