Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

O sufoco da Chácara da Gata Preta, que abriga 56 animais desamparados

Há três semanas, a protetora de animais Angela Spregacini faleceu. Ela deixou desamparados 73 gatos e dezesseis cachorros que moravam em sua chácara, batizada de Gata Preta, localizada em Ibiúna, a 70 quilômetros da capital. “Os animais foram encontrados em más condições de saúde. A Angela era apaixonada por eles, mas se mostrava um pouco […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 27 fev 2017, 00h39 - Publicado em 8 ago 2013, 16h17

Desde o início do resgate cinco gatos morreram por problemas de saúde: os peludos foram encontrados debilitados e famintos

Há três semanas, a protetora de animais Angela Spregacini faleceu. Ela deixou desamparados 73 gatos e dezesseis cachorros que moravam em sua chácara, batizada de Gata Preta, localizada em Ibiúna, a 70 quilômetros da capital. “Os animais foram encontrados em más condições de saúde. A Angela era apaixonada por eles, mas se mostrava um pouco acumuladora e não tinha condições de cuidar de todos”, diz Juliana Bussab, fundadora da ONG Adote um Gatinho, cujas voluntárias ajudaram, juntos de outros interessados, na situação de emergência. “O objetivo é tirá-los de lá.” O lugar estava muito sujo e havia gaiolas com até seis gatos adultos em cada uma. Os peludos foram encontrados debilitados e famintos.

56 animais ainda estão desamparados: a chácara precisa de doações e voluntários

Quem comanda a operação de resgate dos pets é a tradutora Mara Sobreiro, que era amiga de Angela há onze anos. “Precisamos muito de doações e pessoas que possam abrigá-los, mesmo que temporariamente”, diz. “Muitos dos bichos são velhinhos, não estão castrados, não têm vacina ou sofrem com rinotraqueíte, uma doença respiratória.” Mara conseguiu arrecadar 21 500 reais, mas já gastou 20 000 com ração suficiente para um mês, medicamentos, contas em atraso e internação em UTI (que custou mais de 16 000 reais). Sacos de ração, pacotes de areia, produtos de limpeza, cobertores e caminhas também são bem-vindos. Quem se disponibilizar a ir até Ibiúna para dar uma mão também pode salvar esses animaizinhos.

Continua após a publicidade

A equipe já conseguiu um lar definitivo ou uma casa temporária para 28 animais, porém o restante ainda está em situação de risco, com sérios riscos de óbito. Cinco moradores felinos da chácara, apesar de sua internação de emergência, acabaram morrendo. “Eles eram a única coisa com que a Angela se importava”, afirma Mara. “Essa comoção para não deixá-los abandonados seria o que ela desejaria.”

Se você, leitor, quiser adotar um cão ou gato, mande um e-mail para adocao.gatapreta@gmail.com. Para doações de material, o endereço para combinar a entrega é doacoes.gatapreta@gmail.com. Para doações em dinheiro, o banco é o Itaú, agência 0237, conta poupança 01324-8/500, CPF 103809628-61, para Mara Regina Duque Sobreiro. Os voluntários disponíveis devem fazer contato por voluntario.gatapreta@gmail.com. Há ainda uma página no Facebook a Amigos da Chácara da Gata Preta, em que é possível acompanhar o que está acontecendo por lá e dar uma olhada nas fotos dos pets à espera de um lar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.