Imagem Blog

Últimas de São Paulo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Notícias quentes e bastidores da cidade
Continua após publicidade

Polícia faz operação contra torcidas organizadas

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta (15) a Operação Cartão Vermelho para o cumprimento de mandados de prisões de torcedores envolvidos em casos de brigas e agressões no estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, foram expedidos 69 mandados (32 de busca e apreensão e 37 de prisão) em […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h24 - Publicado em 15 abr 2016, 09h43
Preso durante a Operação Cartão Vermelho para combater torcedores envolvidos em diversos crimes no estado de São Paulo (Foto: Newton Menezes/Futura Press/Folhapress)

Preso durante a Operação Cartão Vermelho para combater torcedores envolvidos em diversos crimes no estado de São Paulo (Foto: Newton Menezes/Futura Press/Folhapress)

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta (15) a Operação Cartão Vermelho para o cumprimento de mandados de prisões de torcedores envolvidos em casos de brigas e agressões no estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, foram expedidos 69 mandados (32 de busca e apreensão e 37 de prisão) em nove cidades – além da capital, também ocorreram ações em Guarulhos, Campinas e Praia Grande.

A ação faz parte de uma força tarefa entre os delegados Osvaldo Nico Gonçalves, do Departamento de Captura e Delegacias Especializadas (Decade), e Elisabete Sato, do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). “Começamos a operação às 5 horas da manhã e não temos hora para terminar”, afirmou Nico. “É preciso acabar com esse tipo de conduta no futebol.”

Polícia faz força tarefa para coibir torcidas organizadas

Até o momento 26 pessoas foram detidas, entre elas o torcedor corintiano Helder  Alves Martins. Em 2013, ele assumiu a autoria do disparo de sinalizador que matou o garoto boliviano Kevin Spada em partida disputada no país vizinho pela Taça Libertadores.

pavilhaonove

Sede da Pavilhão Nove: lacrada em operação da polícia

Continua após a publicidade

Ainda nesta manhã, a sede da Pavilhão Nove teve a entrada lacrada com blocos de concreto. A Mancha Alvi Verde também também foi trancada e o presidente da agremiação foi detido por desacato. Após depoimento, ele foi liberado. À tarde, a polícia seguiu para a sede da Gaviões da Fiel, na Zona Leste, lacrou parcialmente a entrada.

https://videos.abril.com.br/script/vejasp/id/099b3b74d539f5c95f3ca39f1dc2cb57?w=590&h=332

A operação está sendo realizada com 200 policiais civis e 100 viaturas em São Paulo, Guarulhos, Campinas, Santos e outros municípios da Grande São Paulo. “Essa operação mostra que a ação é um divisor de águas. Ou as torcidas expulsam os criminosos ou elas vão acabar”, afirmou o secretário da Segurança, Alexandre de Moraes.

Polícia lacrou entrada de veículos da sede da Gaviões da Fiel (Crédito Renato Pizzutto)

Polícia lacrou entrada de veículos da sede da Gaviões da Fiel (Crédito Renato Pizzutto)

Ainda segundo o secretario, a Secretaria da Fazenda está auxiliando a operação com equipes de fiscalização contábil nas torcidas organizadas.

nicoemoraes

O secretário Alexandre de Moraes e delegado Nico: 60 000 reais apreendidos com torcedores

Continua após a publicidade

Além da detenção de torcedores, a polícia também aprendeu diversos objetos, como rojões, bomba caseira, armas brancas e 60 000 reais em dinheiro. O montante estava com torcedores da Gaviões da Fiel. Eles afirmaram que o dinheiro seria usado para comprar ingressos para jogos.

Jovem que assumiu disparo em Oruro foi preso após clássico

Tumulto em clássico

No último dia 3, integrantes da Mancha Alvi Verde, do Palmeiras, e Camisa 12, do Corinthians, marcaram encontro para brigar. Dezenas de torcedores se encontraram na estação de trem São Miguel Paulista, na Zona Leste, onde destruíram vagões (o prejuízo, segundo o Metrô, foi de 19 000 reais).

Um homem que estava no local – e não tinha nada a ver com as organizações – morreu. O jogo entre Corinthians e Palmeiras havia ocorrido quilômetros de distância dali, no estádio do Pacaembu.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.