Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Ex-sedentário que eliminou 38 quilos e virou triatleta conta como superar a preguiça e acordar cedo para treinar

Temos que tirar o chapéu para quem, apesar de todas as dificuldades, se esforça para mudar de vida. A história do Gustavo Constantino, gerente de uma indústria de condutores elétricos, de 32 anos é muito inspiradora. + Empresário perde 40 quilos em quatro meses e treina para maratona Em 2009 ele pesava 120 quilos, tinha lesões […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 20h50 - Publicado em 26 set 2014, 19h11

corredor-1

Temos que tirar o chapéu para quem, apesar de todas as dificuldades, se esforça para mudar de vida. A história do Gustavo Constantino, gerente de uma indústria de condutores elétricos, de 32 anos é muito inspiradora.

+ Empresário perde 40 quilos em quatro meses e treina para maratona

Em 2009 ele pesava 120 quilos, tinha lesões nos joelhos e na lombar devido ao excesso de peso e estava com a pressão nas alturas. Hoje, ele está com 82 e explica como atingiu esta marca. “Perder peso não é um tiro de um quilômetro, é uma maratona!, diz ele.

Início

corredor-4

Como não podia fazer atividades de impacto e pedalar era arriscado – devido ao comprometimento dos joelhos –, por recomendação médica ele buscou ajuda médica. “Até pegar meu filho recém-nascido no colo ou brincar com ele era limitado por ordens do fisioterapeuta”, conta. Paralelo ao tratamento, Gustavo procurou um endocrinologista que identificou e tratou as principais taxas (colesterol, triglicerídeo e ácido úrico) e começou a fazer escolhas mais saudáveis.

Continua após a publicidade

No final de 2011, mais leve (então com 109,5 quilos) e sem dores, ele foi liberado para atividade física supervisionada. Procurou um educador físico e passou a encarar treinamento funcional, musculação e natação.

Mas a grande transformação teve início mais adiante. “Quando meu filho apresentou um desvio na pisada relacionado aos joelhos, pensei ser uma herança genética e um médico me disse que meu problema era devido ao peso. Fui para casa refletindo sobre aquele encontro. Naquele dia,  fortaleci minhas escolhas, assumi uma dieta com saladas, vegetais e carnes magras e cortei todo o refrigerante ou água com gás (tomava três litros por dia). E me comprometi a me exercitar duas vezes por dia: pilates, natação, ioga, musculação ou caminhada.”

Mudança

corredor-3

Devido ao trabalho, Gustavo treinava cedo pela manhã ou muito tarde da noite. E durante o mestrado, ainda estudava durante a madrugada. “Lembrei que era um momento muito tranquilo, sem compromissos sociais. Então, resolvi treinar as cinco da manhã. Foi aí que começou a rotina que mantenho até hoje de acordar cedíssimo para treinar.” (Saiba boas dicas para acordar cedo treinar)

Em 2012, ele já estava abaixo do índice de obesidade e, para comemorar, voltou ao fisioterapeuta e ao ortopedista e pediu para pedalar. “Eles aprovaram desde que eu me precavesse com rotinas de fortalecimento na academia. Passei então a nadar, pedalar e fazer musculação. Um dia minha mulher me chamou para correr, algo que nunca tinha pensado antes. Topei o desafio e fomos. Corri uns 600 metros. Tempos depois, quando corri 5 quilômetros direto, lembro que me emocionei.” E em seu aniversário de 30 anos, para comemorar, organizou com alguns amigos um triathlon (sprint).

Continua após a publicidade

+ Publicitário emagrece mais de 10 quilos com corrida e dieta da sopa

Depois que introduziu a corrida e o triathlon em sua vida, Gustavo emagreceu mais nove quilos. “Hoje estou com 82 quilos. E já fiz maratona, triatlo olímpico, triatlo sprint, duatlo e pedal de 100 quilômetros”, orgulha-se.

Rotina

Não é fácil mudar a rotina e pular da cama cedo. Mas Gustavo desenvolveu algumas estratégias. Ele acorda diariamente às quatro e meia da manhã para treinar corrida ou ciclismo e as atividades começam às cinco. Ao meio dia, faz natação ou musculação. Ao total, são 12 ou 13 treinos por semana.

magrao

Preparação: “deixo tudo separado na noite anterior e quando desperto, mentalizo que esta é a vida que escolhi, uma vida que orgulha a mim e a minha família.”

Continua após a publicidade

Motivação: “às vezes a cama é mais atrativa que o treino, mas lembro da sensação frustrante do que é um treino não feito. Ou então, minha mulher percebe que não levantei ainda e sussurra: vai treinar, gordinho!”

Acompanhamento: “ter um treinador exigente ajuda também a manter o compromisso.”

Alimentação

Em relação à dieta, Gustavo conta que segue um cardápio elaborado por um nutricionista esportivo. “Como muita comida natural e busco sempre alimentos muito nutritivos: saladas cruas, batata doce, oleaginosas e carnes magras. E faço suplementação pré e pós treino. São sete refeições e quatro suplementações por dia”.

Que dicas pode dar para quem está acima do peso e quer emagrecer?

corredor-2

Continua após a publicidade

1) “O importante é a sustentabilidade: o ideal é malhar, fazer dieta, dormir oito horas por dia e cortar doces e frituras. Só que fica muito estressante e difícil de manter. Acredito que você deve dar pequenos passos: entender por que está acima do peso, se conhecer. Perder peso não é um tiro de um quilômetro, é uma maratona!”

2) “É mais fácil colocar do que tirar: sempre gostei de comer e ir a restaurantes. Então comecei comendo uma vasta salada crua antes das refeições, depois parei de ver TV ao me alimentar, limitei os excessos aos compromissos sociais. E o mesmo com exercícios: inicio com rotinas leves, com um trabalho de respiração e alongamento, depois faço natação (não nadava nem 500 metros por treino) e assim, vai.”

3) “Alinhe as informações com uma equipe de saúde: uma pessoa com sobrepeso como eu tem muitos fatores de risco e acaba indo a muitos médicos. Então, faço anualmente um super check-up: levo exame de sangue, eletro, ecocardiograma e esteira para o cardiologista avaliar. O ortopedista analisa meus joelhos, coluna e pisada para verificar se posso e como devo trabalhar meu corpo para atingir meus objetivos. A endocrinologista orienta como deve tratar minha alimentação e observa minha tireoide e humores sanguíneos. Levo todas estas informações ao treinador e alinhamos intensidade e frequência de treinos. Por fim, sabendo das minhas capacidades, orientações e objetivos, vou ao nutricionista, organizar a alimentação de acordo como os horários que trabalho, treino e descanso, orçamento e paladar.”

E como manter a motivação dia após dia?

IMG_0317

“Nós nos acostumamos com uma situação desconfortável. Passei boa parte da minha vida acima do peso e fazendo dietas estressantes. Decidi que queria viver melhor. Se mantivesse os velhos hábitos, me sabotaria outras vezes. Para isso, tem que se esforçar. Então, lembro porque comecei. Hoje sou um pai e marido melhor. Estou mais presente para eles e eles para mim. Quero uma vida melhor. Estou treinando para vida.”

Continua após a publicidade

Inspire-se na história de Gustavo e saiba onde encontrar bons parques para correr na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.