Imagem Blog

Bob Fonseca - Cerveja na Mesa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Monges gaúchos fazem cerveja na panela

Há alguns meses, um grupo de monges instalado em Rio Pardo (RS) incluiu, entre as orações e tarefas do dia, uma atividade diferente: o planejamento e a produção de cerveja em uma panela de 50 litros. A ideia, que nasceu a partir das lembranças de juventude de Dom Roberto Maria Borges Teixeira, superior do Mosteiro […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 22h40 - Publicado em 25 fev 2014, 16h39
(Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora de Fátima/Divulgação)

O padre Bernardo: um caldeirão de cerveja (Foto: Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora de Nazaré/Divulgação)

Há alguns meses, um grupo de monges instalado em Rio Pardo (RS) incluiu, entre as orações e tarefas do dia, uma atividade diferente: o planejamento e a produção de cerveja em uma panela de 50 litros. A ideia, que nasceu a partir das lembranças de juventude de Dom Roberto Maria Borges Teixeira, superior do Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora de Nazaré, não deve se limitar às produções caseiras. O grupo já estuda como produzir comercialmente a receita que vem sendo testada até agora. Ela já foi batizada como Rotunda.

+ Bares com boas cartas de cerveja em São Paulo

O padre Bernardo Maria Goulart dos Santos, responsável pelas produções, conta ter aprendido a prática em outubro, em um curso com o cervejeiro caseiro Guenther Sehn em Bento Gonçalves. “A partir daí, tivemos a certeza de que conseguiríamos fazer cerveja.” Superior do mosteiro, Dom Roberto havia ajudado o avô a produzir a bebida na infância em Porto Alegre, nos anos 60. E se espantou com as mudanças no processo. “Na época dele, se colocava o fermento diretamente nas garrafas, e muitas explodiam”, afirma Santos.

Continua após a publicidade

+ Onde beber chopes artesanais

Segundo ele, houve uma certa relutância inicial em relação à produção de cerveja. “Mas notamos que, nos últimos tempos, houve um aumento grande, ao menos no Rio Grande do Sul, na procura por cervejas artesanais e especiais. Creio que o mesmo ocorra no resto do Brasil”, diz. “Além disso, todo mosteiro deve ter a tendência de ser autossustentável, e buscamos verbas para concluir a construção do nosso.” Por ora, as produções caseiras são doadas a pessoas que ajudam na obra, já que não podem ser comercializadas.

(Foto: Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora de Fátima/Divulgação)

Na balança: medição da quantidade de lúpulos da receita (Foto: Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora de Nazaré/Divulgação)

Continua após a publicidade

O projeto da cerveja comercial, ainda em estudo, tende a buscar a terceirização da produção em uma cervejaria, sob supervisão dos monges. O mosteiro fica próximo de uma microcervejaria gaúcha, a Heilige, em Santa Cruz do Sul. O nome Rotunda, diz o padre, significa “redonda, harmoniosa, elegante” em latim.

Até agora, já foram feitas três levas pelos monges, sempre da mesma receita, uma Ale (cerveja de alta fermentação) de inspiração belga, marrom-avermelhada e com cerca de 7% de teor alcoólico. “Buscamos um meio-termo entre as cervejas muito escuras e com muito malte torrado e as claras que são mais próximas do que as pessoas consomem no dia-a-dia”, diz Santos. Para buscar informação sensorial na criação da receita, ele diz que provou, com os colegas, as belgas Leffe e Affligem, além de produções caseiras.

E os monges podem beber cerveja? “Nossa relação com a bebida está ligada às comemorações de Páscoa, Natal e à Festa de São Bento. Nesses momentos, temos liberdade de consumir a bebida. Sempre junto com as refeições, claro. Também é certo que tomemos cerveja quando as obras do mosteiro estiverem concluídas.”

Continua após a publicidade

Hoje, o Nossa Senhora de Nazaré abriga sete monges. Eles chegaram à região em 1998 e, inicialmente, se instalaram na cidade. Santos estima que o mosteiro deve ser concluído em cerca de três anos. “Depende de conseguirmos dinheiro. Hoje produzimos e vendemos pães, velas, incenso, damos palestras e recebemos doações de  quem faz retiro conosco.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.