Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

A dieta do guru argentino Máximo Ravenna pode emagrecer o seu bolso: a mensalidade chega a 2 150 reais

Eram 7h30 da manhã de uma segunda e lá estava eu na sala da espera da clínica Máximo Ravenna – guru argentino do emagrecimento e craque em eliminar 40, 50, 70 quilos dos pacientes-discípulos. Sem qualquer tipo de preconceito (por favor, gente!), eu me senti como se estivesse na antessala de uma casa milagreira. Talvez […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 18h40 - Publicado em 11 fev 2015, 08h46
Pacientes da clínica do guru argentino mostram perda de peso

Pacientes da clínica do guru argentino mostram perda de peso – Crédito: Ramon Vasconcelos

Eram 7h30 da manhã de uma segunda e lá estava eu na sala da espera da clínica Máximo Ravenna – guru argentino do emagrecimento e craque em eliminar 40, 50, 70 quilos dos pacientes-discípulos. Sem qualquer tipo de preconceito (por favor, gente!), eu me senti como se estivesse na antessala de uma casa milagreira. Talvez fosse a mesma sensação dos meus companheiros de jornada, duas pessoas bem acima do peso, e as outras quatro, não.

Máximo Ravenna, guru argentino do emagrecimento, faz sucesso na cidade

Entramos os seis na sala com cadeiras ajeitadas em forma de círculo e, na cabeceira, a consultora que daria as explicações sobre o método. Os nossos olhos esperançosos se fixaram nela. Magra e simpática, a moça perguntou a cada um de nós o que nos trouxe ali e, na sequência, foi direto ao ponto: a dieta Ravenna é focada na ingestão de baixas calorias (900 diárias), tira sim os carboidratos do cardápio (só tá liberado os de baixo índice glicêmico, como frutas e legumes) e se agarra com força na auto-ajuda. Não rola prescrição de medicamentos. A pegada ali é tratar a relação da mente com a comida. E é aí que está uma boa parte do sucesso: a mente pode tudo. E pode mesmo.

Os segredos da dieta Ravenna

Para isso, a dieta oferece o acompanhamento de grupos terapêuticos em que os pacientes ouvem um orientador (profissional da área de psicologia e humanas), tira suas dúvidas e, claro, renova o compromisso com a perda de peso. As reuniões do grupo acontecem diariamente (pelo menos em dois horários), inclusive aos finais de semana e feriados. Só não abre no Natal. E o paciente pode frequentar quantas vezes quiser. Mas não é obrigatório. Não me pareceu ser tão chato ou catequização sobre a dieta. A conferir… Afinal, quem que sai de uma reunião dessas e se atraca numa coxinha?

Antes e depois: quatro casos paulistanos

O médico Máximo Ravenna, autor do método, estudou psicoterapia e acredita que o emocional está diretamente relacionado ao sobrepeso. Ele é jogo duro e é conhecida a sua frase: “Se você estivesse de bem com a vida, não estaria gorda”. Bem, não é gostoso de ouvir que está gorda. Até porque falar de peso é esbarrar em campo minado, as pessoas se ofendem e se magoam. Vejo por mim. Eu mesma criei o nome do blog “Cansei de Ser Gorda” no maior bom humor e me surpreendi ao receber críticas de que o nome está relacionado à autoestima. Eu nunca estive tão bem dentro da minha calça 40, mas, veja, a interpretação não foi igual pra todos. E tá tudo bem!!!

O restaurante da clínica em São Paulo | Crédito: Ramon Vasconcelos

O restaurante da clínica em São Paulo | Crédito: Ramon Vasconcelos

Então, me chamou a atenção essa “pegada” do médico argentino. Até porque, convenhamos, qualquer pessoa com uma saúde razoável que reduza o consumo de calorias para 800 diariamente consegue perder peso, certo? O problema é conseguir, sem querer morder o cotovelo.

Dos cinco que estávamos na sala (um era homem), apenas eu e outra moça não fechamos o pacote da dieta que inclui uma série de acompanhamentos com nutricionista, médico e diversas atividades físicas feitas na clínica, que funciona mais ou menos como um clube bacana. E, olha, aderir a essa dieta não é barato. De saída, você paga 885 reais pelo “módulo” consulta em que faz uma radiografia do seu estado físico. Depois, há a mensalidade, que custa 2 150 reais. E cai para 1 780 reais se você optar por um plano trimestral. No final, ainda há a etapa da transição, quando você já chegou ao peso ideal, mas está em acompanhamento (valor de 900 reais ao mês).

Máximo Ravenna: o guru argentino do emagrecimento

Máximo Ravenna: o guru argentino do emagrecimento

Particularmente, achei o método bem bacana, porque a criatura aprende a ter uma nova relação com a comida e emagrece. Convenhamos, é muuuuuito bom colocar uma calça e não se sentir um panetone, com a pança pulando pra fora. E por que eu não aderi? Bem, eu ainda quero perder seis quilos (além dos 18 quilos que já foram), mas já aprendi a comer e não estou mais na fase radical – quero beber meu vinho aos finais de semana.

Continua após a publicidade

E a Ravenna corta qualquer tipo de bebida na fase inicial (o que deve durar uns três meses). Além disso, a dieta não permite que o paciente faça exercícios de alto impacto. Eu luto boxe! E realmente descobri que a atividade física me faz #NãoQuererMatarMeuSemelhante, libera endorfina e me faz sentir melhor, embora eu ainda morra de preguiça de acordar cedo e treinar.

O desafio da pança: eles somam mais de 300 quilos e prometeram emagrecer até abril. Será que dá?

Mas se você não está bem, tem uma grana pra gastar com você, eu recomendo a visita. Conhecer é de graça…

Em tempo: olha gente, isso aqui não é um informe publicitário, não vou ganhar um centavo por esse post. Fui lá como curiosa e pra contar a minha experiência aqui no blog.

Um beijo, até mais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.