Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

D.O.M., de Alex Atala, continua entre os 10 melhores restaurantes do mundo pelo ranking 50 Best

Acabou agora a premiação do The World’s 50 Best Restaurants, promovida pela revista inglesa Restaurant. No topo do ranking, pela segunda vez aparece o espanhol El Celler de Can Roca — já havia ganhado em 2013. O chef Joan Roca, que trabalha junto com os irmãos Jordi e Josep , esteve em São Paulo dois anos atrás, justamente quando […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 16h23 - Publicado em 1 jun 2015, 20h43
Comemoração: os irmãos Jordi, Joan e Josep Roca posam para fotos do prêmio (Divulgação 50 Best)

Comemoração: os irmãos Jordi, Joan e Josep Roca posam para fotos do prêmio (Divulgação 50 Best)

Acabou agora a premiação do The World’s 50 Best Restaurants, promovida pela revista inglesa Restaurant. No topo do ranking, pela segunda vez aparece o espanhol El Celler de Can Roca — já havia ganhado em 2013. O chef Joan Roca, que trabalha junto com os irmãos Jordi e Josep , esteve em São Paulo dois anos atrás, justamente quando conquistou o prêmio pela primeira vez. Pura simpatia, Roca participou da festa de premiação da edição VEJA COMER & BEBER como convidado especial. Também fez uma visita por vários lugares da cidade com uma feira livre e o Bar da Dona Onça, como você pode ver clicando aqui.

+ Eataly: um tour em vídeo

Voltando a Londres, a sede do 50 Best, a eleição com jurados do mundo inteiro teve como segundo colocado a Osteria Francescana, uma casa em Modena com comida esplêndida, comandada por Massimo Bottura. Certamente, uma das refeições mais memoráveis que já fiz foi nesse restaurante de culinária italiana moderna. O terceiro colocado foi justamente o Noma, que caiu do primeiro posto, ocupado no ano passado e em edições anteriores.

Atala: jantar com dois colegas de origem oriental, o japonês Hassegawa, e o pernambucano Saburó (Foto: Rubens Kato)

Atala: D.O.M. vai da sétima para a nova colocaçaõ  (Foto: Rubens Kato)

Continua após a publicidade

Do Brasil, o D.O.M., de Alex Atala, continua entre os 10 primeiros colocados, mas baixou do sétimo para o nono lugar. Neste ano, Atala não compareceu à cerimônia, como havia feito anualmente. Outro restaurante paulistano representa o país no ranking. É o também contemporâneo  Maní, com receitas dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo.

Sobre a lista, um observação. Estive na capital do Peru em novembro do ano passado. Entre os restaurantes que visitei, estava o Central, quarto colocado na lista divulgada hoje. Havia provado a comida de Virgilio Martinez, do Central, no Epice, de Alberto Landgraf. Naquela noite, os dois cozinheiros prepararam um jantar a quatro mãos. Foi ótimo. Claro que quando visitasse Lima, o Central seria um lugar obrigatório.

Tristeza o jantar, do qual restou a lembrança do preço — muito caro  para o que foi oferecido — e de um garçom indignado, me intimando a responder porque não comi alguns dos pratos. A decepção da noite foi o valle dos andes, uma receita completamente sem graça composta de um abacate assado num molho verde com kiwichua (parente da quinoa) e pó de beterraba.

Os 10 primeiros colocados

1. El Celler de Can Roca, Girona,Espanha
2. Osteria Francescana, Modena, Itália
3. Noma, Copenhage, Dinamarca
4. Central, Lima, Peru
5. Eleven Madison Park, Nova York, EUA
6. Mugaritz, San Sebastián, Espanha
7. Dinner by Heston Blumenthal, Londres, Reino Unido
8. Narisawa, Tóquio, Japão
9. D.O.M., São Paulo, Brasil
10. Gaggan, Bangcoc, Tailândia

+ Entrevista com o estrelado chef americano Mario Batali, sócio do Eataly
+ Chef americano Mario Batali, sócio do Eataly, explica a polêmica no Maní
+ Receita: pudim de leite, do chef Alberto Landgraf

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.