Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef Brasil: classificam-se só os 21 finalistas

A noite promete muitas emoções — culinárias. Depois dessa divertida gordurinha desses três programas iniciais, a ser devidamente queimada no episódio de hoje, finalmente será possível conhecer os 21 finalistas do MasterChef. O trio formado por Paola Carosella, do restaurante Arturito e da lanchonete La Guapa Empanadas, Erick Jacquin, consultor do Tartar & Co e Le Bife, ambos em São Paulo, […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h43 - Publicado em 29 mar 2016, 18h30

MasterChef 3_jurados 2

A noite promete muitas emoções — culinárias. Depois dessa divertida gordurinha desses três programas iniciais, a ser devidamente queimada no episódio de hoje, finalmente será possível conhecer os 21 finalistas do MasterChef. O trio formado por Paola Carosella, do restaurante Arturito e da lanchonete La Guapa Empanadas, Erick Jacquin, consultor do Tartar & Co e Le Bife, ambos em São Paulo, do Brasserie de La Mer, em Natal, e do Belle Époque, em Manaus, e Henrique Fogaça, dos restaurantes Sal Gastronomia e Jamile, além dos bares Admiral’s Place e Cão Véio, vai mandar muita gente para casa hoje. Do total de 46 candidatos selecionados nos dois primeiros programas, 25 não passarão na peneira.

MasterChef 3_candidatos

Competição acirrada: 25 candidatos não passarão na peneira

+ O mais temido jurado do MasterChef

Como contei no post anterior, a primeira missão dos candidatos a candidatos está ligada à mise en place, a expressão francesa que significa por em ordem e equivale ao pré-preparo na cozinha. A missão dessa turma é aparentemente bem simples: cortar cenouras em juliana, ou seja, palitos finos, separar a clara da gema de ovos e limpar três tipos de frutos do mar: camarão, vieira e ostra. Bem, a terceira etapa é a mais complicada.

Continua após a publicidade

Candidatos com forte empatia devem monopolizar as atenções do público e devem ter chance em ser vistos na semana que vem. Não é spoiler, mas aposto que a nonna Maria e o médico Lee estarão entre eles. O Lee foi o médico com pinta de cientista que se apresentou por último na semana passada e tem o sonho de lutar contra o desperdício multiplicando comida. Quem conseguir assistir ao programa até o final e sem pregar o olho verá.

MasterChef 3_prova da cenoura

Mise en place: a prova da cenoura

+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella

Do que vai rolar nesta noite, trago duas novidades. Um dos pretendentes à cozinha, entre os mais novos da turma, vai se atrapalhar bastante. Seu problema será uma farofa. Na hora de montar o prato, o rapaz que serviu o exército e aparentemente é muito disciplinado, vai se enrolar e despejar uma grande quantidade sobre a comida.

Continua após a publicidade
MasterChef 3_prova do ovo

Prova minuciosa: separar a clara da gema de ovos

+ Mocotó Café, de Rodrigo Oliveira, no Mercado de Pinheiros

Mais problemas terá outro participante. Na última prova, ele será obrigado a mudar por completo a receita que está fazendo. É para ter um infarto numa situação como essa.

Eliminados

Na semana passada, um monte de gente entrou pela porta de saída. De todos os fulminados pelos jurados, não há como escapar da Adriana, aquela em estilo dondoca com óculos de sol. Ela fez um rosbife de filé-mignon de porco que chocou os jurados. A carne não estava malpassada, mas estava tão crua que dava até para grunhidos do porquinho.  O melhor foi a tirada da loira: “Eu não quero que vocês fiquem muito frustados caso se eu não entre no programa.” Na eliminação, dava para ver a cara de desamparo do trio.

Eu vos digo que na semana passada, em verdade, comi a tal carne crua. O chef Jefferson Rueda, na concorridíssima A Casa do Porco, faz um temaki recheado de lombo suíno que nunca viu o fogo. E estava muito bom. Rueda é dos defensores porco in natura, desde que se saiba a procedência do animal. Ainda sobre porcos, o Fogaça posando com a foto de um leitão deu o que falar ontem na internet.

Primeirona a se apresentar, a tailandesa Yukontorn tinha pinta de ser a nova Jiang. Não rolou. O prato que ela inventou, a jangada do mar, naufragou na garganta dos juradões. Também entraram para sair o trio brownie: Maira, aquela que tirou o liquidificador para dança e o chacoalhou na bancada, Kaue, fortão de peito aberto que usou um decote no estilo Pamela Anderson, e Giovana, que tentou imitar o André Mifano, ex-Vito, e fazer o bolo de chocolate com bacon e se deu mal.

Na seleção dos despachados no último episódio estão ainda a meiga da Fernanda, a garota unicórnio, o Marcelo, que fez um prato carnavalesco mais não passou pelo trio elétrico do MasterChef, e as gêmeas lindas e desastrosas Aretuza e Amanda.

Continua após a publicidade

Como os coadjuvantes brilharam com seus stand-ups, vale mencionar para finalizar o capítulo Laércio Zulu, premiado barman do Boteco São Bento. Ele inventou um hambúrguer com nome de drinque e não tirou a casca do queijo do reino. Resultado: foi triturado na coqueteleira. Paola disparou em seu adeus: “Agora, se eu faço um dry martíni e coloco dentro a tampa do gim, isso é dar um contraste para você?”

MasterChef 3_Laercio Zulu

Laércio Zulu: o premiado barman não recebeu o avental dos jurados

Na disputa

Dos aprovados da noite, o Leonardo, filho de um casal chinês-austríaco, conseguiu ganhar simpatia com um carbonara, assim como o inglês Andrew com o peixe cheio de frutas. Paola, ela mais uma vez, que estava estava mais para malvadona e reservou as lágrimas para o último momento. Especialista na arte de assustar, torturou o português Nuno. Provou o bacalhau com natas feito por ele e sentenciou: “Seu prato tem um problema muito sério, depois eu te falo”. A revelação veio ao final: “Está muito bom. Não consigo para de comer.”

Continua após a publicidade
MasterChef 3_Leonardo

Leonardo: técnica ao fazer um carbonara

Na linha exageros, Hellen fez um baião de dois que Jacquin considerou light. Baião de dois light? Não dá né. Mas o pior é o discurso do Fogaça “Forma mais primitiva e bonita de mostrar quem a gente é”. O que isso quer dizer mesmo? Tanto que outro prato nacional foi aprovado, a galinhada do Julio, não mereceu o mesmo confete.

Se na semana passada a prova de habilidade foi bater claras em neve, desta vez Luriana teve de limpar um peixe depois da demonstração do Jacquin. Não dá para esquecer da maquiadíssima Bruna, “prima da Pequi”, do BBB. Como bem lembrou Ana Paula Padrão, ela parecia uma personagem dos anos 1950 e fez um suflê.

MasterChef 3_Nuno

O português Nuno: bacalhau com natas que encantou Paola Carosella

Continua após a publicidade

Para terminar, vamos de Tenente. Embora não seja patente e sim apelido, o candidato atacou com um sopão. Era um caldo verde e o segundo prato português aprovado na maratona. O apelido do candidato Rodrigo veio do colégio onde ele estudou, a escola estadual Tenente José Maria Pinto Duarte, no Sumaré, e também conhecida como Pintão. Fogaça ficou muito interessado na história de que Tenente estudou no Pintão. Inclusive perguntou se a escola ensinava a fazer linguiça. Mais piada pronta impossível.

 

Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Bolinho de bacalhau, do chef Vítor Sobral
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.