Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Repercussão da morte de Giovanni Bruno entre os leitores do blog e nas redes sociais

Um dos restaurateurs mais queridos da cidade, o italiano Giovanni Bruno morreu no dia 26. Fundador da cantina Il Sogno di Anarello, ele conquistou anônimos e famosos pela contagiante amabilidade com que recebia a clientela e sobre ele escrevi uma matéria publicada na revista desta semana. Personagem singular, o Anarello ou Giovà, como era chamado […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 21h04 - Publicado em 30 ago 2014, 13h02
Erick Jacquin

O comentário do chef Erick Jacquin no Instagram

Um dos restaurateurs mais queridos da cidade, o italiano Giovanni Bruno morreu no dia 26. Fundador da cantina Il Sogno di Anarello, ele conquistou anônimos e famosos pela contagiante amabilidade com que recebia a clientela e sobre ele escrevi uma matéria publicada na revista desta semana.

Personagem singular, o Anarello ou Giovà, como era chamado pelos amigos, nem deixava os clientes escolherem os pratos. Ele mesmo fazia os pedidos. Sua morte, em 26 de agosto, a última terça, motivou uma série de comentários emocionados dos leitores do blog. Foram mais de trinta. Registro as mensagem recebidas até a noite de ontem aqui. Também montei uma galeria de fotos com a repercussão nas redes sociais dos frequentadores célebres. Está no fim do post.

+ Morre Giovanni Bruno, um dos pilares da cozinha cantineira paulistana

+ Alex Atala prepara jantar com o chef Zaiyu Hasegawa, do estrelado Jimbocho Den, de Tóquio

O primeiro comentário é do chef Erick Jacquin e sua mulher, Rosangela Meneses:

Continua após a publicidade

Eu tive o prazer de conhecer esse artista que me fez passar momentos maravilhosos e inesquecíveis!

Wilson Felipe

Tantas vezes fui ao Restaurante do Giovanni, que contribuiu muito com a gastronomia de sp

Fernanda Ferreira

Não era um ser comum: era puro coração, alegria, fraternidade. Só quem conheceu esse ser maravilhoso pode sentir agora a dor da perda.
Descanse em paz querido Giovanni!

+ Saiba todos os detalhes da abertura do primeiro Red Lobster paulistano

+ Tudo sobre o teste da Paçoquita versus a Nutella

Continua após a publicidade

Regina Celia Akahoshi

Amigo meu e de meu falecido marido nos conhecemos no Gigetto anos atrás e frequentamos Il Sogno sempre. Vou sentir sua falta meu amigo. Descanse em paz quem muito fez pelo nosso prazer.

Paulo Sangiuliano

O que eu admirava nele e sua esposa e filha era a simplicidade, pois sou vizinho aqui no Moinho Velho, Ipiranga, de onde ele nunca saiu e sempre com o sorriso com as pessoas mais simples. Ficam meus sentimentos para dona Cecilia e a Solange, sua filha, e seus netos e todos os familiares que moram no mesmo bairro.

+ Receita: cheesecake de Nutella

+ Restaurante francês com cozinha de bistrô faz refeição completa a 34,50 reais

Continua após a publicidade

Sabrina Esteves

O Anarello que me ensinou que a vida são MOMENTOS e que o melhor de tudo é ser um jardineiro, foi meu padrinho, padrinho da minha filha Bianca e colocou o nome no meu 3o. filho: Brunno, é claro! Este é o AnarelloIl Sogno!

Jurema Campos Dantas

Tive como milhares de clientes o privilégio de saborear mais que os deliciosos pratos oferecidos no Gigetto, no Il sogno… Tive o prazer maior da vaidade feminina enaltecida por esse eterno e meigo menino de Salerno, que tornava toda mulher uma rainha assim que adentrasse seus restaurantes. Hoje, São Paulo perde um dos filhos mais apaixonados e com ele parte também muito do brilho, da delicadeza e da fidelidade com que nos acostumou. Certamente,o sonho de um Anarello não se acaba e as flores que ele ofertava não perderão a beleza jamais.

