Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Dois cachorros são encontrados abandonados em conhecido santuário de pit bulls. Um deles morreu de desnutrição e desidratação um dia após o resgate

Em maio de 2012, assinei uma reportagem de capa sobre protetores de animais de São Paulo. Entre eles, aparecia o casal Paulo Melo e Fernanda Meccia, responsável pelo Santuário Pit Bull, localizado em Embu-Guaçu, a 37 quilômetros da capital. Na época, o espaço acolhia quinze cães da raça, muitos resgatados de rinhas ou maus-tratos. Visitei o ambiente […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 26 fev 2017, 20h58 - Publicado em 12 set 2014, 20h43
(Foto: Antonio Milena)

O casal Paulo e Fernanda, na época em que a reportagem visitou santuário: na foto, com Tatá e Bebê (Foto: Antonio Milena)

Em maio de 2012, assinei uma reportagem de capa sobre protetores de animais de São Paulo. Entre eles, aparecia o casal Paulo Melo e Fernanda Meccia, responsável pelo Santuário Pit Bull, localizado em Embu-Guaçu, a 37 quilômetros da capital. Na época, o espaço acolhia quinze cães da raça, muitos resgatados de rinhas ou maus-tratos. Visitei o ambiente e achei tudo impecável: a estrutura para os animais era bacana e a dupla parecia realmente apaixonada pelos pets (leia o relato aqui).

Casa no Tatuapé é demolida com gatos dentro. Dois filhotes foram encontrados mortos

Nesta semana, a história deu uma reviravolta inesperada. O ativista Alessandro Desco recebeu uma denúncia dizendo que havia dois pit bulls abandonados na chácara. Na terça (9), ele invadiu o espaço e retirou de lá Tatá e Bebê, que estavam pele e osso, para levá-los para uma clínica veterinária, onde foram diagnosticados com desnutrição e desidratação. Tatá faleceu no dia seguinte e Bebê segue em tratamento, antes de ser disponibilizado para adoção.

Tatá, um dos pit bulls encontrados abandonados: ela morreu no dia seguinte ao resgate (Foto: Reprodução)

Tatá: ele morreu no dia seguinte ao resgate (Fotos: Reprodução)

Continua após a publicidade

“Eu fiquei em choque quando vi aquilo, a casa estava cheia de lixo, destruída. Não dá para saber quanto tempos os cães ficaram sozinhos, comendo capim, pedras…”, conta Desco, que conhecia Paulo e Fernanda. “Eles chamavam o Tatá e o Bebê de amores da vida deles, dormiam na cama com eles. O Santuário era um ponto de referência para todo mundo.”

Instituição paulistana promove vaquinha para treinar quatro cães-guias nos EUA

A ONG Apata, de Embu-Guaçu, que acompanha o caso desde o início, está tomando as próximas providências para resolver o caso, como a abertura de um processo no Ministério Público. Uma página no Facebook, a Fraude do Santuário Pit Bull, foi criada para divulgar a situação.

pitbull4

A casa onde estavam os peludos: lixo e descuido

Continua após a publicidade

Fernanda e Paulo sumiram do mapa. Não consigo contatá-los em nenhum dos quatro telefones que tinha na minha agenda. Os protetores de animais também tentam comunicação, sem sucesso. Os perfis de Facebook do casal e o site do Santuário foram excluídos.

Aprenda a montar uma cadeira de rodas para cachorros tetraplégicos por 100 reais

Há um ano, a ativista Cláudia Pequeno, que conhecia o casal, já havia retirado um pit bull do espaço por descobrir que também não estava sendo alimentado. Abriu um processo, que ainda está em andamento, acusando-o de maus-tratos.

pitbull5

Os cães: magérrimos

Continua após a publicidade

+ Vídeo: a afobação de um labrador para mergulhar no mar

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.