Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O variado Jacarandá tem novo chef

As mudanças seguem em ritmo intenso no Jacarandá, endereço vendido em setembro para Milton Freitas, da cantina Empório Antonietta. A ex-proprietária Ana Maria Massochi, que fundou o restaurante no fim de 2012, preferiu dedicar-se integralmente a seus dois outros estabelecimentos, a churrascaria Martín Fierro e o variado, La Frontera. + A abertura do restaurante em […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 21h06 - Publicado em 25 nov 2016, 16h41
Salão do restaurante Jacarandá: o agradável ambiente segue inalterado (Foto: Ricardo D'Angelo)

Salão do restaurante Jacarandá: o agradável ambiente segue inalterado (Foto: Ricardo D’Angelo)

As mudanças seguem em ritmo intenso no Jacarandá, endereço vendido em setembro para Milton Freitas, da cantina Empório Antonietta. A ex-proprietária Ana Maria Massochi, que fundou o restaurante no fim de 2012, preferiu dedicar-se integralmente a seus dois outros estabelecimentos, a churrascaria Martín Fierro e o variado, La Frontera.

+ A abertura do restaurante em torno de uma árvore

O empresário, que lançou alguns pratos sem descaracterizar o cardápio que mistura Argentina e Espanha, acaba de contratar um chef. O novo titular de grelha e fogão é Felipe Mirasierras, paulistano de 32 anos, que passou os últimos cinco anos no Praça São Lourenço. Antes, ele passou pelas cozinhas de dois jurados do reality MasterChef. Esteve com Paola Carosella, no Arturito, e com Erick Jacquin, na extinta La Brasserie, na época em que ainda ficava em Higienópolis. “Só farei alterações no cardápio em 2017″, adianta o cozinheiro.

O novo chef Felipe Mirasierras: "mudanças no cardápio só em 2017" (Foto: Rubens Kato)

O novo chef Felipe Mirasierras: “mudanças no cardápio só em 2017″ (Foto: Rubens Kato)

Continua após a publicidade

A primeira intervenção culinária de Mirasierras é uma paella servida à vontade e ao ar livre no jardim do Jacarandá, entre o salão e a lojinha da entrada. Repete assim o que fazia em seu emprego anterior, o Praça São Lourenço. Servida do meio-dia às cinco da tarde, a receita espanhola custa 98 por pessoa. Ou 116 reais com uma minijarra de sangria.

Paella: servida ao ar livre nos almoços de sábado (Foto: Fernando Sigma)

Paella: servida ao ar livre nos almoços de sábado (Foto: Fernando Sigma)

Provei algumas das receitas que o novo proprietário colocou no menu antes da chegada de Mirassieras. São pratos que de alguma forma mimetizam as sugestões que estavam por lá sem causar estranhamentos. Embora esteja grafada no cardápio como polenta com ragu de cordeiro, a boa entrada leva molho preparado com linguiça e não a carne fresca. Um tropeço aparece no arroz com camarão, porco e cogumelos defumados já que na finalização foi acrescentado um excesso de queijo que oculta o sabor dos outros ingredientes.

Grelhados frutos do mar: limão-cravo para temperar (Foto: Arnaldo Lorençato)

Grelhados frutos do mar: limão-cravo para temperar (Foto: Arnaldo Lorençato)

Continua após a publicidade

Bom resultados são garantidos pela deliciosa prancha de frutos do mar com limão-cravo grelhado, dill e tomilho-limão e pela paleta de cordeiro com purê de abóbora cabotiá ao mel de florada capixingui (mais uma correção aqui: esta carne é descrita como grelhada, mas é feita na panela). De fazer inveja a muitas sobremesas da cidade, o bolo de chocolate belga bem escuro com recheio de avelã na companhia de laranja confitada dá vontade de comer até a última garfada.

Bolo de chocolate: para comer até a última garfada  (Foto: Arnaldo Lorençato)

Bolo de chocolate: para comer até a última garfada (Foto: Arnaldo Lorençato)

+ Em vídeo: as delícias portuguesas da Padaria da Esquina

Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Espaguete com queijo grana padano, do Nico Pasta & Basta
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Bolo brigadeiro sem leite condensado, Monte Líbano
+ Bolo brigadeiro passo a passo

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.