Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef: na mira de chefs exigentes e um bife difícil de fazer

Para felicidade geral de muita gente que torcia contra, Fernando deixou o MasterChef. Com gritos e arrogância, o participante conquistou antipatia geral nas redes sociais. Sua partida foi comemorada. Por isso, encerro esse assunto aqui. + Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados Permanecem no episódio de hoje o quarteto formado por Cristiano, Izabel, Jiang e […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 14h53 - Publicado em 1 set 2015, 20h55
Avaliação de convidados especiais: Luca Gozzani (Fasano), Roland Villard (Le Pre Catelan) e Fabio Honda (Huto) (Fotos: Carol Gherardi/Band)

Avaliação de convidados especiais: Luca Gozzani (Fasano), Roland Villard (Le Pre Catelan) e Fabio Honda (Huto) (Fotos: Carol Gherardi/Band)

Para felicidade geral de muita gente que torcia contra, Fernando deixou o MasterChef. Com gritos e arrogância, o participante conquistou antipatia geral nas redes sociais. Sua partida foi comemorada. Por isso, encerro esse assunto aqui.

+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados

Permanecem no episódio de hoje o quarteto formado por Cristiano, Izabel, Jiang e Raul. Ao final, um deles dança. Se depender da torcida nas redes sociais, quem arruma as caçarolas  e diz adeus é Cristiano, que mandou muito mal no início do episódio anterior. Foram mais tapas do que beijos.

Paola acompanha o trabalho de Cristiano: cozinha do Arturito

Paola acompanha o trabalho de Cristiano: cozinha do Arturito

Continua após a publicidade

Na primeira parte do programa, o cenário será o restaurante Arturito, da chef Paola Carosella. Trancafiados na cozinha do piso superior, os concorrentes prepararão pratos para três convidados especiais.

+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella

O MasterChef recebe o italiano Luca Gozzani, titular do Fasano, o francês Roland Villard, responsável pelo menu da franquia carioca do Le Pre Catelan, e o paulista Fabio Honda, sócio do Huto. Em comum, todos esses restaurantes tem estrelas do Guia Michelin.

Izabel: enrolado a massa

Izabel: enrolado a massa

Continua após a publicidade

Diante de examinadores tão exigentes, o tempo para a primeira prova não será suficiente para os quatro finalistas – eles sofrerão, e muito, com o prazo apertado. São receitas de difícil execução e que precisam ter a qualidade encontrada em restaurantes de alto nível. A Ana Paula Padrão está em cena para não me deixar mentir.

+Erick Jacquin é autor do menu do Le Bife

Cada um deles será responsável por uma receita tradicional: ravióli de abóbora, pato ao molho laranja, bouillabaisse, ojo de bife ao molho bérnaise com batata duchesse.

Jiang: um peixão para cuidar

Jiang: um peixão para cuidar

Continua após a publicidade

O pior, contudo, está na segunda etapa do , sob o julgamento de Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal GastronomiaAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co). Eles terão de preparar um dos clássicos da culinária francesa, o filé  wellington. Trata-se de uma carne envolta em massa, com cogumelos e paté de foie gras, que é levada para assar.

Não se saber ao certo a origem da tal receita, que se celebrizou internacionalmente. Dizem que foi criada em homenagem ao inglês Arthur Wellesley, 1º Duque de Wellington. Faz parte da lenda as preferências culinárias do nobre comilão, um apaixonado por carne, trufas, cogumelo, patê de foie gras e vinho Madeira, normalmente usado na preparação do molho que acompanha o prato.

Raul: sob à pressão de Jacquin

Raul: sob à pressão de Jacquin

Numa versão mais simplista dessa história fantasiosa, o filé wellington seria apenas uma variação do filé en croûte,  surgida durante as guerras Napoleônicas. Corre ainda outra versão de que o prato nada teria a ver com o herói militar, mas fora inventado durante uma recepção oficial em Wellington, na Nova Zelândia. Pouco importa a origem desse bife. Vale apenas registrar que, quando feito com apuro, é bom demais.

Continua após a publicidade

O segredo para acertar a receita está em conseguir deixar a carne rosada e a massa dourada. Não é fácil, não.

O nervosismo será tanto que um dos concorrentes, ao retirar seu filé wellington do forno, deixa a assadeira cair. Será que esse será o eliminado da noite?

Atualização em 2 de setembro: Cristiano deixou o MasterChef

Acompanhe ao vivo os comentários sobre o MasterChef:


!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)?’http’:’https’;if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+”://platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);

Continua após a publicidade

Por dentro do MasterChef:
+ Ana Paula Padrão conta detalhes desta edição
+ Candidatos na peneira
+ Surpresa na estreia da segunda temporada
+ Conheça os competidores
+ A prova dos cogumelos assassinos

+ A batalha dos food trucks e a destruição do salmão
+ Disputa amazônica no Rio Negro
+ Dia de encher linguiça e visitar o Palmeiras
+ Prova de culinária espanhola temperada com treta de Cristiano

Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Cheesecake de Nutella, do Gardênia
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Suflê de queijo gruyère, do Marcel

 

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.