Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

La Pastina assume a direção do Eat… Empório Restaurante

Um dos mais bem-sucedidos importadores de vinhos e alimentos finos do país, dono da empresa com seu sobrenome e da divisão de rótulos finos World Wine, Celso La Pastina assumiu a direção do Eat… Empório Restaurante no dia 20 de março.  Junto dos sócios, o chef Manuel Coelho e o administrador Abílio Gurgel, o empresário […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 11h07 - Publicado em 6 abr 2013, 01h41

Celso La Pastina: controle do complexo gastronômico e planos de expansão (Foto: divulgação)

Um dos mais bem-sucedidos importadores de vinhos e alimentos finos do país, dono da empresa com seu sobrenome e da divisão de rótulos finos World Wine, Celso La Pastina assumiu a direção do Eat… Empório Restaurante no dia 20 de março.  Junto dos sócios, o chef Manuel Coelho e o administrador Abílio Gurgel, o empresário entrou de cabeça na gestão do complexo gastronômico composto de restaurante, café-confeitaria, padaria, bar de cervejas, adega com bar de vinhos, feira orgânica, livraria e loja de utensílios de cozinha. O empresário explica que seu principal foco será o restaurante. Também fala da chegada à cidade do Eataly, que inspirou a montagem do Eat…

Confira a entrevista:

O que mudou no restaurante?

O almoço continua um sucesso pelo sistema de autoatendimento. Pretendemos reforçar o jantar com um cardápio mais vasto criado pelo Manuel [Coelho]. Continuará com clima informal, mas mais gastronômico. Em dezembro, lançamos o sushibar. Estava funcionando em soft opening só na happy hour e no jantar. Agora, estamos servindo comida japonesa também o almoço, sempre preparada pelo sushiman Bruno Teramoto. Também vou melhorar o serviço. Quero que se torne um lugar para celebrações e eventos.

Quando começou a fazer grelhados na televisão de cachorro?

Começamos três fins de semanas atrás. Um sucesso, pois é uma televisão diferente, que não conhecia. Tem prateleiras redondas que giram em vez dos espetos. Nela, podemos fazer todo tipo de carne: frangos, galetos, costelas, pernis e paletas. Antes, essas opções são preparadas primeiro pelo sistema sous-vide [embaladas com a marinada a vácuo em embalagem plástica e depois cozidas] e só então vão para a grelha.

Continua após a publicidade

Qual a importância do sous-vide nesse processo?

É o nosso diferencial. Conserva as características da carne e a maciez. Depois de pronta, pode ser mantida na geladeira por três semanas em refrigeração ou seis meses no congelador. Com essa facilidade, é possível fazer um jantar e se tornar um “grande chef”. Além do mais, por praticidade ,o cliente que for fazer o almoço no domingo, por exemplo, pode passar qualquer dia na loja e deixar a peça na geladeira de casa. ~É só dourar. Fica pronta entre quinze e vinte minutos dependendo do tipo de carne.

Quando pretende ativar o bar de vinhos?

Em breve. No máximo, em quinze dias. Faremos um trabalho forte tanto no almoço quanto na happy hour e no jantar. Teremos muitas opções em taça, conservadas nas máquinas Enomatic. Também promoveremos muitos wine-dinners.

Quais são os vinhos mais comprados para levar para casa?

Tem mais saída o francês Côte du Rhone Perrin, o argentino Andeluna Malbec, o chileno Emiliana Adobe, e os italianos Cecchi La Mora Morellino di Scansano e  Farnese Montepulciano d’Abruzzo em garrafa Magnum.

Continua após a publicidade

Você comprou a Enoteca Fasano em de outubro de 2011. Até quando continuará usando a marca na fachada de suas lojas?

Este é o ultimo mês.

O que pensa da chegada a São Paulo do Eataly, fonte de inspiração para o Eat?

Acho muito bom, pois ajuda a divulgar o conceito, que é uma “Disneylandia” gastronômica e tem como maior diferencial das lojas tradicionais a possibilidade de se experimentar tudo no local.

Pretende replicar o Eat em outras cidades? Quais?

Sim, porque não? Como dizem os sócios da Ambev, não vale a pena pensar pequeno. Mas isso só a médio e longo prazo.

Continua após a publicidade

Qual a importância de uma importadora como a sua estar presente no varejo com lojas próprias?

É muito importante. O Eataly começou somente como varejista e hoje é dono de vários fornecedores: massa, vinho, conservas e etc. É a chance de gerar experimentação, que para mim é o melhor marketing nesse tipo de negócio.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.