Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Vingança” leva universo de Lupicinio Rodrigues ao teatro

No tempo em que João Gilberto ainda não tinha descoberto a batida diferente do violão e o orgulho brasileiro diante do sol e do mar permanecia adormecido, Lupicinio Rodrigues (1914-1974) já estava lá, no balcão de algum bar de Porto Alegre, bebendo, fumando e sofrendo. Sofrendo muito. O compositor gaúcho ganhou projeção na década de […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h02 - Publicado em 18 abr 2013, 17h31

O elenco do espetáculo que estreia em 1º de maio no CCBB de São Paulo (Foto: João Caldas)

No tempo em que João Gilberto ainda não tinha descoberto a batida diferente do violão e o orgulho brasileiro diante do sol e do mar permanecia adormecido, Lupicinio Rodrigues (1914-1974) já estava lá, no balcão de algum bar de Porto Alegre, bebendo, fumando e sofrendo. Sofrendo muito. O compositor gaúcho ganhou projeção na década de 40 com “Nervos de Aço” (1947), “Esses Moços” (1948) e “Cadeira Vazia” (1949), canções que consagraram o estilo “dor de cotovelo” e traziam a carga dramática característica do pós-guerra. Foi uma das principais vozes desse tempo, Linda Batista (1919-1988), quem gravou “Vingança” (1951) e a tornou sucesso nacional. E justamente esse desabafo desesperado e rancoroso inspirou o musical criado por Anna Toledo sob a direção geral de André Dias. “Vingança” estreia no dia 1º de maio no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A temporada será de terças a quintas, às 20h, até 4 de julho. O ingresso sai por apenas R$ 6,00.

A obra e o universo criativo de Lupicinio é o fio condutor do espetáculo. Boemia, música e paixão norteiam três triângulos amorosos em que os papéis de traído e traidor são constantemente alternados. Entre os personagens estão a dançarina Maria Rosa (papel de Ana Carolina Machado), que vive sob a proteção do contraventor Alves (interpretado por Luciano Andrey), um homem possessivo e violento. No elenco ainda aparecem Andrea Marquee, Anna Toledo, Jonathas Joba e Sérgio Rufino. A trilha sonora é executada ao vivo pelos pianistas Guilherme Terra e Jonatan Harold, pelo violonista Jeferson de Lima e pelo percussionista Ricardo Berti.

E agora cante junto com o Lupicinio!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZXFginzWtFc?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.