Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Projeto verão: ainda dá tempo? Saiba como perder até cinco quilos em um mês, com um plano alimentar, exercícios, e meditação. Quatro profissionais montaram o projeto para leitores

Hoje você recebeu aquele velho e conhecido e-mail com a data da festa da firrrrrrma e deu ruim. O ano acabou. E você, que iniciou 2016, jurando que desta vez ia emagrecer, morreu na praia. Será? Não dá mais tempo de perder nenhum uns quilinhos? Foi exatamente esse o tema de uma longa conversa que […]

Por Tatiana Izquierdo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 21h02 - Publicado em 29 nov 2016, 16h05

Resultado de imagem para projeto verão

Hoje você recebeu aquele velho e conhecido e-mail com a data da festa da firrrrrrma e deu ruim. O ano acabou. E você, que iniciou 2016, jurando que desta vez ia emagrecer, morreu na praia. Será? Não dá mais tempo de perder nenhum uns quilinhos? Foi exatamente esse o tema de uma longa conversa que tive com o médico endocrinologista Filippo Pedrinola e sua equipe. Do bate papo, surgiu a ideia de montar pros leitores do Vida Boa um “combo emergencial” pro verão. Algo barato e ao alcance até de quem não tem grana pra se matricular numa academia de ginástica e muito menos ficar comprando esses carésimos alimentos de dietas da moda. Um médico, uma nutricionista, um preparador físico e uma psicóloga montaram o plano de vôo, que contém uma dieta, um circuito de exercício metabólico (em vídeo) e até um programinha de mindfulness – espécie de meditação a jato (com áudio) – pra você se focar na coisa. Dá pra eliminar até cinco quilos em um mês. Mas, gente, não tem milagre. Tem que fazer direitinho. Será que agora vai?

O que comer? Com a palavra Filippo Pedrinola:

Se você não pode buscar um especialista pra fazer um projeto de reeducação alimentar, não faça loucuras. E também não precisa fazer dietas milagrosas, e nem as caras, com produtos que custam uma fortuna. Dr. Filippo me contou que a alternativa pode ser algo simples: como cortar totalmente os carboidratos refinados (farinha branca e açúcar) da sua alimentação. E isso inclui o álcool. #Buáááá. Pouca gente sabe, mas um grama de álcool tem sete calorias, mais que dobro de caloria de um grama de açúcar, 3 calorias. Parece que aquela bebidinha não engorda, mas, na verdade, ela pode estar sendo a responsável pelo fracasso da sua perda de peso. Na prática (e explicando de um modo bemmmm simplista), esses alimentos (assim como o álcool) tem alto índice glicêmico, que jogam açúcar no sangue. E açúcar em excesso no sangue faz a insulina entrar em ação. Grande produção de insulina gera gordura abdominal. A dica dele é fazer uma dieta de 1,2 mil calorias (pra mulheres) e 1,5 mil pros homens. O médico está considerando que a pessoa fará os exercícios, de alta intensidade, indicados aqui neste texto. E antes da atividade, sugere o consumo de carboidratos que vem das frutas, granola e pães integrais. #EsqueceOpãoFrancês

Resultado de imagem para projeto verão

Continua após a publicidade

Como queimar gordura? Com a palavra a nutricionista Gabriela Ghedini:

Aqui o bicho pega. O nome do troço se chama “jejum Intermitente” ou Intermittent Fasting, que está super na moda, é controverso, mas funciona pra quem tá no desespero de perder uns quilinhos rapidamente. Como faz? Tem que ficar entre 12 horas até 23 horas de um dia. #MorriSóDeOuvir. A nutricionista me explicou que o jejum torna a restrição calórica mais fácil e tem vários benefícios: acelera o metabolismo, aumenta a sensibilidade à insulina, regula a pressão arterial, leva a uma otimização hormonal, melhora a concentração e diminui os sintomas da depressão e ansiedade. Tem um bocado de jeito (ou protocolo, na linguagem técnica) de fazer o método. Que, claro, exige preparar seu corpo para iniciar o jejum. Tem que controlar a quantidade e qualidade dos carboidratos (pães, massas, batatas, biscoitos, bolos, arroz), diminuir o consumo de açúcares, melhorar a qualidade das proteínas (carne, frango e peixe) e gorduras boas (óleo de coco, azeite, castanhas, abacate). Aí sim, tá valendo.

