Imagem Blog

Bob Fonseca - Cerveja na Mesa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

La Trappe vai maturar cerveja em barril de cachaça, na Holanda

Se a possibilidade de o Brasil contar com uma cervejaria trapista ainda está distante, ao menos uma cerveja produzida sob supervisão de monges da ordem deve ter um toque nacional. A holandesa La Trappe deve maturar uma de suas receitas, a potente Quadruppel (com 10% de teor alcoólico), em barris de cachaça. O acordo já […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 22h27 - Publicado em 21 mar 2014, 18h21
Monges na sala de barris: objetos são usados na maturação de cerveja (Foto: Reprodução)

Monges na sala de barris: objetos são usados na maturação de cerveja (Foto: Reprodução)

Se a possibilidade de o Brasil contar com uma cervejaria trapista ainda está distante, ao menos uma cerveja produzida sob supervisão de monges da ordem deve ter um toque nacional. A holandesa La Trappe deve maturar uma de suas receitas, a potente Quadruppel (com 10% de teor alcoólico), em barris de cachaça. O acordo já foi fechado pela Bier& Wein, importadora oficial da marca no Brasil, e a cervejaria; o próximo passo é a escolha dos barris de cachaça e o envio deles para a Holanda. A previsão é de que a produção seja feita no final do ano e a cerveja chegue ao Brasil em 2015.

+ Boas novidades do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau

A versão Oak Aged da La Trappe Quadruppel começou a ser produzida em 2009 e, segundo a marca, está em sua 16ª leva. Cada uma é maturada em barris de diferentes bebidas, como uísque, vinho, vinho do Porto, conhaque e Bourbon. A proporções de cada tipo de barril usado é indicada ao público. Pessoalmente, acho-a mais interessante que a Quadruppel normal, que parece por vezes um pouco doce demais na boca – a maturação em madeira deixa a sensação de gole mais seca.

Continua após a publicidade

A interação cerveja e cachaça já tem alguns frutos no Brasil. A Cervejaria Way, do Paraná, já produziu uma Barley Wine (cerveja de estilo inglês com álcool e presença de malte potentes) que passou por madeira que havia sido usada para maturar cachaça de Morretes (PR) – infelizmente, foi apresentada apenas no Copenhagen Beer Celebration de 2012 e não tem previsão de lançamento comercial. Este ano, foi produzida uma Black Barley Wine (versão do estilo com maltes mais escuros, deixando-a preta em vez de castanho-avermelhada) em moldes similares. Ela foi apresentada em caráter experimental no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), semana passada.

+ A árdua tarefa de ser um juiz cervejeiro

A catarinense Basement produziu a Catarina Vintage, uma Old Ale que também recebeu madeira maturada em cachaça na produção. Ela levou medalha de bronze no Concurso Brasileiro da Cerveja deste ano, também em Blumenau (SC).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.