Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Saiba como começar a correr e espante o sedentarismo

Muita gente diz que quer praticar uma atividade física, mas não consegue gostar de correr. É difícil mesmo amar a corrida desde o primeiro passo. Diria que os três primeiros meses são críticos. Até porque o esporte geralmente “entra à força” na vida da pessoa para combater o sedentarismo ou excesso de peso. Mas dia […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 23h50 - Publicado em 22 out 2013, 11h54

Fazer um grupo de corrida é uma boa forma de começar a praticar a corrida. Crédito: Latinstok

Muita gente diz que quer praticar uma atividade física, mas não consegue gostar de correr. É difícil mesmo amar a corrida desde o primeiro passo. Diria que os três primeiros meses são críticos. Até porque o esporte geralmente “entra à força” na vida da pessoa para combater o sedentarismo ou excesso de peso.

Mas dia após dia você pode vencer as batalhas contra a preguiça e as dores – lembre-se que o corpo está se adaptando ao exercício. Portanto, a primeira coisa para gostar de correr é insistir. E de mãos dadas com a perseverança e a força de vontade vem a paciência. Afinal, os resultados – como melhora no condicionamento e redução do peso – demoram um pouco a aparecer.

+ Saiba o que comer antes do treino

Para ajudar no processo de manter a disciplina (acordar cedo, encarar frio ou calor, suar, ir ao limite…), é importante ter orientação adequada e companhia. Vale, por exemplo, entrar em um grupo de corrida ou contar com um amigo. Fazendo corretamente o exercício,  as chances de você se machucar são menores – o que poderia levar a uma primeira impressão ruim da corrida.

Continua após a publicidade

Acredite: aos poucos você começa a sentir mais disposição e energia – é o “bichinho da corrida” fisgando você.

Passado o estágio de adaptação e mantendo a regularidade, chega a hora de traçar objetivos. Não é para planejar uma maratona logo de cara, mas algo dentro dos seus limites: correr 30 minutos direto, participar de uma prova de 5 quilômetros, emagrecer cerca de três quilos. E a cada conquista, como forma de incentivo, “premie-se”. Nessa hora vale um um tênis novo, um relógio com funções mais sofisticadas para corrida, um short legal, e por aí vai.

Experimente. E experimente agora. Não espere o momento ideal – que nunca chega – ou o início da semana ou o início do ano. Daqui a um ano você vai ter agradecido por ter começado hoje!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.