Postado em 01/09/2012 por Arnaldo Lorençato
11 comentários | Comente

O empresário Max Abdo estreia como chef de cozinha

Fachada do restaurante ainda em obras: investimento de 800.000 reais (Foto: Luciana Ferraz)

Ex-sócio da Niasi e hoje membro do conselho da empresa de cosméticos, Max Abdo ingressou no mundo da gastronomia na década de 90. Ele abriu, em 1996, o charmoso restaurante Ficcus, nos Jardins. No ano seguinte, transformou o ponto no Max Botequim de Comidas, que funcinou até 2000. O ex-executivo paulistano, de 59 anos, prepara seu retorno à gastronomia, desta vez no papel de chef. Ele deve inaugurar uma casa com seu nome, o MaxAbdo Bistrô, em 24 de setembro.

Com apenas 36 lugares, o restaurante ficará na Rua Peixoto Gomide, 1658 (tel. 3062-6655). “Era uma casinha que reformei e transformei completamente”, adianta. Conversei com Abdo por telefone enquanto ele inspecionava a obra, em fase adiantada. Em nosso papo, ele conta como se preparou para voltar ao mundo das caçarolas. Fala também do funcionamento sui generis do bistrô que ficará fechado aos sábados e domingos e servirá jantar apenas três vezes na semana. Confira nossa conversa:

Por que decidiu ser chef?
Tenho memória de ir à casa da minha avó e vê-la fazendo as massas no porão para os almoços familiares. Lembro de minha mãe ensinando nossa cozinheira a preparar o bife à moda dela. Essas imagens nunca saíram da minha cabeça. Quando tive o Max Botequim de Comidas, esse interesse se manifestou mais intensamente. Embora tenha passado o restaurante adiante em 2000, continuei cozinhando.

Teve algum tipo de formação?
Estimulado por um amigo napolitano, Gaetano Forte, que é um grande cozinheiro, sempre fiz almoços e jantares para amigos como se fosse um evento. Tratava os encontros à mesa como se eu fosse chef. Me interessava em servir as pessoas e gostava de ver o resultado daquilo que estava preparando. Cheguei a assistir a palestras com chefs, tive algumas aulas, mas nunca fiz um curso de culinária. Cozinho para mim mesmo e para os meus amigos.

Como será o menu do MaxAbdo Bistrô?
Não terei cardápio fixo. No almoço, serão sempre quatro sugestões diárias, além da berinjela à parmigiana que servirei todos os dias. O jantar será oferecido apenas três vezes na semana, de terça a quinta. É uma degustação diferente por noite. Vou mudar constantemente. Não é uma proposta sofisticada, embora de vez quando pretenda preparar foie gras. Quero oferecer pratos mais simples na degustação, como o espaguete à carbonara. Mas não farei receitas originais, vou elaborar a minha versão desses pratos.

Repetirá algum prato do Max Botequim de Comidas?
Desde os tempos do Max Botequim de Comidas, a polenta é uma marca minha. Ela ainda não está no cardápio, mas pretendo introduzir em breve. O fubá virá do interior de São Paulo. É de um pequeno moinho em Boituva.

Quando o restaurante deve entrar em funcionamento?
A previsão é inaugurar em 24 de setembro, uma segunda-feira. Está quase pronto e a equipe já foi contratada. Falta apenas ligar o gás. No meio da próxima semana, começarei os testes. Não vejo a hora de entrar na cozinha e acender o fogão.

Qual o investimento total?
Na última conta que fiz, o investimento estava na casa de 800.000 reais. Mas acho que ultrapassarei esse valor.

