Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

As novas mulheres de 50 – Parte 4

A repercussão dos posts anteriores, sobre as novas mulheres de 50, foi muito boa. O esporte, com certeza, contribui para que se chegue à maturidade com muita saúde, energia e disposição. Por isso, quero mostrar aqui mais um bom depoimento que chegou, da leitora Roselaine Gallicio, de 52 anos, de São Paulo. + As novas mulheres […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 11h52 - Publicado em 18 Maio 2016, 11h30

roselaine1

A repercussão dos posts anteriores, sobre as novas mulheres de 50, foi muito boa. O esporte, com certeza, contribui para que se chegue à maturidade com muita saúde, energia e disposição. Por isso, quero mostrar aqui mais um bom depoimento que chegou, da leitora Roselaine Gallicio, de 52 anos, de São Paulo.

As novas mulheres de 50 – e a atividade física tem muito a ver com isso

“Não seja cinquentona, seja cinquentérrima!”

Comecei a correr aos 18 anos de idade e nunca mais parei. Anos se passaram entre corridas curtas e maratonas até que me encontrei no triatlo, há 15 anos. Participei de várias provas de triatlo short, olímpico, meio Iron Man, e como toda triatleta, busquei um desafio maior, o Iron Man. Depois vieram as aventuras de Trail Run. Fui evoluindo gradativamente até conquistar mais e mais quilômetros e virar ultramaratonista.

O esporte é uma ferramenta mágica que contribui com a passagem dos anos, atenuando o peso da idade no físico e na mente. Através dele tenho uma qualidade de vida melhor: estou envelhecendo com saúde, disposição e beleza. Me sinto jovem, ativa, produtiva e cheia de energia. Eu tenho um espírito jovem e aventureiro. Além da corrida, pedalo de mountain bike e speed, faço musculação, funcional, natação, pilates e remo de stand up paddle.

Continua após a publicidade

As novas mulheres de 50 – Parte 2

Não me privo de nada, mas, ao mesmo tempo, sempre tive uma alimentação bem equilibrada. A dieta saudável, na minha opinião, é uma grande aliada para viver mais e melhor. De modo geral, minha alimentação contempla todos os nutrientes necessários: carboidratos, proteínas, gordura boa, grãos integrais, frutas e vegetais. Não consumo carne vermelha, alimentos gordurosos, embutidos, frituras em geral e nem refrigerantes e consumo mais de dois litros de água por dia.

Sobre meus cuidados com a aparência, como passo horas treinando no sol – seja correndo ou pedalando e em contato com a água do mar e o cloro da piscina -, dou atenção especial a pele e cabelos antes, durante e após os treinos. E dormir bem também é fundamental. Treinos, cuidados e aparência andam lado a lado.

roselaine (15)

Fazer meio século de vida não assusta. Vejo essa fase como de liberdade, segurança, autoconhecimento. Percebo que ainda posso viver por muito tempo. É só não diminuir o ritmo, manter o cérebro jovem e não ter medo de se reinventar. ‘Velha’, de jeito nenhum!

Continua após a publicidade

Compreendo bem a passagem do tempo, porque contra ele não há mágica. Por isso valorizo minha história com tantas lembranças boas…  Sigo fielmente meu mantra diário que é inspirado na frase de uma pesquisadora que admiro: “Não somos velhas, mas não somos jovens, somos ‘ageless’” (sem idade, em inglês).

As novas mulheres de 50 – Parte 3

Para chegar bem aos 50, pratique esportes mantendo uma rotina saudável de exercícios, adote um estilo de vida com uma alimentação equilibrada, mas sem radicalismo, cuide de sua saúde de dentro para fora, se jogue em novos desafios sem medo, trabalhe com amor, seja ativa, alegre, sorridente, cultive seu amor próprio, sinta-se jovem, agradeça por tudo, gaste seu tempo com o que realmente vale a pena. E, por último, não seja cinquentona, seja cinquentérrima!

Roselaine Gallicio, personal trainer, instrutora de Pilates, triatleta e ultramaratonista, 52 anos

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.