Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Bichectomia: a nova onda da cirurgia plástica para afinar o rosto

Até onde vai a obsessão de querer, a qualquer preço, chegar um corpo ideal? Estica, puxa, remenda, estufa, esvazia, e por aí vai. Sim, sabemos, o tema é pra lá de manjado. A novidade, no entanto, é que a cada temporada há uma safra de novos procedimentos estéticos. Alguns perigosos e desnecessários (quem não lembra […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 10h59 - Publicado em 3 ago 2016, 16h20

bich

Até onde vai a obsessão de querer, a qualquer preço, chegar um corpo ideal? Estica, puxa, remenda, estufa, esvazia, e por aí vai. Sim, sabemos, o tema é pra lá de manjado. A novidade, no entanto, é que a cada temporada há uma safra de novos procedimentos estéticos. Alguns perigosos e desnecessários (quem não lembra do sofrimento da apresentadora Andressa Urach?). E, outros, apesar de aflitivos, podem ser interessantes. A nova onda agora é a bichectomia. Nome estranho, né?

+ Tocha olímpica usada vale até 150 000 reais no Mercado Livre

Bem, esse nome esquisito vem das “bolas de bichat”, bolsas de gordura que ficam na bochecha – entre a maçã do rosto e a mandíbula. Trata-se da retirada da gordura da bochecha. Na prática: afinar o rosto. #FicarComCaraDeMagra. Pode ser feita uma retirada total ou parcial do par de bolsas de gordura que temos no rosto – as conhecidas bochechas. Com a cirurgia, afina-se a parte debaixo, mais próxima do queixo.

Continua após a publicidade

bichec

E quem faz? Ahhhh, até mesmo as magras, que exibem um manequim 36. Afinal, muitas delas podem ter rostos bem redondos e que dão a impressão de não serem tão esguias – ainda que sejam lindas, claro. Vai dizer que Angelina Jolie precisava? Ela ficou ainda mais linda, verdade.

A socialite Kim Kardashian, antes e depois, da bichectomia. (Foto: Reprodução.)

A socialite Kim Kardashian, antes e depois, da bichectomia. (Foto: Reprodução.)

Continua após a publicidade

O que acontece, porém, é que essa cirurgia tem que ser bem indicada, feita por um profissional e, obviamente, por um cirurgião plástico. A maioria dos procedimentos que dão errados – inclusive com morte – são feitos por profissionais que sequer são médicos. Daí, o óbito. Para o cirurgião Murillo Fraga, formado na Santa Casa de São Paulo e integrante também da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, esse procedimento tem espaço pra crescer no país. Mas ele recomenda cuidados. “Não dá para banalizar. É uma cirurgia e como toda cirurgia precisa de cuidados”, diz.  Até porque, com a idade, essa região dos rosto costuma perder gordura e uma retirada abrupta pode acarretar ainda mais a aparência envelhecida.

+ Troque o pão pela tapioca no café da manhã (e não sinta fome)

Pode ainda não ser um procedimento tão conhecido. Mas vem crescendo a passos largos (e bochechas mais finas), a tal bichectomia. Em 2014, eram realizadas cerca de 10 procedimentos por mês. Agora são bem mais que trinta, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O valor começa em torno de R$ 15 mil, depende do médico e do hospital, claro.

Continua após a publicidade

Em tempo: pra saber mais sobre a técnica, @drmurillofraga. Pra me seguir, @vidaboa_ e me mandar uma sugestão: chrismartinez@butiquedeletras.com.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.