Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Qual é a hora de fazer uma maratona?

O aumento no número de provas de 42K e o maior interesse na distância por parte dos corredores mostra que a cada ano temos mais maratonistas por aqui. Uma pesquisa desenvolvida pelo corredor e estatístico dinamarquês Jens Andersen, membro da Copenhagen Bussiness School e fundador do site RunRepeat.com, revela isso em dados: segundo ele, o […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h38 - Publicado em 5 abr 2016, 19h18

caminhada

O aumento no número de provas de 42K e o maior interesse na distância por parte dos corredores mostra que a cada ano temos mais maratonistas por aqui. Uma pesquisa desenvolvida pelo corredor e estatístico dinamarquês Jens Andersen, membro da Copenhagen Bussiness School e fundador do site RunRepeat.com, revela isso em dados: segundo ele, o número de maratonistas amadores no Brasil cresceu 40% de 2009 a 2014.

Com tanta gente experimentando a “distância mágica”, você não quer ficar de fora… Calma lá. Maratona não é moda nem deve ser encarada como uma “prova de superação” ou uma “conquista para postar nas redes sociais”. Maratona é atividade que merece respeito e tem de ser muito bem planejada. Você consegue fazer faculdade sem ter feito o ensino fundamental e o ensino médio? Óbvio que não. Então, para fazer maratona, você também deve passar por outras distâncias, fazendo um bom “estágio” em cada uma delas antes de se aventurar em uma prova longa.

É bacana ver eventos de 5K e 10K cada vez mais cheios. É ali que começa a base do futuro maratonista – isso se for o seu desejo. Porque fazer maratona não é obrigatório para ninguém. Você não vai ser menos corredor se optar por distâncias menores… Eu tenho profundo respeito por todos os corredores, seja qual for a quilometragem preferida. Meu desejo é que a corrida traga saúde e bem-estar para a vida toda e não apenas “alguns momentos de glória”.

Continua após a publicidade

A evolução deve ser gradativa. Depois de sentir-se confortável em provas menores, é natural querer aumentar o desafio. Seguindo essa linha, a meia-maratona pode ser o próximo degrau. Diria que a hora de fazer sua primeira maratona seja depois de pelo menos três anos correndo outras distâncias. Quem começa a se exercitar e logo quer o título de maratonista, pode virar “ex-corredor” mais cedo do que imagina…

E não pense que na primeira vez você vai arrasar nos 42K. Com a preparação adequada, a tendência é chegar próximo a seu objetivo. Mas não é uma garantia, especialmente se você correr com a cabeça focada apenas em tempo, em performance.

Só com a prática, só fazendo outras provas, você se aproximará de uma boa experiência na maratona. Por isso repito: maratona não é moda, não é porque seu amigo fez que você deva fazer. A vontade tem de ser muito forte e a preparação levada a sério. Assim, você terá maior longevidade no esporte que tanto ama.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.