Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O empresário Max Abdo estreia como chef de cozinha

Ex-sócio da Niasi e hoje membro do conselho da empresa de cosméticos, Max Abdo ingressou no mundo da gastronomia na década de 90. Ele abriu, em 1996, o charmoso restaurante Ficcus, nos Jardins. No ano seguinte, transformou o ponto no Max Botequim de Comidas, que funcinou até 2000. O ex-executivo paulistano, de 59 anos, prepara […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 13h31 - Publicado em 1 set 2012, 11h14

Fachada do restaurante ainda em obras: investimento de 800.000 reais (Foto: Luciana Ferraz)

Ex-sócio da Niasi e hoje membro do conselho da empresa de cosméticos, Max Abdo ingressou no mundo da gastronomia na década de 90. Ele abriu, em 1996, o charmoso restaurante Ficcus, nos Jardins. No ano seguinte, transformou o ponto no Max Botequim de Comidas, que funcinou até 2000. O ex-executivo paulistano, de 59 anos, prepara seu retorno à gastronomia, desta vez no papel de chef. Ele deve inaugurar uma casa com seu nome, o MaxAbdo Bistrô, em 24 de setembro.

Com apenas 36 lugares, o restaurante ficará na Rua Peixoto Gomide, 1658 (tel. 3062-6655). “Era uma casinha que reformei e transformei completamente”, adianta. Conversei com Abdo por telefone enquanto ele inspecionava a obra, em fase adiantada. Em nosso papo, ele conta como se preparou para voltar ao mundo das caçarolas. Fala também do funcionamento sui generis do bistrô que ficará fechado aos sábados e domingos e servirá jantar apenas três vezes na semana. Confira nossa conversa:

Por que decidiu ser chef?
Tenho memória de ir à casa da minha avó e vê-la fazendo as massas no porão para os almoços familiares. Lembro de minha mãe ensinando nossa cozinheira a preparar o bife à moda dela. Essas imagens nunca saíram da minha cabeça. Quando tive o Max Botequim de Comidas, esse interesse se manifestou mais intensamente. Embora tenha passado o restaurante adiante em 2000, continuei cozinhando.

Teve algum tipo de formação?
Estimulado por um amigo napolitano, Gaetano Forte, que é um grande cozinheiro, sempre fiz almoços e jantares para amigos como se fosse um evento. Tratava os encontros à mesa como se eu fosse chef. Me interessava em servir as pessoas e gostava de ver o resultado daquilo que estava preparando. Cheguei a assistir a palestras com chefs, tive algumas aulas, mas nunca fiz um curso de culinária. Cozinho para mim mesmo e para os meus amigos.

Como será o menu do MaxAbdo Bistrô?
Não terei cardápio fixo. No almoço, serão sempre quatro sugestões diárias, além da berinjela à parmigiana que servirei todos os dias. O jantar será oferecido apenas três vezes na semana, de terça a quinta. É uma degustação diferente por noite. Vou mudar constantemente. Não é uma proposta sofisticada, embora de vez quando pretenda preparar foie gras. Quero oferecer pratos mais simples na degustação, como o espaguete à carbonara. Mas não farei receitas originais, vou elaborar a minha versão desses pratos.

Continua após a publicidade

Repetirá algum prato do Max Botequim de Comidas?
Desde os tempos do Max Botequim de Comidas, a polenta é uma marca minha. Ela ainda não está no cardápio, mas pretendo introduzir em breve. O fubá virá do interior de São Paulo. É de um pequeno moinho em Boituva.

Quando o restaurante deve entrar em funcionamento?
A previsão é inaugurar em 24 de setembro, uma segunda-feira. Está quase pronto e a equipe já foi contratada. Falta apenas ligar o gás. No meio da próxima semana, começarei os testes. Não vejo a hora de entrar na cozinha e acender o fogão.

Qual o investimento total?
Na última conta que fiz, o investimento estava na casa de 800.000 reais. Mas acho que ultrapassarei esse valor.

Abdo: estreia no papel de chef (Foto: Luciana Ferraz)

Veja abaixo na galeria como será o salão:

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade

Confira os cardápios das primeiras semanas:

(Almoço: clique para ampliar)

(Jantar: clique para ampliar)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.