Publicidade

Postado em 25/10/2011 por Arnaldo Lorençato | 5 comentários

O chef Luiz Emanuel vendeu o francês Allez, Allez!

Luiz Emanuel: embora tenha vendido o restaurante em junho, continua o titular da cozinha (Foto: Mario Rodrigues)

Não se surpreenda, porém, com o título deste post. Nada muda no Allez, Allez!, aos menos na cozinha. O chef Luiz Emanuel Cerqueira de Souza e Lima, fundador do restaurante que está entre os pioneiros a levar uma culinária mais refinada para a Vila Madalena, passou adiante o controle administrativo da casa, mas continua a pilotar os fogões.

Luiz Emanuel,  eleito o chef revelação de 2006 pela edição “Comer & Beber” de VEJA SÃO PAULO, me contou que, embora o Allez, Allez! fosse lucrativo,  ele vinha sendo minado por duas outras experiências sem êxito que comprometeram suas finanças. Quase vizinho ao bistrô, o chef abriu o mineiro Chafariz, que não vingou. Transformou o ponto no desastroso Café Sérvia, novamente sem sucesso. “Além disso, comprei as partes de meus sócios no Allez, Allez! e fiquei numa situação financeira delicada. Foi uma época terrível. Pensei inclusive em entregar o ponto.”

A solução surgiu em abril, quando Luiz Emanuel reencontrou a amiga de infância Raquel Melo Amaral, empresária mineira do ramo de máquinas copiadoras. Ele propôs passar a administração do negócio a ela e continuar cuidando da cozinha. Raquel topou. “Valia o investimento. Assumi todo o passivo”, diz Raquel, que disse ter desembolsado até agora 250.000 reais na transação e pretende investir 2 milhões de reais no negócio.

“Luiz Emanuel ficará livre criar suas receitas”, afirma Raquel, que faz planos de abrir uma filial do Allez, Allez! no Itaim, em 2012, e levar o restaurante para Belo Horizonte.

A mudança começa a render frutos. Luiz Emanuel está lançando um cardápio que você conhece aqui (os novos pratos estão marcados em amarelo). O chef conta que não terá mais couvert. O pão e manteiga depositados sobre a mesa na chegada dos clientes é cortesia. “Prefiro que as pessoas peçam uma entrada”, diz. Entre as novidades, há cinco saladas, além de outras duas já estavam no menu anterior. Todas podem ser pedidas em versão pequena ou grande, essa equivalente a um prato principal. A língua bovina e o jarret de vitelo ficam porque são muito pedidos pelos clientes.

Língua de boi ao molho périgeaux com cogumelo e purê de batata: remanescente do antigo cardápio (Foto: divulgação)

Comentários sobre "O chef Luiz Emanuel vendeu o francês Allez, Allez!"

  1. Romero Júlio comentou em 25/10/2011:

    Muito sucesso ao Luiz, a Raquel e ao Allez, Allez! A experiência de ir ao bistrô é inesquecível! Parabéns e votos de sucesso!

  2. Juliana Santiago comentou em 25/10/2011:

    O Allez Allez! é maravilhoso! Acredito que esta novidade o tornará melhor ainda. Estou ansiosa para experimentar o novo cardápio.

  3. Janaina rueda comentou em 26/10/2011:

    Sucesso!! Sua cozinha tem alma e sabor!!! Empreendedores com boa índole fazem com que grandes chefs como você sigam sua missão!!!!

  4. MARCINHO HAKUNA comentou em 26/10/2011:

    QUANDO O EMPREENDEDORISMO ESTÁ NA VEIA, OS RESULTADOS APARECEM!… PARABENS A RAQUEL MELO PELA INICIATIVA E AINDA MAIS SUCESSO PARA O LUIZ!! VOCES MERECEM GANHAR O MUNDO! SORTE!!!

  5. Ronan Rodrigues comentou em 04/01/2012:

    Sucesso Raquel e equipe!!!

Comentar sobre "O chef Luiz Emanuel vendeu o francês Allez, Allez!"





Publicidade

Publicidade

Publicidade