Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Ivan Ralston, herdeiro do Ráscal, abrirá o Tuju

O nome raro pode soar estranho aos ouvidos: Tuju. Mas é o mesmo de uma ave encontrada no continente americano, entre a Argentina e o México – e espalhada por muitas cidades brasileiras, já que vive também nas áreas urbanas. Por causa dos hábitos noturnos, o tuju tem algo em comum com a coruja. Só […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 21h49 - Publicado em 4 jun 2014, 21h46
Ivan Ralston: estreia como chef e restaurateur

Ivan Ralston: estreia como chef e restaurateur (Foto: Bruno Geraldi/Noz-Moscada)

O nome raro pode soar estranho aos ouvidos: Tuju. Mas é o mesmo de uma ave encontrada no continente americano, entre a Argentina e o México – e espalhada por muitas cidades brasileiras, já que vive também nas áreas urbanas. Por causa dos hábitos noturnos, o tuju tem algo em comum com a coruja. Só mostra a plumagem depois que o sol se põe.

+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo

+ 50 menus executivos por até 50 reais

+ Ranking com os melhores rodízios de comida japonesa de São Paulo

Continua após a publicidade

+ Quer saber onde almoçar ou jantar? Veja a lista de restaurantes selecionados

+ Para bancar o chef: as receitas de VEJA SÃO PAULO

Bem, todo esse prólogo é para dizer que esse pássaro dá nome ao restaurante de estreia do chef Ivan Ralston, 28 anos, nascido também Bielawski. Entenda-se: ele é filho do casal Liane Ralston e Roberto Bielawski, sócios da premiada rede Ráscal. Antes de se aventurar em voo solo, Ivan trabalhou com Helena Rizzo, no Maní, por quase dois anos. Depois passou uma temporada de cinco anos fora do Brasil. Na Espanha, integrou a equipe de Andoni Luis Aduriz, no arrojado Mugaritz, em Renteria, próxima a  San Sebastián. No Japão, teve uma passagem pelo Ryugin, de Tóquio, especializado em kaisekis, as clássicas degustações servidas de forma moderna.

Enquanto o restaurante não fica pronto, Ivan vem usando como base provisória a cozinha do Ráscal da Leopoldo Couto de Magalhães, no Itaim. O cardápio do Tuju será em estilo contemporâneo. “Nosso foco é o produto, não a técnica”, explica o chef. “Com certeza, o menu tem influência dos restaurantes que trabalhei, porque me formei neles. Será algo muito diferente do que existe em São Paulo.”

Continua após a publicidade
Projeto do restaurante: fachada envidraçada com muita entrada de luz (Arquiterura: Vapor 324 e Garupa)

Projeto do restaurante: fachada em policarbonato com muita entrada de luz (Arquitetura: Vapor 324 e Garupa)

Por causa de atraso nas obras, a inauguração do Tuju está prevista apenas para segunda quinzena de julho. No restaurante, Ivan tem seis sócios, dois deles dedicados à operação da casa: a gerente-geral Márcia Cavalieri (ex-Ráscal) e Thiego Montiel, que cuidará do salão, atividade desenvolvida por ele anteriormente como gerente do Spot. O time se completa com os investidores Luisa Bielawski Carracedo (irmã de Ivan), Rodrigo Testa e Daniel Simonsen Allegro.

“Foram 3 milhões de reais no total para montar tudo”, conta Ivan. “Teremos uma horta dentro do restaurante e produziremos a maioria das folhas que utilizaremos. O prédio funciona como uma estufa.” O cultivo de hortaliças no restaurante-estufa é uma parceria com a empresa Ervas Finas.

O Tuju está localizado na Rua Fradique Coutinho, 1248, Vila Madalena, tel. 2691-5548. Por enquanto, não tem telefone. Para quem quiser se localizar melhor, o Tuju fica vizinho ao AK Vila, da chef Andrea Kaufmann.

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.