Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Mãe de dois filhos, jornalista conta como recuperou a boa forma em menos de um ano

A jornalista Cristiane Santos Blanch, de 36 anos, é gerente de comunicação em uma empresa e tem uma rotina de trabalho super corrida. Além disso, ela administra a casa e a rotina de dois filhos. O segredo: ela tem a corrida como sua fonte de energia e motivação. + Superação: advogado elimina 40 quilos com mudança de hábitos e […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 18h10 - Publicado em 31 mar 2015, 18h01

corredora-1

A jornalista Cristiane Santos Blanch, de 36 anos, é gerente de comunicação em uma empresa e tem uma rotina de trabalho super corrida. Além disso, ela administra a casa e a rotina de dois filhos. O segredo: ela tem a corrida como sua fonte de energia e motivação.

+ Superação: advogado elimina 40 quilos com mudança de hábitos e marmitas

Tudo começou em 2002, porque Cristiane queria perder peso. “Vivia em guerra com a balança e a corrida parecia um esporte que poderia me ajudar. Nunca fui boa em atividades físicas e correr foi uma saída por ser um esporte individual, no qual eu competia comigo mesma”, afirma.

Continua após a publicidade

No início, a jornalista  conseguia fazer apenas 200 metros. Aos poucos foi ganhando fôlego. “Meus primeiros 10 quilômetros foram completados em 1h18 minutos. Hoje faço em 53 minutos. Mas a sensação de conseguir chegar lá, desde o começo, é indescritível”, diz.

+ Cinco dicas para dormir melhor e turbinar sua performance nos treinos

Confira a história da Cris e inspire-se!

Continua após a publicidade

– Como a corrida entrou na sua vida?
Fui uma criança gordinha. Emagreci no início da adolescência, quando passei pelo famoso “estirão”, mas depois dos 16 anos comecei a engordar de novo e a luta com a balança ficou mais difícil. Cheguei a pesar 66 quilos. Fiz milhares de dietas malucas até que percebi que precisaria me alimentar melhor e comecei a correr. Emagreci, chegando a pesar 56 quilos, que mantenho até hoje.

corredora-4

– E como foi sua evolução no esporte?
Meus primeiros 10 quilômetros foram completados em 1h18m. Hoje faço em 53 minutos. Mas eu nunca fui a mais rápida. O que me motivava era traçar uma meta, fazer o treino direitinho e ver que eu poderia conseguir. Para uma pessoa que não fazia atividade física e que, na infância, era a última a ser escolhida para jogar no time dos amigos, poder cruzar a linha de chegada e ganhar uma medalha era (e é) uma glória!

Continua após a publicidade

– Quando teve sua primeira filha?
Corri minha primeira maratona (42 quilômetros) aos 28 anos e foi incrível! Logo depois fiquei grávida. Queria correr e engravidar e o planejamento foi perfeito. Fiz a maratona em 7 de janeiro de 2007 e descobri que estava grávida dezenove dias depois. Parei totalmente com a corrida porque achei melhor não forçar durante a gravidez. Curti a gestação de forma tranquila, fazendo caminhadas e musculação. Assim que minha filha, Fernanda, nasceu, quis voltar.

corredora-2

– Como foi o retorno depois de ser mãe?
No início foi difícil ajustar os horários. Mas meu marido foi super parceiro e me ajudava: eu ia para a academia de manhã e ele levava nossa filha à escola e eu a pegava depois do trabalho. O mais difícil foi voltar a treinar com um bebê que ainda acordava à noite. Ao mesmo tempo, a vontade de fazer algo me fez vencer essa dificuldade. Um ano depois do parto já estava correndo meias maratonas de novo.

Continua após a publicidade

– Quanto tempo depois teve seu segundo filho?
Engravidei do Rodrigo em 2010. Descobri a gravidez em maio, semanas antes de correr uma prova de 25 quilômetros. A prova foi adiada e parei novamente de correr. Mas assim que ele nasceu retomei o esporte. Rodrigo, diferente da Fefê, nasceu de parto normal, e com isso me senti mais apta a voltar antes.

corredora-5

– Foi difícil retomar a rotina esportiva com filhos pequenos?
Mudei toda a rotina de treinamento e durante a semana passei a treinar depois as 21h30, horário em que eles vão para a cama. Muitas vezes é difícil. No fim do dia estamos mais cansados. Mas a vontade de correr é grande e faço o treino direitinho. Aos finais de semana, corro na USP e meu marido vai junto. Hoje a Fefê tem 7 anos e o Rô, 4. Eles curtem a rotina da corrida. Agora fica mais fácil revezar com meu marido. É preciso uma boa dose de parceria e compreensão, mas o esporte na nossa vida faz diferença.

Continua após a publicidade

– Você tem um trabalho que exige dedicação. Como divide seu tempo entre os cuidados com a casa e a família, o trabalho e o esporte?
Trabalho muito! Levo as crianças para a escola de manhã, vou para o escritório e no final do dia os pego de volta. Quando tenho muito trabalho, trago para casa e faço depois que eles dormem. E não deixo de encaixar a corrida no meio de tudo isso porque ela me relaxa. Penso muito enquanto corro e tenho várias ideias para minha vida pessoal e profissional nesse momento. Ano passado corri minha segunda maratona, em Chicago, e consegui fazer tudo.

+ Como a corrida pode ajudar a melhorar o seu desempenho na rotina de trabalho

– Como está sua alimentação hoje? E sua rotina de treinos?
Desde o ano passado, sigo uma dieta feita por uma nutricionista especializada em esportes. Minha alimentação é bem regrada e privilegia carboidratos e proteínas de forma equilibrada. Quando não treino à noite, fico só na proteína. E doce, que eu amo tanto, agora só como uma vez por semana. Treino de três a quatro vezes por semana, dependendo do objetivo. Até o meio do ano, quando meus objetivos são meias maratonas, corro às terças, quintas e sábados. Recentemente corri a Meia Maratona de NY. Em julho, tenho a Meia Maratona do Rio e, em outubro, a Maratona de Buenos Aires.

corredora-3

– Como você envolve as crianças em sua vida esportiva?
As crianças adoram quando chegamos com medalhas. A Fefê faz várias atividades na escola à tarde (natação, trampolim, circo) e resolveu que queria incluir atletismo. Ela falou que queria fazer atletismo porque a mãe dela era atleta. Fiquei emocionada. Muito bacana ver que o exemplo do esporte está sendo percebido por eles. Rodrigo também faz natação e judô e sempre o inscrevo em corridas infantis.

– Dê uma dica para quem é mãe e quer ter uma vida no esporte, como você.
Curta cada momento! Curta o momento em que você está com seus filhos, curta o trabalho, a vida a dois, e a corrida! Correr é a parte do meu dia em que faço algo que eu gosto e para mim. Então escolha algo que te faz feliz, que te complete ou desafie e vá em frente. Não tenha vergonha de ter um tempo só seu. Isso fará bem para você e consequentemente para sua família.

Inspire-se na história de Cristiane e saiba onde encontrar bons parques para praticar corrida na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.