Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Trapaça na corrida: sim, isso existe…

A coisa sempre existiu, mas agora parece que vem sendo mais discutida até pela repercussão e indignação que ganha nas redes sociais. Estou falando daquele indivíduo que burla – ou pensa que burla os organizadores de provas – a fim de se dar bem.   + Dicas para participar do L’Étape Brasil O camarada vai […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 16h24 - Publicado em 14 set 2015, 08h58

maratona

A coisa sempre existiu, mas agora parece que vem sendo mais discutida até pela repercussão e indignação que ganha nas redes sociais. Estou falando daquele indivíduo que burla – ou pensa que burla os organizadores de provas – a fim de se dar bem.

 

+ Dicas para participar do L’Étape Brasil

O camarada vai correr, mas para obter um tempo qualificatório ou para ganhar uma medalha especial ou até mesmo simplesmente postar na internet a foto do relógio marcando seu tempo recorde, é capaz de cortar caminho, pegar carona, ou seja, trapacear.

Continua após a publicidade

Eu me pergunto: pra que isso? É como roubar, não? Essa ânsia de melhorar custe o que custar, de ser o tal, de conquistar um status de “corredor top”, beira a doença…

+ Como o treinamento funcional pode melhorar sua corrida?

Quando os organizadores propõem desafios, quando pensam na cronometragem, fazem isso como um estímulo a uma competição saudável. O tempo é um ingrediente para dar um sabor especial à prova.

Já soube de casos em que a pessoa chegou a estudar o percurso a fim de passar por todos os tapetes de cronometragem e não ser pego na fraude. Acontece que o sistema de cronometragem tem maneiras de calcular o ritmo por quilômetro de cada corredor e acaba pegando o espertinho.

Continua após a publicidade

Agora, mesmo que aconteça uma falha nesse sistema, que tecnicamente não seja possível comprovar a malandragem, esse tipo de coisa não passa despercebido. Alguém sempre vê, alguém sempre sabe. Muita gente sempre vai desconfiar. O pior de tudo é que o próprio fraudador sabe que fez errado e sabe que não fez por merecer. De novo pergunto: para que isso minha gente?

+ Treino perdido é treino perdido

Vamos treinar para melhorar, vamos treinar para buscar recordes pessoais. Mas que isso não vire uma obsessão. Que participar de provas continue sendo uma forma motivadora de avaliar o desempenho e uma fonte de alegria e prazer.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.