Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Os cinco melhores vegetarianos de São Paulo

Esqueça a fórmula manjada dos restaurantes self-services naturebas que servem apenas almoço e estão espalhados por quase toda a cidade. Os melhores representantes do gênero rezam outra cartilha. + Melhor árabe da cidade abre filial Nos cinco destaques da categoria que selecionei abaixo, do campeão ao quinto colocado, as refeições ou são em menus completos ou […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 13h59 - Publicado em 2 dez 2015, 22h17
Cozido de lentilha misturado a cubos de abóbora japonesa e pimenta-cambuci, arroz integral e pastel assado de legumes: opção do dia (Foto: Fernando Moraes)

Cozido de lentilha misturado a cubos de abóbora japonesa e pimenta-cambuci, arroz integral e pastel assado de legumes: opção do Moinho de Pedra (Foto: Fernando Moraes)

Esqueça a fórmula manjada dos restaurantes self-services naturebas que servem apenas almoço e estão espalhados por quase toda a cidade. Os melhores representantes do gênero rezam outra cartilha.

+ Melhor árabe da cidade abre filial

Nos cinco destaques da categoria que selecionei abaixo, do campeão ao quinto colocado, as refeições ou são em menus completos ou em opções à la carte. Confira o top 5 vegetariano de São Paulo:

Bobó de cogumelo: servido em uma minimoranga (Foto: Mario Rodrigues)

Bobó de cogumelo do Banana Verde: servido em uma minimoranga (Foto: Mario Rodrigues)

5º. Banana Verde
Até parece que todos os adeptos da culinária vegetariana fazem jejum no jantar, já que este é o único da categoria entre os selecionados por VEJA SÃO PAULO que funciona à noite. Nesse horário, a chef Priscilla Herrera faz as opções mais atraentes, entre elas a massa de flor de abóbora (macarrão fresco recheado do vegetal na manteiga de sálvia e amêndoa), o bobó de cogumelo na minimoranga e a musse de chocolate Amma 60% com avelã e calda de amora. O almoço impressiona menos. Nessa refeição reina o estilo do auto-serviço com bufê de salada, seguido de um prato do dia e de uma sobremesa quem vêm da cozinha.

Continua após a publicidade
Opção no almoço de quarta: feijoada (Foto: Mario Rodrigues)

Opção no almoço de quarta: feijoada (Foto: Mario Rodrigues)

4º. Goa
Ex-carnívoro e filho de gerente de uma churrascaria, produtor cultural Augusto Pinto montou esse vegetariano no mesmo local em que ficava o ateliê do escultor italiano Eugenio Prati (1890-1979) na primeira metade do século passado. O proprietário prioriza os vegetais orgânicos e não deixa entrar praticamente nenhum ingrediente de origem animal. É quase um vegano. As sugestões mudam diariamente. De entrada, escolhe-se entre salada e sopa. O prato principal pode ser o escondidinho de brócolis e purê meio granulado de cenoura com o cozido de grão-de-bico e damasco ao curry. Único prato fixo, a feijoada é servida às quartas e aos sábados.

Especialidade do Gopala Madhava: arroz integral colorido com hortaliças (Foto: divulgação)

Especialidade do Gopala Madhava: arroz integral colorido com hortaliças (Foto: divulgação)

3º. Gopala Madhava
É o endereço de onde se originou o Gopala Hari, depois de uma ruptura entre as proprietárias desse estabelecimento em 2008. Como a casa rival localizada a poucos metros, também oferece pedidas lactovegetariana de estilo indiano. São sempre duas opções diárias, feitas sob a supervisão da ex-monja Madhava Lila. Às segundas, é possível encontrar almôndegas de couve-flor, cará, batata e repolho fritas no ghee, a manteiga clarificada. Elas são acompanhadas de quibe assado com creme de ricota e de risoto indiano de legumes. Para se sentir no Oriente, ocupe uma das mesas baixinhas cercadas não por cadeiras, mas por almofadas.

Garam marsala: mix de especiarias usado nas receitas e vendido na loja anexa ao restaurante (Foto: divulgação)

Garam marsala do Gopala Hari: mix de especiarias usado nas receitas e vendido na loja anexa ao restaurante (Foto: divulgação)

Continua após a publicidade

2º. Gopala Hari
Antes mesmo de chegar ao salão, a clientela sente o aroma intenso de curry que perfuma o ambiente. As receitas indianas são preparadas sob a orientação da chef Nrihari Devi. Se as carnes não tem vez por lá, os derivados de leite são usados à vontade. As pedidas demoram a se repetir e aparecem sempre uma vez por semana. Com recheio de um mix de queijos, os enroladinhos de abobrinha servidos às quartas vêm ao lado de arroz integral misturado a pedaços de jaca verde desfiada e o cozido de lentilha com garam masala, o misto de especiarias.

Balcão: o cliente escolhe o prato que é montado na hora (Foto: Fernando Moraes)

Balcão do número 1 Moinho de Pedra: o cliente escolhe o prato que é montado na hora (Foto: Fernando Moraes)

1º. Moinho de Pedra
Quem responde pelo menu é a chef Tatiana Cardoso. A cozinheira, que afinou seus dotes culinários na Califórnia, oferece um cardápio mutante com matérias-primas de qualidade. Para que o cliente possa indicar uma das sugestões que lhe dá mais apetite, há pratos-modelos no balcão. Com a bandeja em punho, escolhe-se entre as duas opções do dia, uma com uma única receita e a outra com quatro itens. Detalhe importante: os pratos são montados na hora do pedido. São exemplos o espaguete integral ao molho de tomate fresco com mussarela de búfala, azeitona preta e manjericão e o quibe recheado de ricota e alho-poró, repolho refogado, lentilha com legumes e arroz integral salpicado de lâminas de amêndoa.

Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Espaguete cacio e pepe, do chef Carlos Bertolazzi
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.