Imagem Blog

Carnaval SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blocos, desfiles e muito mais
Continua após publicidade

Autores das marchinhas de Silvio Santos cantam no bloco Passaram a Mão na Pompéia

  Não é preciso ser o mais entusiasmado folião para conhecer versos de marchinhas como “A pipa do vovô não sobe mais” e “Doutor, eu não me engano, meu coração é corintiano”. Gravadas pelo apresentador Silvio Santos, invariavelmente as composições surgem nas vinhetas do SBT durante o período momesco desde os anos 80. Autores das músicas, Manoel Ferreira, de 84 […]

Por Jussara Soares
Atualizado em 26 fev 2017, 19h16 - Publicado em 22 jan 2015, 21h44
Manoel Ferreira e Ruth Amaral são autores de quase 200 marchinhas (Foto: Reprodução)

Manoel Ferreira e Ruth Amaral são autores de quase 200 marchinhas (Foto: Reprodução)

 

Não é preciso ser o mais entusiasmado folião para conhecer versos de marchinhas como “A pipa do vovô não sobe mais” e “Doutor, eu não me engano, meu coração é corintiano”. Gravadas pelo apresentador Silvio Santos, invariavelmente as composições surgem nas vinhetas do SBT durante o período momesco desde os anos 80. Autores das músicas, Manoel Ferreira, de 84 anos, e Ruth Amaral, de 89 anos, são casados há 54 anos e juntos já fizeram mais de 200 canções de estrofes curtas e frases bem-humoradas.

Apesar do longo tempo de atividade, a dupla não arreda o pé da folia. Há cinco anos, eles são padrinhos do bloco Passaram a Mão na Pompéia, que desfila no sábado, 31, às 13h, no bairro onde mantêm um apartamento. O cordão, fundado por três advogados, lembra os carnavais tradicionais, com a presença de famílias inteiras fantasiadas.

Continua após a publicidade

Atualmente, Ferreira e Ruth passam uma temporada com a filha em Santos, no litoral, mas fazem questão de vir para a capital no dia do bloco. “Já até saí do hospital para ir para o desfile. Somos considerados os reis do Carnaval.”  No desfile, eles saem em cima do carro de som e cantam duas músicas.

A vontade de Manoel Ferreira de compor marchinhas surgiu ao frequentar bailes nos clubes Tietê, Palmeiras e São Paulo e ver pessoas cantando “Jardineira”, de Orlando Silva. “Eu também queria fazer algo que deixasse todo mundo alegre e cantando. Por isso fiz música de Carnaval”, conta. Ao se casar com Ruth, encontrou nela sua melhor parceira para as composições.

O casal Manoel e Ruth com Silvio Santos: parceria que dura até os dias atuais (Foto: Reprodução)

O casal Manoel e Ruth com Silvio Santos: parceria que dura até os dias atuais (Foto: Reprodução)

Continua após a publicidade

Ferreira conheceu Silvio Santos em início de carreira, na década de 60, nos bastidores da TV Paulista, e sugeriu que ele gravasse algumas músicas para ter o público na mão. “Ele era muito esperto. E apesar de dizer que não cantava, achou uma boa ideia”, diz o compositor.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zwMCRMWLeJE?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Uma das primeiras músicas do casal gravada pelo apresentador foi “Índio Quer Dançar”. O patrão ainda canta “Melô do Barrigudinho”, “Gigi” e “Ai ai ai ui ui”. Neste ano, um boneco animado de Silvio Santos aparece em cima de um trio elétrico cantando “A Bruxa Vem Aí”. “Passa umas quinze vezes por dia. Que música hoje toca tanto na televisão?”, diz Ferreira, sem esconder o orgulho.

Continua após a publicidade

Serviço
Passaram a Mão na Pompéia
Data: 31/01 (sábado)
Horário: 13h
Local: Rua Ministro Ferreira Alves, 305 – Pompeia

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.