Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Babilônia”: cinco motivos para ver a nova novela

Nova novela das nove, “Babilônia”, escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, já virou assunto em diversas rodas. Que bom, né? Pelo menos um papo diferente. Eu já encontrei cinco bons motivos para acompanhar a trama e torcer para que os autores consigam manter o fôlego nos próximos meses. O casal Teresa […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 18h19 - Publicado em 19 mar 2015, 13h01
Fernanda Montenegro e Nathaçia Timberg: um casal muito além do beijo

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg: muito além do beijo (Fotos: Divulgação/Rede Globo)

Nova novela das nove, “Babilônia”, escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, já virou assunto em diversas rodas. Que bom, né? Pelo menos um papo diferente. Eu já encontrei cinco bons motivos para acompanhar a trama e torcer para que os autores consigam manter o fôlego nos próximos meses.

O casal Teresa e Estela, vivido por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg

Ok, esse foi o assunto mais comentado dos últimos três dias na timeline de muita gente. E é inevitável. Não apenas por se tratar de um casal homossexual na terceira idade apresentado com coerência, longe de estereótipos ou apelações midiáticas. O texto consegue ser delicado e forte, desenhado em cima da psicologia das personagens e, no bom sentido, provoca os espectadores a pensar um pouquinho sobre o assunto. A principal arma dos autores para isso é bem simples: essas mulheres estão ali interpretadas por duas das mais respeitadas atrizes brasileiras, talvez as maiores.

Gloria Pires e Adriana Esteves: malvadas quebram tudo

Gloria Pires e Adriana Esteves: malvadas quebram tudo

As vilãs

Continua após a publicidade

Gloria Pires e Adriana Esteves quebram tudo na pele das vilãs, as duas de desenhos muito diferentes por sinal. Se vendo Inês (papel de Adriana) algumas vezes é inevitável o espectador associá-la ao personagem Carminha de “Avenida Brasil” – sim, elas têm traços comuns –, Glória Pires, por sua vez, surge irreconhecível como a calculista Beatriz. A talentosa intérprete ganha a chance rara em seu currículo de explorar uma faceta mais sensual. Maria de Fátima madura e ainda na batalha. Sua escalada pareceu um pouco fácil demais no primeiro capítulo, mas Gloria sustenta a credibilidade. A história precisava deslanchar para pegar.

Camila Pitanga: heroína de cabeça erguida

Camila Pitanga: heroína de cabeça erguida

A mocinha

Camila Pitanga soube dosar muito bem o caráter de Regina. Os autores se esforçaram para cravar sua imagem. “Não sou desse tipo de mulher” ou “não sou de beber”, disse ela, mais de uma vez e chegando a ficar um tanto forçado. Em três capítulos, no entanto, Regina já apanhou muito da vida e, como boa heroína, aprendeu a manter a cabeça erguida.

Adriana Esteves e Tuca Andrada: desempenho marcante do ator

Adriana Esteves e Tuca Andrada: desempenho marcante do ator

Continua após a publicidade

O time masculino

O melhor desempenho masculino dessa reta inicial ficou por conta de Tuca Andrada. O ator, escalado para apenas três episódios, encontrou o tom certo para o complexo Homero, um tipo omisso em alguns momentos, mas não um bobo. Cássio Gabus Mendes ainda promete e Bruno Gagliasso desponta como uma surpresa ao interpretar o cafetão Murilo. Tomara que ele aproveite bem a oportunidade.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=PjW_uEB8aEQ?feature=oembed&w=500&h=281%5D

A trilha sonora

Novela de Gilberto Braga é sinônimo de uma ótima trilha sonora. Pelo menos para quem curte MPB. Basta o público lembrar de “Água Viva”, “Dancin’Days” e “O Dono do Mundo” nas reprises do Viva. Vinicius de Moraes e Baden Powell na voz de Mart’nália na abertura já dá uma leveza para a novela, que, aliás, tem uma trama pesada e precisa encontrar pontos de alívio no seu decorrer. Uma novidade de Maria Bethânia, “Eu te Desejo Amor”, serve de fundo para os beijos de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg e, logo, entra Gal Costa em uma releitura de “Ilusão à Toa”, de Johnny Alf.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.