Jamil Aun

O nome de meu restaurante , Giardino foi dado pelo Giovà, amigo companheiro e incentivador, ensinamentos que da um livro de tantas histórias. Eu e Cecilia Aun deixamos nossos abraços e orações para Dona Cecilia , Solange e netos que ela tanto amava. hoje São Paulo perdeu parte da historia viva da cidade.não só os amigos mas o ramo de restaurantes está de luto. SAUDADES, A VIDA SÃO MOMENTOS.

+ 10 pizzarias com redondas de dar água na boca

Continua após a publicidade

+ Aprenda a fazer o tiramisu original. É  bico!

Oswaldo Puertas Hernandes

Querido Giovanni que em seu livro disse que a vida é feira de momentos, nos deixa hoje momentos de saudades e tristeza. Vá em paz e que Deus lhe acolha no Céu.

Ana Paula Lenci e José Henrique Lenci

A família Gigetto está de luto. Querido amigo que sempre nos trouxe a sua alegria, carinho e respeito pela história que ajudou a construir! Sentiremos falta de ouvir os seus ‘causos’ passados no Gigetto… Continuará sempre vivo em nossos corações! Nossos sentimentos à família.

Celso B Camargo

Uma perda para todos nós amantes da culinária italiana,que ele tão bem representava, meus sentimentos à família.

Continua após a publicidade

+ 50 menus executivos por até 50 reais

+ Conheça o restaurante com a mais bela vista de São Paulo

Maria Aparecida Honorato

A primeira vez que ouvi a frase “a vida são momentos”, foi de uma pessoa especial na minha vida, Paulo, em um momento especial. Um dia, ele me falou que iria me levar para conhecer alguém muito especial, Giovanni Bruno. Foi amor a primeira vista, ao primeiro prato saboreado. E isso virou sinônimo de algo especial, comemorar o aniversário dos filhos, celebrar, levar os amigos para conhecê-lo. Meus filhos também se apaixonaram por ele. O Victor o chamava de meu mestre, cumprimentava-o com beijo. A Michelle foi morar na Austrália, ganhou um prato dele para decorar sua cozinha e, mesmo assim, ficava com ciúmes quando íamos no Il Sogno sem ela. Giovanni, vc não sabe a falta que vai fazer nas nossas vidas! Esse ė um “momento” que não gostaria de viver. Vamos continuar te amando, em “momentos” que somente seres especiais como você entenderão.

Renata Borelli

Profundamente triste…. Uma pessoa especialíssima que jamais existirá , tive o prazer e privilégio de conhecer e saborear suas maravilhosas receitas desde pequena com meus pais, esperamos muitas vezes dentro da cozinha beliscando um parmesão de primeira e o vendo cozinhar e atender como ninguém … E depois ficávamos a critério dele na escolha dos pratos que são os melhores que já provei ( minha saudosa vovó Donatella que não me ouça ) e na saída ,a surpresa , ele mandava colocar no nosso carro todos os pratos que havíamos comido e o nosso almoço do dia seguinte era só alegria…. Muitas saudades desse homem incrível com uma história mais incrível ainda …deixa um legado lindo pra nossa cidade e nosso país! Foi embora no dia do aniversário do nosso palestra! Meus sentimentos a família !

Romolo Roma

Triste sina… e bem no dia do centenário de uma de suas grandes paixões. Perdeu o Brás….a Moóca…o Bixiga…perdeu Sampa e o Brasil…..e agora que vinha setembro e ele adorava participar da festa de San Gennaro, assim como em maio ia na de Casaluce, etc…e “eu” estava sempre a postos nelas pronto a atende-lo, brincar , falar do parmêra, e até aproveitar a carona que sempre fazia questão de me oferecer….foi-se um gde. homem…..sua “imagem” naquele programa do “Globo repórter” de 3 décadas atrás…. Foi lindo após “uma vida” nova no Brasil (longos e longos anos) volta a sua cidadezinha Casalbuono e encontra seus pais vivos lá, assim como a muitos amigos deixados no tempo…..Lindo coração, pessoa, harmonioso em tudo, e sempre ativo na arte de querer e atender bem. Fica a saudade e um sempre “Sogno di Anarello

