Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Como queimar até 1 000 calorias em 50 minutos

Ontem uma seguidora do Instragram @canseidesergorda_ me perguntou se eu treinava todo dia e como fiz pra ter condicionamento físico. Bem a história de como tudo começou tá lá no primeiro post que escrevi aqui e eu não vou ser uma mala repetitiva. Só que nunca escrevi sobre os treinos. Então, vamos lá. Eu faço […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 18h14 - Publicado em 26 mar 2015, 17h33
A atriz Samara Felippo, praticante de muay thai

A atriz Samara Felippo, praticante de muay thai

Ontem uma seguidora do Instragram @canseidesergorda_ me perguntou se eu treinava todo dia e como fiz pra ter condicionamento físico. Bem a história de como tudo começou tá lá no primeiro post que escrevi aqui e eu não vou ser uma mala repetitiva. Só que nunca escrevi sobre os treinos. Então, vamos lá. Eu faço um punhado de coisas. Mas, se você me perguntar como começar uma mudança de vida e sair do sedentarismo, eu te indico: faça muay thai.

+ Receita light para adoçar a TPM

Por que? Ahh gente, peraí, começa pelo mais lindo: queimar de 800 a 1 mil calorias num treino. Isso, pra mim, que sou preguiçosa, soou como um milagre. (Gordo é triste né? Já treina pensando no que vai gastar pra poder comer ou beber. Desculpa, não minto). Mas não foi só isso. Eu nunca gostei de frequentar academia com todos aqueles tipos que fazem parte desse ambiente sou-gostosa-tenho-músculos-minha-bunda-é-demais-e-eu-ainda-uso-calça-branca. Né inveja não. É pura falta de saco. As academias especificas de artes marciais têm outra pegada. Mas também não tenho saco.

Meu saco e minhas luvas, muito amor!

Meu saco e minhas luvas, muito amor!

Continua após a publicidade

O melhor dos mundos, no meu caso, foi comprar um saco de boxe, luvas e levar pra casa. No começo, eu pendurei o bicho no meio da sala de TV, mas achei que não ia dar muito certo, até porque tenho um filho de dez anos e aquilo ali virou ringue com os amigos. Então, tentei negociar com o zelador pra pendurar o saco na sala academia do prédio. Tomei um não. Aí, amarrei o saco na área externa do meu apto (#ôsorte!). Contratei uma personal, a Marcinha Sousa, especializada em muay thai e em jiu jitsu, da academia Vila da Luta, do lutador de MMA Demian Maia. Fiz todas as contas: o quanto se gasta numa academia com planos sedutores e que você frequenta uma vez, e uma coisa dedicada exclusivamente pra mim. Bem, nunca fiquei tanto tempo fazendo uma atividade sem desistir no meio do caminho. São 2 anos e 2 meses.

+ As maravilhas de uma massagem detox

Os treinos são variados, colocamos música, parecemos loucas e queimamos, sim, muitas calorias. Esse esporte faz com que você use muito as pernas – enquanto a gente pensa que é só o braço, né? Tive que aprender a pular corda depois de velha (xiiiiii, se você pensou, ah! quando eu era nova pulava corda horrores, esqueça. Tenta pra ver. É uma desgraça). Mas queima uma caloriaaaa…. Cinco minutos de corda é pedir pra nascer de novo. A morte.

O aquecimento já começa forte: polichinelos, saltos, corda, flexões de braços (quero morrer), abdominais (faço uns 200 e ela acha pouco) e agachamentos (coisa trevas). Depois, alternamos um exercício chamado sombra (que você dá socos e chutes no ar. E, depois, socos no saco. Há vários tipos de socos, jebs, diretos, cruzados… E você deixa ali toda e qualquer vontade de #MatarSeuSemelhante. Há também no treino a troca de golpes com as manoplas (em que ela segura e você avança). Ajuda muito a melhorar o reflexo e o gingado. Você não pensa em nada, nada, nada. Um alívio nos dias de hoje. A diferença pro boxe convencional é que você usa as pernas, com chutes e joelhadas. O treino é dividido em rounds, de dois a quatro minutos sem parar. Haja fôlego.

Continua após a publicidade
Mulheres treinando boxe em 1930, reprodução do Pinterest. Como se vê, não é só coisa da moda

Mulheres treinando boxe em 1930, reprodução do Pinterest. Como se vê, não é só coisa da moda

São 50 minutos de atividade intensa. Quando eu termino, fico tão boazinha que sou capaz de conversar horas com aquela mala que sempre tenta puxar um papo no elevador (mentira, gente). Mas eu fico beeeeeemmmmmmmmmmmm feliz. Leve. No meu caso, ajudou muito a perder peso e afinar a cintura (da calça 46 pra 40, e vou chegar 38, mas tá difícil). As pernas ficam durinhas e, vou dizer, elimina bemmmm a celulite. No meu caso, eu adorei melhorar o braço, porque eu acho me-do-nho braço gordo. Agora, pelo menos, é forte. Ufa!! Eu faço três vezes por semana. Outras duas, faço musculação. E, sem dúvida, foi o que me ajudou consideravelmente a perder 18 quilos. Só que não se iluda: só exercício não basta. Tem que fechar a boca. Faça muay thai. Não vai rolar de virar uma Sabrina Sato, mas já é um bom começo. #FicaADica.

Um beijo, até mais.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.