Abdo: estreia no papel de chef (Foto: Luciana Ferraz)

Veja abaixo na galeria como será o salão:

Confira os cardápios das primeiras semanas:

(Almoço: clique para ampliar)

(Jantar: clique para ampliar)

Comentários sobre "O empresário Max Abdo estreia como chef de cozinha" | Comente

  1. max abdo comentou em 01/09/2012

    Já tive oportunidade de agradecer ao Arnaldo pela matéria , mas após receber vários comentários de pessoas amigas que a leram, volto a escrever para agradecer e elogiar o texto sobre meu bistrô 100% fiel ao que havíamos conversados. Chegando a despertar até ciúmes de amigos próximos que não sabiam da história toda.
    Ele me enche de alegria e de responsabilidade, vou estar sem dúvida fazendo o meu melhor.
    Mais uma vez muito obrigado
    max abdo

  2. Candinha Lemos comentou em 01/09/2012

    Sucesso, Max. Serei frequentadora assídua.
    Bjs
    Can

  3. Marcos Luiz Abdo de Siqueira comentou em 01/09/2012

    Acho que o dom culinário é uma descendencia de família, pois eu também adoro cozinhar, e inovar na cozinha. Max tem esse dom maravilhoso há anos. Me lembro na casa da Av. Brasil de algumas de suas invenções ainda adolecente na cozinha, com alguns sandubas loucos (risos), mas enfim, acho que São Paulo, só tem a ganhar com esse retorno de Max Abdo à gastronomia, pois ele é muito aplicado nas coisas que faz, com carinho , dedicação e empenho. Viaja e procura conhecer novas coisas. Tenho certeza que o Max Abdo Bistro será uma casa “gostosa” de se frequentar, e se conheço bem o Max, a decoração e som ambientes serão de primeirissima. Parabéns Tio, muito sucesso e quero provar esse cardápio que já me deixou com água na boca.

    abraços

    Caco

  4. NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONITOS comentou em 01/09/2012

    Nós adoramos as suas críticas gastronômicas, parabéns.

  5. Rubens Gonçalves comentou em 02/09/2012

    Me sinto orgulhoso por ter feito parte da equipe do FICCUS E DO MAX BOTEQUIM DE COMIDAS. sei o quanto é dedicado e carinhoso quando vai para a cozinha , tem muito prazer em servir bem aos amigos ! e sou muito feliz em ter trabalhado com a equipe dele .
    Desejo todo sucesso do mundo nesta nova casa .

    Abraços
    Rubens Gonçalves

  6. Adriana Canton comentou em 02/09/2012

    Há alguns anos atrás tive o prazer de ver o Max cozinhando ao vivo e a cores. Ele realmente “rege” a cozinha e o resultado é incrível. O sucesso é fato absoluto e espero poder visitá-lo em breve em São Paulo. Max, um grande abraço e meus votos de sonhos realizados.

  7. Augusto Tinoco comentou em 03/09/2012

    Parabéns Max pelo novo empreendimento, não tenha dúvida sobre o sucesso. Ele é certo.
    Boa Sorte.
    Augusto Tinoco

  8. ciro Sabella comentou em 04/09/2012

    Tantissimi Auguri Max você merece e uma pessoa maravilhosa e no meu olho um ótimo empresário. Vou ser o teu Cliente de segunda-feira, o meu dia de folga.

    Sucesso
    Ciro e Marta

  9. José Reginaldo comentou em 05/09/2012

    Sr. Max,parabéns! Espero que sua casa tenha muito sucesso! Eu gostaria de fazer parte de sua equipe.Trabalho na área de restaurante na função de garçom e tenho experiência com bistrô.

  10. Mauro Holanda comentou em 22/09/2012

    Bem vindo de volta! Você fez falta todo este tempo afastado.
    Sorte!! Muita Sorte

  11. Ggiseli Carvalho comentou em 24/09/2012

    Max Abdo, fazendo uma pesquisa, deparei logo no começo com seu restaurante. Moro em JPessoa e estou pretendendo entrar nesse ramo.
    Achei tudo maravilhoso!!!
    Meus cordiais votos de muito sucesso.
    Giseli

Comentar sobre "O empresário Max Abdo estreia como chef de cozinha"