Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Seis dicas para perder peso fazendo caminhada

Final de ano é uma boa época para reflexões e planejar mudanças. Você quer perder peso, mudar o estilo de vida, ganhar pernas e bumbum durinhos? É mais fácil do que você imagina. Que tal dar o primeiro passo caminhando? + Vai correr a São Silvestre? Saiba como mandar bem no percurso  Além dos benefícios […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 27 fev 2017, 10h24 - Publicado em 1 dez 2014, 09h39
A caminhada pode ser dividida nas seguintes categorias: leve ou confortável e esportiva ou rápida. Foto: Latinstok

A caminhada pode ser dividida nas seguintes categorias: leve ou confortável e esportiva ou rápida. Foto: Latinstok

Final de ano é uma boa época para reflexões e planejar mudanças. Você quer perder peso, mudar o estilo de vida, ganhar pernas e bumbum durinhos? É mais fácil do que você imagina. Que tal dar o primeiro passo caminhando?

+ Vai correr a São Silvestre? Saiba como mandar bem no percurso 

Além dos benefícios estéticos, esse tipo de exercício protege o coração, reduz o colesterol, estabiliza a pressão e melhora o humor. Falta de tempo ou de uma academia por perto não são desculpas. Veja como fazer para colher os frutos dessa atividade física.

Continua após a publicidade

Inicie andando de forma leve ou confortável: de 20 a 30 minutos, pelo menos três vezes por semana. A intensidade é baixa e não gera grande elevação da frequência cardíaca. Assim você começa a tomar consciência de seu corpo e a entender movimentos como as passadas das pernas, que nesse momento são curtas. O iniciante percorre, em média, um quilômetro em 15 minutos. Quando ficar fácil, passe para a próxima etapa.

Depois de algumas poucas semanas, já dá para apertar o passo: você vai, então, para a caminhada esportiva ou rápida. Ela é mais acelerada e exige um pouco mais do movimento dos braços, que ficam semiflexionados em um ângulo de cerca de 90 graus, auxiliando a coordenação e o equilíbrio. O ritmo e o tamanho das passadas aumentam, o pé passa todo pelo chão e a frequência cardíaca aumenta. O gasto calórico também é maior. A tendência é percorrer um quilômetro em 12 minutos.

Aos poucos você vai sentindo a evolução: e pode passar para o trote – uma espécie de corrida lenta. As fibras musculares até então não tão exigidas começam a ser recrutadas, o que pode gerar dor – um reflexo da adaptação do corpo ao novo estímulo.

Continua após a publicidade

Tenha calma e aprenda a observar o seu corpo para evoluir: o tempo médio de transição da caminhada rápida para o trote contínuo é de seis a oito semanas.

Mantenha a frequência dos treinos e melhore a alimentação: assim, você logo começa a eliminar peso – o que consequentemente ajuda na realização dos exercícios.

Colocando o corpo em ordem: caminhar é uma forma segura e eficaz para ter qualidade de vida e manter a forma. E você pode parar no trote – não é preciso necessariamente correr para ser uma pessoa ativa.

Continua após a publicidade

Animado para começar a caminhar? Saiba também onde encontrar bons parques para praticar na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.