Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Três motivos para encarar uma corrida em trilhas e cinco cuidados que você deve ter

Em busca de novos desafios e de novos ares, muitos corredores começam a buscar as provas de montanha. Os organizadores já estão atentos a esse movimento e várias competições têm surgido. Você pensa em se aventurar nesse terreno também? Veja por que pode ser uma boa ideia e os cuidados necessários para você se divertir […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 21h13 - Publicado em 12 ago 2014, 14h32
Corredor participa de prova em montanha

Corredor participa de prova em montanha

Em busca de novos desafios e de novos ares, muitos corredores começam a buscar as provas de montanha. Os organizadores já estão atentos a esse movimento e várias competições têm surgido. Você pensa em se aventurar nesse terreno também? Veja por que pode ser uma boa ideia e os cuidados necessários para você se divertir com segurança.

 Bons motivos:

 1) A paisagem é linda! Nada como trocar a cor cinza do asfalto pelo verde da natureza e o ar puro das trilhas em montanhas.

2) Você trabalha mais o corpo. Pesquisas apontam que correr em trilha queima, em média, 28% mais calorias do que no asfalto. Isso porque, com o terreno irregular, mais músculos são acionados durante o exercício.

Continua após a publicidade

3) Melhora a coordenação e a concentração. Pelo caminho você encontra os mais variados estímulos e obstáculos, o que faz o corpo reagir e ficar mais ágil e resistente.

Principais cuidados:

1) Faça musculação. O foco deve ser o core (musculatura abdominal e de parte das costas), para estabilização do corpo todo.

2) Comece devagar. Mesmo quem está acostumado a encarar grandes distâncias no asfalto precisa iniciar com calma na montanha – afinal, em terreno irregular, um passo nunca é igual ao outro.

Continua após a publicidade

3) Escolha os equipamentos adequados. Com o piso acidentado e cheio de subidas e descidas, escolha um tênis apropriado para trilhas, para manter o pé firme e evitar torções. É bom ainda providenciar uma pequena mochila ou uma pochete com uma garrafa de água para usar em treinos e provas.

4) Fique de olho no horário. Não vá para as trilhas muito cedo ou muito tarde, quando a iluminação costuma ser deficiente e fica mais difícil ver as irregularidades no piso.

5) Conheça o percurso. É importante saber a distância que você irá percorrer e algumas referências que terá pelo caminho para não se perder. Procure também ir acompanhado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.