Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasteChef: da xepa ao luxo do opéra

Não sou fã de ditados populares, mas há um que exemplifica bem o que vai ocorrer no MasterChef desta noite. Ao menos na primeira prova. Dizem que o melhor tempero para a vida é a fome. Pois hoje não poderá faltar apetite aos concorrentes. + Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados Ao abrirem a caixa […]

Por Arnaldo Lorençato
Atualizado em 25 fev 2017, 21h32 - Publicado em 25 out 2016, 19h20
MasterChefe_ep04_jurados

O time de jurados com Ana Paula: duas provas de foto (Fotos: Comunicação Band)

Não sou fã de ditados populares, mas há um que exemplifica bem o que vai ocorrer no MasterChef desta noite. Ao menos na primeira prova. Dizem que o melhor tempero para a vida é a fome. Pois hoje não poderá faltar apetite aos concorrentes.

+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados

Ao abrirem a caixa surpresa reservada para o primeiro combate culinária, toparão com uma surpresa que muitos vão julgar desagradável. Em vez de iguarias, toparão com uma xepa escolhida pelos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) .

Continua após a publicidade

Na seleção de ingredientes, aparecerão itens cada vez mais desprezados: cascas de cebola e de alho,  pés de galinha, cabeça, espinha e rabo de peixe, couro do bacon, ossos, talos de cenoura e couve.

Se um amador tremeria diante desse “cesto de compras”, não será muito diferente com os profissionais. O olhar viciado por uma cozinha de ingredientes talvez não permita ver que eles estão diante de muita coisa boa.

+ MasterChef: afinal, os participantes cozinham bem?

Continua após a publicidade

Os resultados vão flutuar. Sairão tanto coisas boas quanto desastres.

Se rola uma tensão forte nessa parte da competição, o pior está por vir. Em seguida, eles serão obrigados a preparar um doce conhecido como opéra. O pavor domina a cena, já que se trata de uma sobremesa difícil, difícil para o tempo de 2h30.

Terror de qualquer confeiteiro, o opéra é um doce recente para os padrões franceses. Teria surgido em 1955 na Dalloyau, uma casas mais tradicionais de Paris. Mas outros cozinheiros famosos reclamam a criação da gulodice, entre eles o célebre Gaston Lenôtre (1920-2009).

Continua após a publicidade

De origem disputada, essa deliciosa bomba de calorias empilha cuidadosamente camadas finas de pão de ló de amêndoas banhadas por xarope de café, ganache cremosa e creme amanteigado de café (em alguns casos, é substituído por licor de laranja), tudo oculto por uma cobertura de chocolate.

MasterChefe_ep04_ivo

Ivo Lopes e competidores: trabalhar com xepa é a primeira missão

Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Conheça os participantes e escolha para quem vai torcer:

#gallery-3 {
margin: auto;
}
#gallery-3 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-3 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-3 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.