+ Descubra cinco restaurantes mundo afora com visuais de ofuscar a retina

+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo

Karlla Regina

Todo ano era costume comemorar o aniversário do meu pai, em dezembro, com um jantar no Giovanni – ano passado mesmo foi um deles……..uma pessoa simples, que preparava cada comida maravilhosa, um sorriso franco, amoroso, gente boníssima……vai deixar saudades………Descanse em paz.

Marco Zarif

Jantar lá não era somente simples jantar , como se tem em tantos outros restaurantes bem mais requintados… Jantar ali era celebrar a vida, era ser feliz, era uma satisfação pessoal, sempre era bom , não tinha como não ser! Saudades grande Giovanni! Com a tua chegada, o céu está em festa ! Daqui a pouco prepare um banquete como só você sabe fazer. Prepare aí pro pessoal de cima as tuas saladas gigantes, feitas com a mão, com aqueles tomates maravilhosos que somente se encontrava na tua casa, com a escarola fresquinha, e com tantas outras coisa gostosas que só você sabe como fazer! Depois faz eles comerem com a mão como você fazia comigo e com meu pai! Um beijo Giovanni, saudades imensas!

Marisa Protti

Há 47 anos conhecia Giovà, era assim que chamávamos. Ainda no Gigetto, e de lá até hoje, nunca havíamos nos distanciados! Todos meus filhos foram abençoados por Giovà! Grande Pai, grande Irmão, grande Amigo. Hoje nos despedimos dele, e a dor da despedida ficou gravada em nossos corações! Que o Mestre Jesus esteja com Giovà, nesse retorno à PÁTRIA ESPIRITUAL, onde encontrara tantos amigos que aqui na terra, sempre estavam juntos! Hoje, os Anjos que acompanharam estão cheios de LUZ, e nós e seus familiares que aqui ficamos,temos nossos corações transbordando de saudades!! Fique em Paz nosso Irmão Giovà!

+ Ranking com os melhores rodízios de comida japonesa de São Paulo

+ Quer saber onde almoçar ou jantar? Veja a lista de restaurantes selecionados

Franco Garisto

Um outro grande imigrante, que com à sua laboriosa experiência e vontade, contribuiu a fazer conhecer no mundo à imagem de grande cidade cosmopolita São Paulo. Que descanse em paz, acho que sará sempre lembrado pelo carinhoso povo Paulistano.

Clóvis Costa

Que notícia triste! Usufruí muitas vezes dos bons pratos e cortesia servidos por este italiano carinhoso e primoroso.

Cristiniana França

Olá Familia e amigos meus sentimentos , Giovanni descanse em paz … eu ouve uma homenagem do Cesar Filho a respeito do Giovanni Bruno eu chorei fiquei emocionada , como o Giovanni era gente bacana para com todos fico feliz em Saber .. Gente Deus abençoe vcs todos e muita força … um dia eu vou ao restaurante de vcs.

+ Leia entrevista com Alex Atala sobre o livro D.O.M. Redescobrindo Ingredientes Brasileiros

+ Para bancar o chef: as receitas de VEJA SÃO PAULO

Sonia Pires

Minha gratidão por tantos anos de maravilhosa comida… Frequento seu restaurante há mais de 20 anos….Vai em Paz… realizado!!!

Sergio Fumo

Tristeza profunda pela irreparável perda desse ser humano maravilhoso. Eram mãos de fada preparando os deliciosos pratos de uma culinária única. Saudades desse ilustre palestrino.

