Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Xô gripe: um cardápio que reforça a imunidade contra a H1N1

Ai se eu tivesse tido essa conversa com a médica antes… Poderia ter me livrado – com algum capricho e um tantinho de sorte – dessa gripe que está castigando os paulistanos. É um mal estar e de repente: febre, febre, tosse e cama. #UmAtrasoDeVida. Se você não tem paciência nem pra ficar doente, como […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h42 - Publicado em 30 mar 2016, 19h54

gripeblog

Ai se eu tivesse tido essa conversa com a médica antes… Poderia ter me livrado – com algum capricho e um tantinho de sorte – dessa gripe que está castigando os paulistanos. É um mal estar e de repente: febre, febre, tosse e cama. #UmAtrasoDeVida. Se você não tem paciência nem pra ficar doente, como eu, preste atenção nas dicas que a médica Liliane Opperman deu pra gente. É claaaaro que só alimentação não vai te livrar de ser o alvo – cruel – do vírus H1N1. Mas que ajuda, ajuda. Até porque em um organismo saudável e com boa imunidade, os sintomas da gripe costumam ser bem mais leves. Confira oito dicas pra reforçar seu sistema imunológico:

São Paulo antecipa campanha de vacinação para gripe H1N1

– Água, sempre ela. Beba dois litros por dia. Sabe por quê? Simplesmente porque água, além de hidratar, mantém as vias aéreas úmidas, dando um chega pra lá no vírus.

Continua após a publicidade

A vacina da gripe pode me deixar gripado?

– Mais velho que andar pra frente: vitamina C. É isso mesmo. Todo mundo sabe, mas acha que a vitamina C está presente só naquele (calórico) suco de laranja ou no tubinho que você compra na farmácia a cada cinco mil anos. Não, não. A vitamina C está presente na mexerica, no limão, na acerola, no kiwi, no mamão, na goiaba no tomate e, pasmem, em tudo que é folhagem verde escura. Bem, daí você entende o porque da recomendação do suco verde todas as manhãs: couve + limão + maçã + gengibre (antiinflamatório) e água de côco.

– Iogurte (quem lembra quando a mãe dava Yakult?). Não precisa ser ele, mas o iogurte natural, veja só, é rico em cálcio e lactobacilos. Este último é simplesmente um achado pra reforçar a imunidade. #QueroMergulharNumaPiscinaDeYakultPlease

Continua após a publicidade

– Coma muitos alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, laranja, beterraba, damasco, mamão, couve. São itens fáceis de achar, de consumir e protegem sua saúde.

gengibre

– Reforce o consumo de zinco, aumentando a dose de carnes vermelhas (quem gosta de fígado, então…. tem aqui um prato cheio) e semente de abóbora. Uma dica: torre as sementes de abóbora sem casca no forno. Deixe em torno de cinco minutinhos. E coloque por cima da salada. Fica crocante e lembra nuts, como amêndoas. Só que bem mais barato.

Continua após a publicidade

Remédio para tratar H1N1 está em falta nas farmácias

– Tempere sua vida: simmmmmm, alho no chá, cebola na comida. A dobradinha alho + cebola é tão imbatível quanto dizia sua vó. #EFazTempoHein?

shimeji

Continua após a publicidade

– Capriche nas doses de ácido graxo ômega 3. Dá pra ingerir em cápsulas. Ou se preferir, mandar ver no salmão, no bacalhau e na linhaça dourada. (Uma dica, aqui, é você colocá-la pra bater no liquidificador com o suco verde. Num tem gosto de nada e faz efeito).

– Cogumelos? Ahhhh essa é nova pra mim. Não sabia que shimeji é riquíssimo em componentes que são considerados anti-virais. Oba.

Anotaram? Eu achei as dicas fáceis e simples. Não custa nada a gente se proteger, porque ficar de cama, com gripe, não é folga. É troço ruim mesmo.

Continua após a publicidade

Em tempo: se você quer conhecer outras dicas da doutora Liliane, acesse o Instagram dela, @doutoraliliane

Pra me seguir, clica lá:  @canseidesergorda_

Facebook: Cansei de Ser Gorda

Snapchat: chrismartinez4

Um beijo e atchimmmmmmmmmmm!!!!

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.