Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O chef Luiz Emanuel vendeu o francês Allez, Allez!

Não se surpreenda, porém, com o título deste post. Nada muda no Allez, Allez!, aos menos na cozinha. O chef Luiz Emanuel Cerqueira de Souza e Lima, fundador do restaurante que está entre os pioneiros a levar uma culinária mais refinada para a Vila Madalena, passou adiante o controle administrativo da casa, mas continua a […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h55 - Publicado em 25 out 2011, 14h17

Luiz Emanuel: embora tenha vendido o restaurante em junho, continua o titular da cozinha (Foto: Mario Rodrigues)

Não se surpreenda, porém, com o título deste post. Nada muda no Allez, Allez!, aos menos na cozinha. O chef Luiz Emanuel Cerqueira de Souza e Lima, fundador do restaurante que está entre os pioneiros a levar uma culinária mais refinada para a Vila Madalena, passou adiante o controle administrativo da casa, mas continua a pilotar os fogões.

Luiz Emanuel,  eleito o chef revelação de 2006 pela edição “Comer & Beber” de VEJA SÃO PAULO, me contou que, embora o Allez, Allez! fosse lucrativo,  ele vinha sendo minado por duas outras experiências sem êxito que comprometeram suas finanças. Quase vizinho ao bistrô, o chef abriu o mineiro Chafariz, que não vingou. Transformou o ponto no desastroso Café Sérvia, novamente sem sucesso. “Além disso, comprei as partes de meus sócios no Allez, Allez! e fiquei numa situação financeira delicada. Foi uma época terrível. Pensei inclusive em entregar o ponto.”

A solução surgiu em abril, quando Luiz Emanuel reencontrou a amiga de infância Raquel Melo Amaral, empresária mineira do ramo de máquinas copiadoras. Ele propôs passar a administração do negócio a ela e continuar cuidando da cozinha. Raquel topou. “Valia o investimento. Assumi todo o passivo”, diz Raquel, que disse ter desembolsado até agora 250.000 reais na transação e pretende investir 2 milhões de reais no negócio.

Continua após a publicidade

“Luiz Emanuel ficará livre criar suas receitas”, afirma Raquel, que faz planos de abrir uma filial do Allez, Allez! no Itaim, em 2012, e levar o restaurante para Belo Horizonte.

A mudança começa a render frutos. Luiz Emanuel está lançando um cardápio que você conhece aqui (os novos pratos estão marcados em amarelo). O chef conta que não terá mais couvert. O pão e manteiga depositados sobre a mesa na chegada dos clientes é cortesia. “Prefiro que as pessoas peçam uma entrada”, diz. Entre as novidades, há cinco saladas, além de outras duas já estavam no menu anterior. Todas podem ser pedidas em versão pequena ou grande, essa equivalente a um prato principal. A língua bovina e o jarret de vitelo ficam porque são muito pedidos pelos clientes.

Língua de boi ao molho périgeaux com cogumelo e purê de batata: remanescente do antigo cardápio (Foto: divulgação)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.