Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef: encrenca dupla com lula e café

A cada episódio o MasterChef está ficando mais e mais competitivo. Também dá para perceber que os participantes vão armando suas estratégias para chegar à final, que ainda demora muuuito. É só no dia 2 de agosto, quase na estreia da Olimpíada do Rio. Será uma prova de resistência para os participantes segurarem a onda […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h09 - Publicado em 28 jun 2016, 18h38
MasterChef3_ProvaDaProteína (5)

Lula: o ingrediente principal e o grande problema da primeira prova da noite (Fotos: Carlos Reinis)

A cada episódio o MasterChef está ficando mais e mais competitivo. Também dá para perceber que os participantes vão armando suas estratégias para chegar à final, que ainda demora muuuito. É só no dia 2 de agosto, quase na estreia da Olimpíada do Rio. Será uma prova de resistência para os participantes segurarem a onda desses sete programas, incluindo o de hoje.

+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados

Embora os candidatos não saibam, o público já está sabendo que a prova de hoje vai dar molusco. Tem lula na parada, e ela é o ingrediente principal entre as matérias-primas da caixa-surpresa. Taí um fruto do mar que gosto de fazer em casa, mas é essencial ter precisão para ele não emborrachar. Acho uma delícia, mas não o chiclete de lula. Como sempre acontece durante o episódio, alguns irão muito bem, outros, longe disso.

MasterChef3_ProvaDaProteína (8)

Participantes: diante de um enigma

Continua após a publicidade

Mas uma coisa ficará evidente: o Leonardo encontrará um monte de rivais. Afinal, ele vem se destacando e foi responsável por fazer um ovo mollet desastroso, mas que conseguiu pôr a menina Gleice fora da competição, tema sobre o qual falarei ao fim do post mais detalhadamente.

MasterChef3_ProvaDaProteína (3)

Os jurados com Ana Paula Padrão: eles prometem ser implacáveis nesta noite

Quem não sobreviver a essa prova terá um problemão na segunda eliminatória, que coloca o café como estrela. Muitos dos aspirantes a chef profissional ficarão literalmente de calças curtas. O motivo são ideias mirabolantes que não dão certo. Mais uma vez os jurados serão implacáveis. Serão muitas avaliações demolidoras. Poucos se safarão do desastre. Portanto, quem não tolera a rudeza dos verdugos pode ir dormir mais cedo. Mas eu não recomendo.

MasterChef3_ProvaDaProteína (7)

Lee: bancada de pura bagunça

Continua após a publicidade

Na semana anterior, para felicidade de muita gente que me acompanha no blog e no ao vivo da Vejinha no Facebook, a Gleice partiu, foi defenestrada com carinho pelos juradões Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife). De tão nervosa com o tal ovo mole, ela não consegui descascá-lo e arrancou metade da clara. Para piorar, atirou um punhado de sal de salgar a Santa Ceia, como dizia o engraçadíssimo Felix, de Amor à Vida, novela do meu querido amigo Walcyr Carrasco.

MasterChef3_ProvaDaProteína (6)

Jacquin: inspecionando Luriana

Voltando à Gleice ao vivo e em cores, neste fim de semana que passou, me encontrei com ela por acaso no Festival Fatura, que aconteceu no Jockey Club (você pode assistir à entrevista que fiz com o organizador, Rodrigo Ferraz, no Bons de Garfo, sempre ao lado da bela Helena Galante, minha colega de bancada).

MasterChef3_saídaGleice (1)

A despedida de Gleice: a postura de Paola rendeu bastante nas redes sociais

Continua após a publicidade

Como eu imaginava, a garota é pura simpatia e estava na companhia do Lee. Era um tal de o povo aproveitar para tirar fotos com a dupla. Lee, que faz o gênero para lá de aparecido, disse que era o momento de aproveitar a fama, que deve desaparecer ao fim do programa.

+ Alex Atala é retratado na nova temporada de Chef’s Table

Também aproveito para lembrar que estão abertas as inscrições para o MasterChef Profissionais. Tem um monte de cozinheiros que sempre pergunta no blog quando terá vez de participar. Eis que a chance chegou. É necessário preencher o formulário disponível em https://www.band.com.br/masterchefprofissionais até 31 de agosto.

+ A vida de Erick Jacquin vira reatlity show da Fox Life

Continua após a publicidade

Como informa a assessoria da Band, “podem participar do programa pessoas que tenham prestado serviços profissionais como cozinheiros, comercializado alimentos ou frequentado escolas ou cursos profissionalizantes de culinária”. A promessa é que a atração seja exibida ainda no segundo semestre, que será parcialmente ocupado pela terceira edição dos amadores. Essa nova versão promete.

+ Quiz: os melhores hambúrgueres de SP
+ Vídeo: conheça o novo Tian numa viagem de tuk-tuk

Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Bolinho de bacalhau, do chef Vítor Sobral
+ Cheesecake de Nutella, do Gardênia
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Conheça os participantes e escolha para quem vai torcer:

#gallery-3 {
margin: auto;
}
#gallery-3 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-3 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-3 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.