Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Comer & Beber 2013-2014

Participo do “Comer & Beber” desde a primeira edição. E já são dezessete no total. Quando olho todos os exemplares em minha mesa na redação, sinto um misto de orgulho e satisfação. Desde a revista pioneira, publicada em 1997, há uma dedicação em escolher para o leitor o que há de melhor na cidade para […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 23h51 - Publicado em 19 out 2013, 15h19

Participo do “Comer & Beber” desde a primeira edição. E já são dezessete no total. Quando olho todos os exemplares em minha mesa na redação, sinto um misto de orgulho e satisfação. Desde a revista pioneira, publicada em 1997, há uma dedicação em escolher para o leitor o que há de melhor na cidade para comer, beber, petiscar…

+ Confira o especial Comer & Beber na íntegra

+ A festa de entrega de entrega do troféu “Comer & Beber” teve a especialíssima presença de Joan Roca, sócio e chef do restaurante número 1 do mundo, El Celler de Can Roca

Não se trata de uma lista qualquer. O “Comer & Beber” é a maior e a melhor seleção de endereços gastronômicos de São Paulo.

O que faz a diferença nessa seleção é não haver uma única indicação do “Comer & Beber” que não tenha sido visitada de maneira anônima e com a conta pagas por VEJA SÃO PAULO. Esse cuidado torna a edição anual, derivada do trabalho feito semanalmente pela equipe de críticos da revista, tão aguardada pelo leitor. Ele sabe que tem nas mãos ou ao acesso de um clique o guia mais confiável da cidade, com todos os endereços rigorosamente testados.

Continua após a publicidade

Diferentemente dos outros anos, desta vez não houve votos de jurados convidados. A escolha foi feita pela equipe de especialistas de VEJA SÃO PAULO, composta por Helena Galante, Luiz Ligabue, Sophia Braun e Marcelo Cobra, além do autor deste post. Outra coisa inédita, temos agora o campeão mais o segundo e o terceiro colocados.

Além disso, a edição deste ano supera todas as outras com seu visual surpreendente. Está demais! Sei que direi a mesma coisa quando sair a de 2014-2015, mas é assim mesmo. Temos de nos desafiar sempre e fazer melhor, muito melhor.

Há ainda a versão online na qual dá para passar horas navegando e a revista no formato eletrônico para tablet. Nas duas, o leitor encontra extras maravilhosos como um mapa virtual dos campeões em todas as categorias de restaurantes, bares e comidinhas. Também poderá se entreter com vídeos. Em um deles, o leitor pode acompanhar os bastidores de como a revista é feita (clique aqui) e de minha rotina diária e dos demais críticos. Tem também uma entrevista que fiz com Jefferson Rueda, o chef do ano (clique aqui) e o perfil da personalidade gastronômica — Toninho Buonerba, o inventor do polpettone — (clique aqui) que são shows.

São tantas as novidades e surpresas que destaco duas de alma feminina: pela primeira vez duas mulheres são escolhidas para categorias que só homens tinham vencido até agora. Sommelière do ano,  Gabriela Monteleone mostra que pouca gente entende de vinhos como ela, e Maria Helena Guimarães prova que é uma mulher de forno, fogão e negócios ao arrebatar do título de restauratrice.

Depois de ver tudo isso, você entenderá porque acho meio doida uma pergunta que, às vezes, ouço de amigos e de pessoas às quais sou apresentado: “Você não enjoa de visitar tantos restaurantes para o ‘Comer & Beber’?”, seguida de outra: “Isso não cansa?”

Continua após a publicidade

Não, não enjoo. Como não gostar de um trabalho tão fantástico? Anos atrás, uma equipe de TV entrou em contato comigo para fazer uma matéria sobre o melhor trabalho do mundo. E é mesmo.

Claro que ao longo do ano, entro em muitas roubadas. Há um grande número de restaurantes que visito e não entra na revista. São casas que não passam nos rígidos critérios de avaliação. Isso cansa mais porque é um investimento de tempo e dinheiro que não se reverte em benefício para o leitor. Mas o objetivo é esse mesmo: vou antes para que você se dê bem. E assim com toda a equipe de críticos da revista.

Para mim, o grande barato de sair para almoçar ou jantar quase todos os dias é descobrir um prato que surpreende o paladar de quem aguarda a revista a cada fim de semana. Pode ser uma receita ousada ou uma sugestão clássica. Nos dois casos, só importa que estejam benfeitas, equilibradas.

É um prazer poder dividir tudo isso com você. A edição “Comer & Beber” que chega a partir de hoje às casas dos assinantes e encontra-se nas bancas, nos tablets e no nosso portal dá água na boca, um baita apetite. Saboreie!

Pensa que acabei? Não mesmo! Quero dar parabéns a todo mundo que trabalhou tanto e com tanto afinco — e não foi pouca gente, não — para tornar esta edição tão boa. Aquele abraço!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.