Imagem Blog

Carnaval SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blocos, desfiles e muito mais
Continua após publicidade

Da pista de dança para a rua: as baladas que foram parar no Carnaval de São Paulo

Diferentemente do que acontece no Rio ou no Recife, o Carnaval de rua foi algo que demorou a pegar em São Paulo – em compensação, a capital sempre ofereceu vida noturna agitada. Eis que aconteceu o óbvio: quem já tinha know-how para produzir algumas das baladas mais animadas da cidade resolveu entrar no ramo carnavalesco. Neste ano, […]

Por ncosta
Atualizado em 26 fev 2017, 18h43 - Publicado em 5 fev 2015, 19h07
Unidos do Grande Mel no último sábado (31), no centro de São Paulo

Unidos do Grande Mel no último sábado (31), no centro de São Paulo

Diferentemente do que acontece no Rio ou no Recife, o Carnaval de rua foi algo que demorou a pegar em São Paulo – em compensação, a capital sempre ofereceu vida noturna agitada. Eis que aconteceu o óbvio: quem já tinha know-how para produzir algumas das baladas mais animadas da cidade resolveu entrar no ramo carnavalesco. Neste ano, quatro festas conhecidas dos paulistanos – Odara, Mel, Gambiarra e Santo Forte – estreiam sua versão bloquinho. Seguem os passos da Pilantragi, que puxa o cordão pré-carnavalesco desde 2013.

“É mais fácil fazer um ano de festa fechada do que um dia de Carnaval na rua”, comenta Rodrigo Faria, idealizador da Odara. Veterana da noite, a festa ocorre há oito anos em São Paulo e no Rio e vai debutar neste sábado (7), às 15 horas, na Praça Horácio Sabino, na Vila Madalena, de onde segue o cortejo pelas ruas do Sumaré. As dificuldades, conta Faria, vão desde tentar apaziguar os ânimos dos moradores contrários ao evento até cobrar do poder público os esquemas de limpeza e segurança prometidos.  “Mas o prazer de fazer parte do patrimônio da cidade é inenarrável”.

No mesmo dia, às 16 horas, a Santo Forte – festa idealizada em 2005 pelo DJ Tutu Moraes – coloca as picapes na frente do número 1036 da Rua Pedroso de Moraes, em Pinheiros. “Nossa relação com o Carnaval é antiga, frequentamos Recife e Rio por muitos anos. Agora queremos estar presentes aqui e incentivar as pessoas a irem para a rua”, conta a produtora Julia Nogueira. Para eles, produzir uma festa ao ar livre não é estranho: há quatro anos, promovem a festa Santo Forte de Rua no centro de São Paulo. “Quanto mais eventos assim, mais as pessoas vão aprendendo a conviver, cuidar e preservar aquilo que é de todos”.

Continua após a publicidade

Já no domingo (8), a Gambiarra sai pela primeira vez do ar-condicionado das casas noturnas e coloca um trio elétrico na Praça Caetano Fracarolli, ao lado do metrô Sumaré. Já são 9 000 confirmados no Facebook.

Coletivos de DJs fazem festas nas ruas de São Paulo

Sucesso entre o público GLS, a Mel também colocou o bloco na rua no último sábado (31), com direito a bateria, comissão de frente e muita fantasia dourada. O trajeto passou pelas avenidas São João, Ipiranga, Praça Ramos de Azevedo e terminou na Praça Dom José Gaspar, que sedia a festa há cerca de três anos.

Continua após a publicidade
Bloco Pilantragi em 2014

Bloco Pilantragi em 2014

Mas quem puxa esse cortejo mesmo é Rodrigo Bento, do coletivo Pilantragi, que está no Carnaval paulistano há dois anos, quando o “boom” de bloquinhos aconteceu. No último domingo (1), calcula ter levado 21 000 pessoas às ruas de Perdizes. “O Carnaval de rua é uma ação transformadora. A cidade enclausura os moradores e nossa intenção é tirá-los de dentro de casa, criando métodos de convivência entre as mais diferentes pessoas”, ensina Bento.

Festas de música brasileira atraem público mesclando novidades e clássicos

Continua após a publicidade

E, para quem vai ao Sambódromo, a Pilantragi, a Gambiarra e a Odara também estarão no Camarote Brahma na sexta (13), sábado (14) e no desfile das campeãs (20). A ideia é garantir música boa até o sol raiar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.