Postado em 05/11/2011 por Arnaldo Lorençato
2 comentários | Comente

Cannoli como na Sicília

Alexandre Leggieri é um apaixonado por cannoli desde a infância. Embora o doce seja um dos orgulhos culinários da Sicília, ele aprendeu a fazer a guloseima com a avó, nascida em Salerno, cidade ao sul da Itália, na região da Campânia. Eu já havia comentado o bom trabalho de Leggieri aqui no blog, no post Canudos sicilianos.

Vitrine de tentações: cannoli com vários recheios (Foto: Arnaldo Lorençato)

O confeiteiro, que preparava a receita em sua casa para atender restaurantes como o Zena Caffè, abriu a Cannoleira Casa di Dante nos fundos do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, como conta a repórter Helena Galante na crítica de Comidinhas desta semana.

O sorridente e falante Leggieri: pequena loja no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (Foto: Arnaldo Lorençato)

Nesse novo espaço, um quiosque com seis  pequenas mesas ao ar livre, ele oferece também a sfogliatella, um doce de massa laminada e recheada de ricota com frutas cristalizadas como os cannoli. A sfogliatella, encontrada em toda a Campânia, teria sua origem em Salerno, de onde veio a família de Leggieri.

Para a boquinha ficar completa, o cardápio traz sanduíches feitos na ciabatta e um expresso tirado com categoria.

Sanduíches feito na ciabatta: recheios frios como mortadela com omelete besuntada de alichela e cream cheese (Foto: Arnaldo Lorençato)

O cannolo ou os cannoli podem ser provados também no restaurante Taormina, onde chegam para acompanhar o café, e na confeitaria Flavio Federico Dolci, eleita a número 1 da cidade pela edição especial “Comer & Beber”.

Comentários | Comente

  1. Alexandre Leggieri comentou em 05/11/2011

    Arnaldo, obrigado por não deixar as receitas que vieram nos návios com nossos noninhos e noninhas sumirem da história. Com certeza aqueles que não estão mais conosco estão gratos e também o nostro Belpaese está satisfeito com seus filhos que nasceram fora do território da Bota mas ainda têm uma parte dela em seus corações, e escreve sobre suas delícias em todos cantos do mundo, inclusive na maior cidade italiana depois de Roma, que é São Paulo!!! Grazie mille, auguri a tutti noi!!!

  2. valkiria comentou em 10/11/2011

    É fácil saber o sucesso dos cannoli do Alexandre,
    é ele com sua “bendita” mão
    e muito mas muito amor que faz….com que
    comer cannoli na Casa de Dante
    se transforme em uma viagem pelo prazer!!!!!!!!!!!

Comentar