Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Obesidade infantil será tema de debate na Virada da Saúde

Basta você dizer chega de bala, refrigerante não e salgadinho nem p-e-n-s-a-r… pra ser tornar a mãe mais chata do planeta. É isso? Em parte, porque se você orientar direitinho – e desde pequeno – o seu filhote, ele até poderá ter algumas preferências do gênero (e quem não gosta de hambúrguer com batata frita?), […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h42 - Publicado em 31 mar 2016, 15h53

criancaburguer

Basta você dizer chega de bala, refrigerante não e salgadinho nem p-e-n-s-a-r… pra ser tornar a mãe mais chata do planeta. É isso? Em parte, porque se você orientar direitinho – e desde pequeno – o seu filhote, ele até poderá ter algumas preferências do gênero (e quem não gosta de hambúrguer com batata frita?), mas vai entender a importância de comer bem, sem viver apenas de açúcar e afins.

+ Jovem elimina dez quilos com a dieta do hCG

Só não adianta dizer pro cara aquele rotundo não, enquanto você bebe mais um gole de Coca-Zero. Pelo amoorrrr. A obesidade infantil é um tema sério. Bem sério. E pior: alarmante. Cresce no mundo todo. A briga mirim contra a balança assusta: 41 milhões de crianças, com até 5 anos de idade, sofrem de obesidade ou estão com sobrepeso em 100 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 1990, esse total era de 31 milhões. No Brasil, 1/3 das crianças (de idades variadas) está acima do peso ou obesa.

Continua após a publicidade

Segundo números da OMS, a coisa piora em países mais pobres. Afinal, comida fresca, saudável e com ingredientes de qualidade demandam tempo e dinheiro. Uma bandeja de morangos orgânicos está pela hora da morte, mas quem não tem opção (às vezes, nem o que comer) manda ver no que vem pela frente. Só que, convenhamos, tem muita gente preguiçosa que terceiriza a comida do filho. Ou pra não ter trabalho, ou pra não escutar a birra. Sim, criança bate o pé. Sou mãe. Mas como lidar com isso e com outras questões semelhantes?

Aha, chegamos onde eu queria. A obesidade infantil será um tema de debate “Virada da Saúde”, de São Paulo, no dia 9 de abril. Pais, mães, educadores e quem mais tiver interesse no tema poderão participar da discussão no Unibes Cultural, às 13 horas, logo depois da exibição do filme “Muito Além do Peso”. Uma coisa, aliás, esse filme.

+ 20 coisas que você deve ter pensado ao começar na academia

O debate será comandado por um trio de experts, formado pela nutricionista Mariane Savassi, pela psicóloga Ana Cláudia Onoshi e pela educadora física Lélia Barbosa. Elas vão bater um papo com o público sobre as questões levantadas no filme. Entre as quais: Por que existem tantas crianças obesas no Brasil? Qual a responsabilidade dos pais, do governo e das escolas? Por que a indústria é tão omissa?

Quem teve a chance de ver o documentário, dirigido por Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, sabe que ali tem muitas dessas respostas. A começar pelo menino Yan…de 4 anos, bem gorducho, com problemas cardíacos e respiratório. O  filme, que percorre várias regiões do Brasil, ilustra esse drama da obesidade infantil de maneira corajosa. E, claro, faz a gente refletir sobre os nossos próprios hábitos alimentares, dos nossos filhos e de todo o resto. A atividade é de graça. A sugestão é que, quem puder e quiser, leve uma peça de roupa para doar ao Bazar Unibes Cultural.

Veja o trailer do filme e a opinião de especialistas- https://www.muitoalemdopeso.com.br/extras/

Continua após a publicidade

 Confira a programação de outros dias do evento:

 https://viradadasaude.org.br/saopaulo/

Em tempo: se você quer me mandar uma sugestão, escreva pra mim, chrismartinez@butiquedeletras.com.br

Continua após a publicidade

Pra me seguir nas redes sociais:

Instragram: @canseidesergorda_

Facebook: Cansei de Ser Gorda

Continua após a publicidade

Snapchat: chrismartinez4

 

Um beijo, até mais.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.