Imagem Blog

Cine Vejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Tudo sobre cinema, estreias e os melhores filmes
Continua após publicidade

Alfred Hitchcock ganha mostra e curso gratuito em São Paulo

O diretor dos clássicos “Psicose” e “Janela Indiscreta”, o cineasta Alfred Hitchcock, será homenageado com uma mostra especial que deve passar pelo Rio de Janeiro e por São Paulo. Na capital paulista, a programação acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil, entre os dias 15 de junho e 24 de julho, e no CineSesc, de […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 13h16 - Publicado em 12 Maio 2011, 14h56
Alfred Hitchcock

Filmografia completa: CineSesc e CCBB recebem a mostra Hitchcock

O diretor dos clássicos “Psicose” e “Janela Indiscreta”, o cineasta Alfred Hitchcock, será homenageado com uma mostra especial que deve passar pelo Rio de Janeiro e por São Paulo. Na capital paulista, a programação acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil, entre os dias 15 de junho e 24 de julho, e no CineSesc, de 8 a 17 de julho. Os horários ainda não foram definidos.

Amantes do mestre do suspense, que viveu de 1899 a 1980, também terão a oportunidade de conhecer mais sobre o cineasta inglês em um curso gratuito no CCBB. As inscrições começam neste domingo (15) e vão até 8 de junho. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site da mostra (www.mostrahitchcock.com.br) e preencher o formulário. As vagas serão preenchidas por ordem de recebimento do formulário. Ao todo são 70 vagas.

O curso acontecerá de 15 de junho a 21 de julho. O jornalista Cássio Starling Carlos e o crítico Luiz Carlos Oliveira Jr. são alguns dos nomes que irão ministrar as aulas.

Veja programação completa do curso:

MÓDULO 1 – 15 e 16 de JUNHO, das 14h às 16h
Tema: “Hitchcock: a forma literária e a construção de um cinema visual”
Professor: Cesar Zamberlan

Continua após a publicidade

Cesar Zamberlan é mestre em Literatura Brasileira pela USP, pesquisador do GEIFEC FE/USP (Grupo de Estudos do Itinerário de Formação em Educação e Cultura da Faculdade de Educação da USP), editor do site cinequanon.art.br e pesquisador das relação entre literatura e cinema no Brasil.

MÓDULO 2 – 22 e 23 de JUNHO, das 14h às 16h
Tema: “Hitchcock e a televisão”
Professor: Cássio Starling Carlos

Cássio Starling Carlos é é crítico, pesquisador, professor de história do audiovisual e curador. É mestrando em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da USP, com pesquisa sobre a linguagem narrativa das séries de TV. É autor do livro “Em Tempo Real” (Ed. Alameda, 2006), sobre seriados norte-americanos.

MÓDULO 3 – 29 e 30 de JUNHO, das 14h às 16h
Tema: “As Tramas do Suspense”
Professor: Juliano Tosi

Juliano Tosi é crítico de cinema, pesquisador e mantém um blog dedicado à obra de Jairo Ferreira (www.cinema-de-invencao.blogspot.com). Escreveu na Revista Paisà e é organizador do livro Inácio Araújo – “Cinema de Boca em Boca” (Imprensa Oficial, 2010).

Continua após a publicidade


MÓDULO 4 – 6 e 7 de JULHO, das 14h às 16h

Tema: “Velamento e volúpia: erotismo em Hitchcock”
Professor: Francis Vogner dos Reis

Francis Vogner dos Reis é crítico de cinema, co-fundador da extinta revista Cine Imperfeito, já colaborou para as revistas Filme Cultura, Teorema, Miradas del Cine (Cuba), la Furia Umana (Itália), Cahiers du Cinèma España, Foco Revista de Cinema e escreveu por cinco anos para a Revista Cinética. É também professor de cinema, produtor de mostras e roteirista.

MÓDULO 5 – 13 e 14 de JULHO, das 14h às 16h
Tema: “Entre a Inglaterra e o Novo Mundo: a depuração de um estilo”
Professor: Sérgio Alpendre

Sérgio Alpendre é crítico de cinema, jornalista e professor. Fundou e editou a Revista Paisà. Foi redator da Contracampo e colaborador das revistas Bravo e Movie. Atualmente escreve no UOL e na Foco. Ministra cursos e oficinas de cinema por todo o Brasil. Foi curador das mostras Retrospectiva do Cinema Paulista e Tarkovski e seus Herdeiros.


MÓDULO 6 – 20 e 21 de JULHO, das 14h às 16h

Tema: “A Imagem-Vertigo”
Professor: Luiz Carlos Oliveira Jr.

Continua após a publicidade

Luiz Carlos Oliveira Jr. é crítico de cinema e pesquisador, doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre a história dos estilos cinematográficos a partir de Hitchcock e seus herdeiros.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.