Imagem Blog

Boa Vizinhança Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Síndico pode responder criminalmente por acidente em elevador

Você nunca se lembra de que elevadores existem, certo? O movimento é automático: em frente a um elevador, você aperta um botão, espera que rapidamente ele se posicione em sua frente e o (a) leve para cima ou para baixo. Simples assim. + Como evitar confusão por causa das bicicletas Mas há vezes que isso efetivamente não […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 14h14 - Publicado em 11 nov 2015, 17h30

elevador1

Você nunca se lembra de que elevadores existem, certo? O movimento é automático: em frente a um elevador, você aperta um botão, espera que rapidamente ele se posicione em sua frente e o (a) leve para cima ou para baixo. Simples assim.

Como evitar confusão por causa das bicicletas

Mas há vezes que isso efetivamente não acontece. Por isso, é bom saber que todos os condomínios são obrigados a ter sempre sob contrato uma empresa de manutenção de elevadores. A instalação e o funcionamento de aparelhos de transporte (ATs) são regidos e fiscalizados por lei municipal. Em São Paulo, por exemplo, a lei dispõe que as empresas de manutenção de elevadores devem ter um registro junto à prefeitura, devem funcionar 24h por dia e, em caso de chamado emergencial, o atendimento deve ser feito imediatamente.

Continua após a publicidade

+ A cobertura duplex com um jardim havaiano

Elevador é um assunto sério.  Essas empresas também devem, por contrato, ter um engenheiro responsável, fazer inspeções mensais para garantir o bom funcionamento dos elevadores – é a chamada conservação de rotina –, devem ter estoque de peças de reposição e usar apenas peças de fabricação original ou equivalentes, desde que possuam certificado de qualidade ou de conformidade. Por fim, essas empresas são obrigadas a fornecer ao condomínio o Relatório de Inspeção Anual (RIA).

Caso o síndico não dê atenção a essa obrigatoriedade e caso haja algum acidente, a responsabilidade criminal será dele. Como se vê, a ideia é que você continue não se lembrando nunca de que elevadores existem, certo?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.