Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Sete dicas para entrar em forma até o final do ano

Falta pouco menos de três meses para 2015. E se ano novo representa vida nova, a hora de começar a mudar é agora. Não espere o mês que vem, a segunda-feira, o dia ideal… Você só vai chegar em forma ao verão quem começar a se mexer nesse exato instante. + Bons motivos para você começar […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 20h42 - Publicado em 8 out 2014, 20h50
Corrigir a postura e ficar de olho na pisada ajuda a economizar energia durante a corrida Foto: Latinkstok

Corrigir a postura e ficar de olho na pisada ajuda a economizar energia durante a corrida Foto: Latinkstok

Falta pouco menos de três meses para 2015. E se ano novo representa vida nova, a hora de começar a mudar é agora. Não espere o mês que vem, a segunda-feira, o dia ideal… Você só vai chegar em forma ao verão quem começar a se mexer nesse exato instante.

+ Bons motivos para você começar a caminhar

+ Ex-sedentário que eliminou 38 quilos e virou triatleta conta como superar a preguiça

Está perdido e não sabe por onde começar? Então vamos a algumas dicas:

Continua após a publicidade

1 – Se você está parado, inicie com um programa de caminhada: ele deve ser feito em ritmo esportivo, ou seja, um pouco mais intenso. Em cerca de dois meses seu corpo estará habituado à atividade física e será possível evoluir. Depois, por mais três semanas, intercale a caminhada com o trote – diminuindo gradativamente o período de caminhada e aumentando o de trote. Daí, então, é só passar a trabalhar ciclos mais longos de corrida. Comece com 10 minutos de corrida leve e vá aumentando cinco minutos a cada semana.

2 – Mantenha a regularidade: se você já faz exercícios, continue treinando pelo menos três ou quatro vezes por semana.

3 – Intensidade é fundamental: para não se machucar e interromper sua escalada rumo ao verão, eleve o volume ou a intensidade do exercício de forma gradual, ou seja, um pouco a cada semana.

4 – Treino complementar: invista também na musculação, pelo menos duas vezes por semana. Isso não só para potencializar o exercício aeróbico, como também elevar o gasto calórico durante as atividades do dia a dia.

Continua após a publicidade

5 – Não basta apenas focar na atividade física, tem de mexer na dieta: um cardápio saudável e balanceado, distribuído em cinco ou seis refeições ao longo do dia, é essencial para você perder peso e ganhar energia para os exercícios. Inclua de forma equilibrada em seu prato: frutas, legumes, verduras, fibras, gorduras saudáveis, proteínas magras. Como cada pessoa tem suas características e metas, é importante que a orientação nutricional seja personalizada – uma nutricionista certamente irá ajudá-lo a encontrar a medida certa de consumo dos alimentos.

6 – Descanso também é treino: entre uma sessão de exercícios e outra, é preciso dar uma pausa para o corpo se recuperar dos desgastes. Treinar antes de completar esse processo pode prejudicar seu desempenho e gerar lesões. Porém, parte desse descanso pode ser feita com recuperação ativa, ou seja, com atividades de baixo impacto, como natação e ciclismo.

7 – Trace uma meta: que possível de ser atingida para não se frustrar e desistir antes da hora. A perda de peso deve ser gradual – até porque não existem milagres.

+ Seis dicas para um iniciante no esporte não se machucar

Continua após a publicidade

Que tal começar a treinar hoje mesmo? Saiba onde encontrar bons parques para correr na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.