Continua após publicidade

Descarrilamento de trem do Metrô em Itaquera provoca transtornos

Acidente fechou duas estações e prejudicou o funcionamento da Linha-3 Vermelha; não houve feridos

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 fev 2017, 21h02 - Publicado em 7 fev 2017, 16h38

O descarrilamento de um trem próximo à Estação Corinthians-Itaquera do Metrô provocou transtornos no embarque na tarde desta terça (7). O ocorrido se deu por volta das 15 horas e, segundo informações da empresa, não houve feridos. A companhia ainda investiga as causas do acidente.

Passageiros se amontoam após problema em veículo (Foto: Veja São Paulo)
Passageiros se amontoam após problema em veículo (Foto: Darlan Mendes) ()

Os passageiros foram retirados dos trilhos e levados à estação mais próxima pela equipe de segurança. Por conta do bloqueio, as paradas Itaquera e Artur Alvim foram fechadas. Os carros da Linha 3-Vermelha viajam apenas o trecho entre Patriarca e Barra Funda. Ainda não há previsão de quando voltarão a funcionar.

Continua após a publicidade
Usuários da estação fazem fila após problema (Foto: Veja São Paulo)
Usuários da estação fazem fila após problema (Foto: Darlan Mendes) ()

Para atender os passageiros, o Metrô acionou o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese). A integração com a CPTM nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera segue operando.

“Situação anunciada”

O trem que descarrilou é parte da frota K. Em 2013, outro trem pertencente à mesma frota descarrilou próximo à estação Palmeiras-Barra Funda, por conta de um problema de superaquecimento.

O conjunto passou por uma reforma em 2011, o amplamente criticada pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo. “É uma situação anunciada. Desde a reforma dessa frota já denunciamos várias falhas graves e recorrentes ao Ministério Público. Falta de peças, falta de investimento nesses trens”, afirma o coordenador Alex Alcazar Fernandes. Segundo ele, um passageiro ouviu um barulho estranho e alertou o operador na Estação Artur Alvim. O trem teria sido recolhido para manutenção, mas houve o descarrilamento no meio do caminho.

Em nota, o Metrô afirmou que “os 25 trens da frota K passam regularmente pelos mesmos processos de manutenção de todas as composições. Quando feitas comparações, os trens da frota K apresentam desempenho operacional e de segurança semelhante às demais frotas em operação, novas ou modernizadas”. O texto informa ainda que a causa do incidente “só poderá ser determinada após detalhada investigação da Comissão Permanente de Segurança (Copese), formada por especialistas. Qualquer conclusão antes da perícia, além de precipitada, seria irresponsável”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.