Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

As novas mulheres de 50 – e a atividade física tem muito a ver com isso

  Sempre digo que a corrida cai muito bem para algumas pessoas. E outro dia constatei isso mais uma vez ao conversar com alunas na faixa dos 50 anos. Com aparência jovem natural, felizes com suas vidas, dispostas, cheias de energia e ainda com uma veia competitiva quando se fala de esporte, para mim elas […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h26 - Publicado em 13 abr 2016, 12h27

 

viviancorredora

A maratonista Vivian Carrete Sanchez

Sempre digo que a corrida cai muito bem para algumas pessoas. E outro dia constatei isso mais uma vez ao conversar com alunas na faixa dos 50 anos. Com aparência jovem natural, felizes com suas vidas, dispostas, cheias de energia e ainda com uma veia competitiva quando se fala de esporte, para mim elas são as novas mulheres de 50. Elas trabalham, têm suas famílias, praticam suas atividades físicas de forma equilibrada e fazem a gente perceber que a idade pode ser apenas um número na carteira de identidade. Serão três posts com histórias inspiradoras. Hoje você fica com o depoimento de Vivian Carrete Sanchez, 50 anos, comerciante, casada, mãe de dois jovens.

Qual é a hora de fazer uma maratona?

“Estou pronta para encarar novos desafios”

Comecei a correr com 40 anos, mas já praticava outras atividades físicas anteriormente, como musculação, natação e ciclismo. Todas iniciadas quando meus dois filhos (hoje com 18 e 20 anos) já frequentavam a escola, ou seja, após os 30 anos.

O esporte contribuiu 100% para o meu bem-estar e a aparência de agora. Tenho a impressão que todos os problemas que tenho no dia a dia são minimizados quando corro. Sinto que fico mais fortalecida para enfrentar problemas familiares e profissionais.

Corro principalmente pelo bem-estar que a atividade proporciona. Mas quando isso vem acompanhado de uma boa performance, é perfeito. Completei oito maratonas: meus melhores tempos foram 3h50 em Chicago (2012) e 3h51 em Miami, este ano, um dia antes dos meus 50 anos.

Não sou muito neurótica com alimentação. Corro para ser feliz, por isso não fico controlando demais a dieta. Só tento evitar alimentos como fritura, derivados do leite antes da corrida e carne (por causa da digestão mais lenta). Mas apenas evito – quando bate a vontade, não fico mal em consumi-los sem peso na consciência.

Continua após a publicidade

Mulheres que correm e acontecem

Com a beleza, o cuidado é quase nenhum: procuro manter o peso e cuidar da pele com uma limpeza básica antes de dormir e filtro solar todas as manhãs.

Sinceramente não me assusta ter 50 anos. Sinto que estou muito mais forte e madura. Posso praticar meu esporte com tranquilidade, trabalhar, cuidar da minha família e ainda dedicar algumas horas das minhas noites dando aula para adultos como voluntária.

Sou realmente muito feliz. Sinto-me tranquila e pronta para encarar novos desafios. Conheço gente mais velha que tem saúde excelente, mas se entrega apenas por causa de uma data de nascimento. As pessoas devem dar valor para o que tem de melhor e não ficar reclamando por problemas imaginários.

Continua após a publicidade

Vivian Carrete Sanchez, 50 anos, comerciante

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.