Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Vantagens e tudo que você aprende ao participar de uma prova de revezamento

No último último domingo rolou a 22ª Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. Equipes de até oito participantes dividiram os 42.195 metros da prova, que é uma das mais bacanas do nosso calendário. Até porque também é uma das principais portas de entrada das pessoas no mundo das corridas. + Ex-sedentário que eliminou 38 quilos conta […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 27 fev 2017, 00h22 - Publicado em 2 out 2014, 19h02
A Maratona de Revezamento Pão de Açúcar é um dos principais circuitos da cidade

A Maratona de Revezamento Pão de Açúcar é um dos principais circuitos da cidade

No último último domingo rolou a 22ª Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. Equipes de até oito participantes dividiram os 42.195 metros da prova, que é uma das mais bacanas do nosso calendário. Até porque também é uma das principais portas de entrada das pessoas no mundo das corridas.

Ex-sedentário que eliminou 38 quilos conta como superar a preguiça e acordar cedo para treinar

Muita gente começa ali, até como uma brincadeira entre amigos. Mas essa não é a única do gênero. Em novembro temos outra bem tradicional: a Ayrton Senna Racing Day, no autódromo de Interlagos. O esquema de revezamento é o mesmo, só que no asfalto duro dos carros de competição – um cenário legal, só que com um percurso mais duro (com curvas e subidas) e um piso que castiga um pouco mais o corredor.

Para quem gosta de aventura, a pedida é o Revezamento Bertioga-Maresias (esse ano marcado para 18 de outubro). O visual é mais bonito, sem dúvida, assim como o percurso é mais casca grossa, passando por praias e trilhas. As equipes podem ser de três, seis e oito participantes – e há até quem encare os 75 quilômetros da prova sozinho.

Continua após a publicidade

Como escolher um tênis bom e barato para correr ou caminhar

Na mesma linha, porém com uma dimensão maior, temos a concorrida Volta à Ilha, com 140 quilômetros pela belíssima Florianópolis. Essa já é uma prova que exige maior planejamento, preparo e logística, mas que todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida.

Existe até um revezamento para integrar o pessoal do trabalho. Trata-se da Corporate Run, com um formato diferenciado: equipes formadas por quatro integrantes, que largam juntos para percorrer a distância escolhida no ato da inscrição (5 ou 10 quilômetros). Tudo para unir e motivar quem muitas vezes passa o dia sentado no escritório e mal se conhece. Cada prova tem suas características, porém todas com o espírito agregador.

Veja porque é legal dividir a pista com a turma:

1 – O esquema é “um por todos, todos por um”. Cada faz a sua parte, porém visando uma meta coletiva;

2 – É mais do que performance. Não basta correr. Tem que ser feito um planejamento anterior, com distribuição de tarefas e muito comprometimento. Da formação da equipe, passando pelas estratégias montadas, até a realização da corrida em si, tudo envolve o grupo;

3 – As amizades são fortalecidas. Depois de uma corrida de revezamento os laços entre os participantes de uma equipe ficam mais fortes;

4 – Aprende-se a lidar com as diferenças. As pessoas são diferentes. O ritmo de cada um no dia-a-dia é diferente. É preciso ter muito jogo de cintura para conviver com os mais variados tipos que cruzam nossos caminhos. O revezamento é um excelente exercício de convivência e tolerância, estando nós entre velhos amigos ou conhecendo os integrantes do grupo pouco antes da largada.

Continua após a publicidade

Afim de começar a praticar? Saiba onde encontrar bons parques para correr na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.