Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Como tratar as lesões mais comuns entre corredores iniciantes

Quem escreve sobre as lesões mais comuns aqui no blog hoje é o fisioterapeuta David Homsi. Ele indicou também os tratamentos necessários. Mas, gente, pelo amorrrr, se está com dor, procure o seu médico. Com a palavra, o especialista: Uma dorzinha aqui, outra acolá. Um músculo que ‘pega’ depois de alguns quilômetros. Ou, de repente, […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 16h33 - Publicado em 21 Maio 2015, 12h39

canelite

Quem escreve sobre as lesões mais comuns aqui no blog hoje é o fisioterapeuta David Homsi. Ele indicou também os tratamentos necessários. Mas, gente, pelo amorrrr, se está com dor, procure o seu médico. Com a palavra, o especialista:

Uma dorzinha aqui, outra acolá. Um músculo que ‘pega’ depois de alguns quilômetros. Ou, de repente, aquela fisgada na panturrilha quando o percurso é íngreme… Todo corredor tem um rosário de dores familiares, que aparecem com certa frequência. Em geral, elas não incomodam muito. Mas estão ali apenas pra te lembrar do esforço físico que fez. É assim mesmo. Só que cuidado: a corrida é uma atividade física de alto impacto (e viciante!), mas pode provocar algumas lesões que pedem atenção e tratamento. No começo pode não ser nada de grave e uma boa sessão de fisioterapia, descanso e gelo costumam resolver.

Melhore o desempenho na corrida e evite lesões

ONDE O BICHO PEGA:

tornozelo

 

Entorses de tornozelo

Corredor de rua já sabe, volta e meia um buraco aparece no caminho e lá se vai o pé, pisando meio fora, meio dentro, estirando ou até mesmo rompendo os ligamentos do tornozelo. Em geral, gelo e repouso são suficientes para reduzir a inflamação e cicatrizar a cartilagem lesionada. Entretanto, se a dor for muito intensa e persistir é importante procurar um ortopedista que avalie a lesão e o libere para o retorno aos treinos.

Continua após a publicidade

Ex-sedentário elimina 38 quilos e vira triatleta

Tendinite no tendão de Aquiles

Esse ligamento vai do calcanhar até a panturrilha, onde se insere. Quando inflamado, provoca dor durante caminhadas e trotes curtos, e mesmo a sua ruptura parcial pode demandar cirurgia. Para tratá-la, procure um ortopedista e um fisioterapeuta, reduza treinamentos em ladeiras e aplique gelo. Em alguns casos, os treinos têm que ser abandonados por um período, para que o tendão seja totalmente recuperado.

joelho

Continua após a publicidade

Dor patelo-femural

É a mais comum entre corredores. E, talvez por ser a mais incômoda de todas, é também a de mais difícil indicação: a dor é difusa, ocorre no joelho como um todo. Em geral, o corredor não sabe indicar exatamente onde é o ponto dolorido. Além disso, pode aparecer horas após o treino. Por  exemplo, durante uma sessão de cinema – quando a perna fica na mesma posição. É uma inflamação na articulação que une a patela do joelho e o fêmur, o osso da perna. Isso acontece por falta de alongamento e excesso de treinos. Boa notícia: o tratamento é super simples. Alongue-se bastante, antes, durante e depois do treinamento, e fortaleça os músculos das pernas com sessões de musculação na academia, focando especialmente o quadríceps femural (parte anterior da coxas).

Canelite

Mais uma das campeãs entre os corredores. A canelite é uma dorzinha que aparece na região da frente da canela e se intensifica se o treino for realizado em subidas. Como em quase todas as lesões, é o resultado de alongamento mal feito e excesso de esforço. Gelo e anti-inflamatórios sob prescrição médica costumam resolver o problema, quando associado à fisioterapia.

Continua após a publicidade

PISOU ERRADO, DÓI TAMBÉM:

Supinador

É aquela pisada em que o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé. Então, tome cuidado com o aparecimento de neuromas Morton, que surgem quando o impacto da pisada comprime os nervos próximos aos dedos. Pode rolar também fratura por estresse, principalmente do calcâneo, do segundo metatarso e da tíbia.

Pronador

É aquela pisada quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. Fique ligado em dores no quadril ou no menisco, pois os pronadores costumam rotacionar a tíbia, virando os joelhos para dentro.

Neutra

Tem pisada neutra e se acha muito sortudo? Então não dê mole, porque os riscos de você sofrer uma lesão são menores, mas existem.

Independentemente da pisada, é importante observar como o corredor se movimenta, assim como seu peso, estrutura da coluna e distribuição da massa. Isto porque, essas características acentuam os desequilíbrios identificados na pisada de cada um.

Continua após a publicidade

O que fazer?

Primeiro passo é comprar um tênis apropriado às características de sua pisada. Claro que isso, por si só, não irá corrigir todos os problemas, mas certamente vai controlar boa parte deles, evitando lesões acentuadas. Alongamento e aquecimento antes da atividade física também são recomendados. Fique de olho em dorzinhas que insistem por vários dias e consulte um médico se sentir qualquer problema.

Até mais,

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.