Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Abril em Portugal está de volta

Tal qual a fênix, o Abril em Portugal volta à vida. Impressiona o fato de que o restaurante luso funcionará no mesmo local, o número 47 da Rua Caio Prado, entre as ruas da Consolação e Augusta, depois de um hiato de mais de quinze anos de seu fechamento. A partir desta segunda (8), deve […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 19h44 - Publicado em 7 dez 2014, 08h58
Abril em Portugal: a casa original fechou em 1998, depois de trinta anos de história

Abril em Portugal: a casa original fechou em 1998, depois de trinta anos de história

Tal qual a fênix, o Abril em Portugal volta à vida. Impressiona o fato de que o restaurante luso funcionará no mesmo local, o número 47 da Rua Caio Prado, entre as ruas da Consolação e Augusta, depois de um hiato de mais de quinze anos de seu fechamento. A partir desta segunda (8), deve receber a clientela em soft opening apenas para o almoço.

+ Carlos Bertolazzi detona bolo de churros
+ MasterChef adianta episódios finais
+ Ex-MasterChef Cecilia cozinha no La Cocotte

Desaparecido depois de uma longa crise na qual viu minguar por completo seu público, o primeiro Abril em Portugal (nome de um famoso fado) teve uma longa história. Como muitas casas lisboetas do Chiado, bairro boêmio da capital portuguesa, foi montado como um ponto de encontro dos amantes do fado.

+ Conheça os cannoli sobre rodas

De acordo com a atual administração, a inauguração da casa original foi 12 de dezembro em 1968. Por isso, a abertura oficial está marcada para essa mesma data, a próxima sexta.

Continua após a publicidade

Endereço de alma noturna, o Abril em Portugal teve como fundador o poeta e letrista Luis Campos. Suas portas se abriam somente no fim da tarde para a happy hour, entre 18h e 20h. Depois desse horário, começava o serviço do jantar. Apresentações musicais faziam com que seu salão estivesse sempre lotado.

Vendido pela primeira vez em 1972, o restaurante passou pelas mãos de vários proprietários até 1998, quando fechou definitivamente. Foram três décadas de história.

+ Receita: feijoada do Esquina Mocotó

Grandes nomes da canção portuguesa radicados na cidade, entre eles Dan Félix e Glória de Lourdes, encantavam o público que lotava o salão decorado com azulejos típicos, resgatados agora depois de dois meses de reforma e transformados no logotipo do restaurante.

+ 10 pizzarias de dar água na boca

Continua após a publicidade

Os atuais proprietários pretendem recuperar a atmosfera do restaurante com sugestões clássicas da culinária lusa. Não faltam os bolinhos de bacalhau, assim como novos pratos. Um deles é o embuçado de leitão e bacalhau, uma versão do escondidinho preparada com as duas carnes, o peixe e porco cobertos pelo purê feito com batatas cozidas na própria água do bacalhau.

Neste primeiro momento, abrirá entre quinze para meio-dia e três da tarde. O Abril em Portugal fica Rua Caio Prado, 47, Consolação, tel. 3259-2174 e 3159-0101.

Há a promessa de organizar seu primeiro  réveillon.

A conferir.

+ Teste: Paçoquita versus Nutella

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.