Vamos citar aqui o protocolo mais usado: que é alternar 16 horas de jejum, com 8 horas de ingestão alimentar, realizando neste momento uma dieta hipocalórica. As refeições devem ser ricas em proteínas magras e gorduras mono e poli insaturadas, e com reduzidas quantidades de carboidratos, priorizando os integrais e os de baixo índice glicêmico. O resumo da ópera é o seguinte: basta não comer nada depois do jantar e pular o café da manhã. Se você terminou de jantar às 21h, só vai comer de novo às 13h do dia seguinte. (Isso não vale pra quem treina pela manhã). Durante o período de jejum, você pode beber água, café e qualquer outra bebida não-calórica, o que ajuda a reduzir os níveis de fome.

* Contraindicações para o jejum intermitente:
Pessoas abaixo do peso ou com histórico de anorexia ou bulimia deverão receber maior atenção. Crianças, adolescentes, mulheres grávidas, diabéticos e idosos não realizar. O jejum intermitente é uma mudança brusca e significativa na sua alimentação e, pra evitar possíveis desconfortos, danos a saúde, e outros problemas, tenha em mente que você deve ter uma alimentação saudável com acompanhamento de um profissional.

Continua após a publicidade

Como e o que treinar? Com a palavra o educador físico Marcelo Dantas:

Você está sem tempo, sem grana e sem vontade. Bem vindo ao mundo real. Dá pra fazer um treino simples, de graça, e que leva apenas 30 minutos. A questão é: você vai por os bofes pra fora. #Verdade. É um treino de altíssima intensidade que o professor Marcelo Dantas preparou pra gente. Ele chama de treino metabólico, porque acelera o metabolismo e faz você continuar queimando gordura ao longo do dia, até quando está sentado em frente ao computador ou naquela reunião (chata) e interminável. Pra facilitar, ele montou um vídeo pra gente. São quatro blocos de com três exercícios em cada um, sendo três séries de 15 movimentos para cada exercício, sem intervalo entre as séries e com um minuto de pausa entre os blocos. #PraMatar. A sugestão dele é que faça esse treino, cinco vezes por semana. Assista:

https://videos.abril.com.br/script/vejasp/id/18f724375c3e1e4dd6f63e2b21b2f29c?w=590&h=332

 

Continua após a publicidade

Treino de circuito metabólico para o verão.
4 Blocos de 3 exercícios cada um. Sendo 3 séries de 15 movimentos para cada exercício, sem intervalo entre as séries e com um minuto de pausa entre os blocos.

Bloco 1
1. Flexão de braço.
2. Subida alternada no banco.
3. Escalada apoiada.

Bloco 2
1. Tríceps banco.
2. Agachamento com salto.
3. Abdominal inferior no banco.

Bloco 3
1. Quatro apoios alternado.
2. Prancha com braços alternando.
3. Extensão e Flexão dos joelhos com mãos apoiadas.

Continua após a publicidade

Bloco 4
Burpee + Prancha ativa. (2 movimentos de burppe para 5 de prancha ativa).
Observações: Respeite o seu nível de condicionamento físico, em caso de dúvidas procure um profissional de educação física.

Como preparar a minha mente?
Com a palavra a psicóloga Juliana Orrico:

Você não está com a cabeça focada em nada. É tudo ao mesmo tempo e agora. No ritmo de hoje, fica quase impossível estar conectado naquilo que se está fazendo, naquele momento exato. A gente tá sempre pensando no que vem depois, ou no que já foi. #TipoJáFuiMagra #QuemNunca? Daí, a enxurrada de transtornos de ansiedade e depressão. E pior: a obesidade é uma das consequências do alto nível de estresse. Mas o que fazer? Deixar a balança vencer? Nãooo, né? Se um dieta não funcionou, não significa que você não é capaz.

É preciso trabalhar a mente. A comida não está no controle da sua vida. Ela tem que ser um prazer e não um vilão que te faz, o tempo todo, ter medo, de engordar.

Continua após a publicidade

A sugestão, aqui, é praticar o mindfuleating. Ãã??? O termo vem de mindfulness, em sânscrito sati, siginificando recordação, ou seja permanecer com a mente focada sem perder a atenção. O mindfuleating é o ato de comer com atenção plena no momento presente de maneira consciente. Isso muda a relação com a comida. As vezes, de saco cheio, varado de fome, você nem percebe que comeu um pacote de batata frita, enquanto seria mais nutritivo, menos calórico e mais eficiente fazer uma refeição simples: com arroz, feijão e uma proteína.

Basta clicar no link abaixo e fazer uma pequena prática de mindfulness pra conhecer o método.

https://videos.abril.com.br/script/vejasp/id/bbfd94be0b2e6b62aaf4a9726b459286?w=590&h=332

É isso. Espero que tenham gostado. Um beijo, até mais.

Em tempo: se você quiser me mandar uma sugestão, escreva pra mim chrismartinez@butiquedeletras.com.br e pra me seguir, @blogvidaboa_

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.