Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O tradicional Don Curro tem novo comando

Não, os fãs não precisam ficar preocupados. O tradicional restaurante espanhol Don Curro, em Pinheiros, tem um novo-antigo-dono. Depois de um período de turbulência na administração do estabelecimento inaugurado em 1958 por seus pais, o toureiro Curro Rios Dominguez e a cozinheira Carmen Escalona Garcia, os irmãos José Maria e Rafael Rios resolveram se separar. Não sem certa […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 18h02 - Publicado em 11 abr 2015, 02h55
Paella: prato campeão de pedidos que fez a fama da casa (Foto: Mario Rodrigues)

Paella: prato campeão de pedidos que fez a fama da casa (Foto: Mario Rodrigues)

Não, os fãs não precisam ficar preocupados. O tradicional restaurante espanhol Don Curro, em Pinheiros, tem um novo-antigo-dono. Depois de um período de turbulência na administração do estabelecimento inaugurado em 1958 por seus pais, o toureiro Curro Rios Dominguez e a cozinheira Carmen Escalona Garcia, os irmãos José Maria e Rafael Rios resolveram se separar. Não sem certa batalha fraterna, muito comum entre familiares pelo comando de um mesmo negócio.

+ A briga dos irmãos Rios

A dupla de manos rompeu a parceria em 18 de março, data da celebração do contrato de dissolução societária. “Tudo é nosso, o Rafael não tem mais nada”, comemora José Maria, exultante com o acordo firmado. Com a saída do irmão, o empresário passou a ter 75% do restaurante. Os 25% restantes pertencem a suas duas irmãs, Carmen e Isabel, que não participam da administração. “Rafael não pode usar o nome Don Curro e nem Marcas de Espanha, nossa importadora de vinhos e outros produtos espanhóis.” José Maria lembra que o irmão continua sócio no imóvel-sede do restaurante que ocupa um terreno de 1.300 metros quadrados, hoje cobiçado por empresas da construção civil. Rafael deve se dedicar a administrar o restaurante Aragon, no Jardim Paulista, do qual é sócio junto com o filho Fernando.

+ Receita: paella Don Curro

Continua após a publicidade
Sabrina com o pai, José Maria Rios: terceira geração de uma mesma família (Foto: Arnaldo Lorençato)

Sabrina com o pai, José Maria Rios: terceira geração de uma mesma família (Foto: Arnaldo Lorençato)

O restaurateur começa a por em prática algumas mudanças. A primeira delas é a música ao vivo tipicamente espanhola todos os dias no jantar no espaço do bar. A noite de estreia será em 29 de abril, sempre a partir da happy hour. Também será incentivado o consumo de tapas, os petiscos típicos, acompanhados de uma seleção de coqueteis, cujo cardápio pode ser conferido no fim desta nota. Inclui pedidas como o croquete de presunto cru, a tortilha de batata e a lula à dorée.

O próximo passo é a montagem do bufê Don Curro. “Com nossa expertise, faremos jantares e festas na casa dos clientes. Basta pedir que mandamos pratos como a paella para serem servidos por funcionários da nossa equipe”, explica José Maria. Ele também avisa que estão montando uma peixaria no restaurante. A ideia é vender pescados frescos como linguado, além de camarão e outros frutos do mar.

Numa terceira etapa, encontra-se a remodelação do menu. Ops! Os amantes dá paella, porém, não precisam ficar aflitos. Ela continuará exatamente como é. “Estamos montado um cardápio com opções mais leves e individuais”, adianta Sabrina Rios, agora braço direito do pai no negócio. “Queremos inovar, mas mantendo a tradição, a excelência Don Curro“, pontifica José Maria. E caso o imóvel venha a ser vendido, José Maria pretende transferir o Don Curro para outro endereço, preferencialmente em Pinheiros, mas em um imóvel bem menor.

Continua após a publicidade

Confira o cardápio do bar do Don Curro:

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 50%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

+ Receita: il vero fettuccine Alfredo
+ Exclusivo: Ana Paula Padrão conta detalhes do próximo MasterChef

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.