Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Cia. da Revista prepara dois musicais sobre Chico Buarque e deixa a Roosevelt em direção à Santa Cecília

Chico Buarque entra para o time dos setentões no ano que vem. E, como é de se esperar, as homenagens começam a aparecer. Em janeiro, a dupla Charles Möeller e Claudio Botelho estreia no Rio de Janeiro Todos os Musicais de Chico em 90 Minutos, que reunirá canções feitas para cinema e teatro em uma […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 23h56 - Publicado em 10 out 2013, 17h49

Maquete: sede da Cia. da Revista, na Alameda Nothmann (Fotos: Divulgação)

Chico Buarque entra para o time dos setentões no ano que vem. E, como é de se esperar, as homenagens começam a aparecer. Em janeiro, a dupla Charles Möeller e Claudio Botelho estreia no Rio de Janeiro Todos os Musicais de Chico em 90 Minutos, que reunirá canções feitas para cinema e teatro em uma montagem nos mesmos moldes daquelas dedicadas aos Beatles e a Milton Nascimento.

Por aqui, o diretor Kleber Montanheiro e a Cia. da Revista preparam dois espetáculos em um projeto batizado de Chico 70. O primeiro deles é uma releitura de Ópera do Malandro, musical baseado na Ópera dos Mendigos (1728), do inglês John Gay, e na Ópera dos Três Vinténs (1928), dos alemães Bertolt Brecht e Kurt Weill, que teve a primeira encenação dirigida por Luiz Antônio Martinez Corrêa em 1978. “Queremos mostrar o malandro de hoje, que pode estar na Lapa carioca, na favela de qualquer metrópole ou nos escritórios da Berrini”, diz Montanheiro. “Mas, acima de tudo, vamos valorizar a dramaturgia original, o que Chico quis dizer com aqueles personagens e tramas envolvendo o capitalismo.”

Desenho: figurino da personagem Vitória Régia de “Ópera do Malandro”

Na sequencia vem Reconstrução, Uma Festa Imodesta para Chico Buarque, título provisório para uma dramaturgia inédita de Paulo Rogério Lopes apoiada em letras do homenageado. “Essa ideia começou quando ainda estávamos pesquisando o cronista João do Rio para montar Cabeça de Papelão”, conta Montanheiro. “Percebemos que Chico também apresenta personagens desajustados em sua obra e temos na mão um farto material para uma revista.”

Continua após a publicidade

Essa programação inaugura a nova sede da Cia. da Revista em agosto de 2014. O grupo, instalado desde abril de 2009 na Praça Roosevelt, quer fugir dos alugueis inflacionados e encontrou um espaço mais amplo no número 1135 da Alameda Nothmann, no bairro de Santa Cecília. O valor pago mensalmente pelos 102 metros quadrados atuais é de 4 800 reais. Com mais de 400 metros quadrados, o galpão vai sair por 6 500 reais mensais e, depois de uma reforma orçada entre 80 000 e 100 000 reais, abrigará um bistrô, um depósito de figurinos e cenários e, claro, uma sala para 99 espectadores. As acomodações poderão variar entre cadeiras e arquibancadas, e a estrutura permite palco italiano e arena.

Com a mudança, a Cia. da Revista deixa a consagrada Praça Roosevelt, onde ainda continuam firmes os Parlapatões e os Satyros, para investir em uma nova e crescente rota teatral. Nos limites da Barra Funda e de Santa Cecília, eles serão vizinhos do Núcleo Experimental, Cia. São Jorge de Variedades, Cia. Livre, Folias, Kiwi Cia. de Teatro, além do Complexo Cultural Funarte.

Kleber Montanheiro: diretor do projeto “Chico 70” (Foto: Bob Sousa)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.