Denise Hebling

A história de SP e dos italianos que fazem dessa cidade a Itália eterna em suas cantinas perde um dos seus grandes personagens, empreendedor, amoroso, único!!! um abraço fraterno a familia… meus sentimentos

Solange Souza

Giovanni Brunno sinônimo de alegria, disposição, entusiasmo e muitos momentos especiais… aprendemos com ele, que a vida são momentos e momentos inesqueciveis que passamos ao lado dele. Homem íntegro, caráter ajustado, honesto, trabalhador e sempre pronto a ajudar… jamais te esqueceremos..

Ana Lúcia Sampaio Gomes

Também tive o enorme prazer de conhecer o Sr. Giovanni Bruno, um Homem de grande generosidade. Com certeza DEUS está aguardando por ele. Meus sentimentos à família.

Maria Margareth de Oliveira

Um gênio, pessoa da melhor qualidade, fazia da cozinha um atelier onde com criatividade, humor, prazer esculpia suas obras “Maravilhoso”nada que se fale é suficiente!!! Vai em paz “Mestre”.

Luiz Antonio Giunti

Como bom descedente de italiano, também o conheci. Ele fazia questão de temperar a salada na mesa na frente do cliente. Meu noivado foi comemorado na cantina Giovanni Bruno, que era na rua Martinho Prado e comemos o famoso capelete a romanesca. Isso foi em 1975. Conheci também Il Sogno di Anarello. Uma pena.

Alexandre Badú

Literalmente o Rei da Massas. Lembro dele cozinhando no programa do falecido Airton Rodrigues e Lolita o Clube dos Artistas. Que descanse em Paz!
Deixo aqui um link de um video que montei sobre massas, ” como uma pequena homenagem à esse mestre Giovanni Mruno” https://youtu.be/vGrcVbzI7I4

Gisele Schiavetti

Sinto muito… :( Várias vezes fizemos tantas comemorações nesse restaurante… Ele era o máximo!

Leila Denise

Tive a honra de conhecer esse grande homem, cheio de alegria, humor e solidariedade. Meus sentimentos a família!!

Angela Ued

Fiquei triste gostava muito dele apesar de não te-lo conhecido pessoalmente, inclusive o nome do meu filho também é Giovanni Bruno.Meus sentimentos aos seus.

Marcelo Lico

Este ano está difícil. Só gente boa está indo. E os ruins ficando…

Eurides Santiago

Muito triste com a morte do Senhor Giovanni !!! Trabalho para seu restaurante há mais de dez anos ele sempre muito gentil. Meus sentimentos aos seus familiares. Não sei se seus familiares vão da continuidade a sua belíssima história. Seria a forma de manter presente na memoria de todos os paulistano o senhor Giovanni Bruno.

 Maria Ines Martins

Sr. Giovanni Bruno ficará para sempre em nossos corações, eterno amigo exemplo de amor ao trabalho, carinho ao próximo e alegria!

Marcia Domingues Pinto

Quantas noites de alegrias passamos em seus restaurantes! Ele era o charme, a finura e simpatia que tanto alegrava a todos!!! Com certeza esta sereno e em bom lugar!…valeu, Giovanni Bruno!!!!

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

A mensagem completa de Cesar Filho no Twitter:

Que saudade eu vou sentir de você, #GiovanniBruno!!! Que falta você vai fazer na vida de tantas pessoas. Muito obrigado por tudo!!! Como você sempre disse, “A vida é feita de momentos..” E quantos momentos felizes eu pude compartilhar ao seu lado!!! Em nosso último encontro, pude falar da importancia que você teve em minha vida, pude agradecer sua generosidade e bondade, pude falar da minha admiração por você e de como você era especial. Suas lágrimas me fizeram chorar. Você me presenteou com uma rosa branca, nos abraçamos e aquela seria nossa despedida final. Como se fosse uma cena do roteiro de um filme. Na vida real, com sua humildade, você sempre foi protagonista. Torcedor do Palestra Itália, você escolheu a data do centenário do Palmeiras para se despedir de nós. Descanse em PAZ, amigo Giovanni!!! Un bacione!!! #RipGiovanniBruno

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.