Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Kaiseki, um banquete especial no Hideki

Jo Takahashi ficou conhecido pelas produções culturais que realizava quando era diretor da Fundação Japão. Takahashi ingressa agora no mundo da gastronomia. Com sua empresa Dô Cultural, está por trás do mês do kaiseki que o chef Hideki Fuchikami lança em 9 de agosto e se estende até 4 de setembro no restaurante Hideki da Bela […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 13h08 - Publicado em 31 jul 2011, 15h21

Kaiseki: banquete em dez etapas (Foto: Fabiano Cherchiari)

Jo Takahashi ficou conhecido pelas produções culturais que realizava quando era diretor da Fundação Japão. Takahashi ingressa agora no mundo da gastronomia.

Com sua empresa Dô Cultural, está por trás do mês do kaiseki que o chef Hideki Fuchikami lança em 9 de agosto e se estende até 4 de setembro no restaurante Hideki da Bela Vista . Será oferecido apenas no jantar por R$ 165,00, preço que inclui o serviço, mas não as bebidas.

Esse banquete segue o estilo de Kyoto, antiga capital do Japão e uma das mais refinadas mecas culinárias do país do Extremo Oriente. Takahashi explica que a refeição procura realçar cinco sabores: o salgado, o amargo, o azedo, o apimentado e o doce.

“Além da qualidade dos ingredientes, a forma de elaboração é igualmente importante”, sublinha Takahashi. Reúne os métodos assado, cozido, a vapor, cru e frito. Os alimentos devem expressar cada uma das estações do ano, para “reforçar o seu caráter sazonal com beleza e elegância”.

Continua após a publicidade

A sequência, como explica Takahashi, inclui zen-sai (entrada cozida ou crua com ingredientes que simbolizam a terra, o mar e a montanha), dobin-mushi (caldo branco suave servido na chaleira), sunomono (receita agridoce), otsukuri (sashimi), nimono (um cozido), mushimono (sugestão feita em banho-maria ou no vapor), yakimono (grelhado), oshokuji (sushi), aguemono (fritura) e mitsumame (sobremesa). Para acompanhar, agari, o chá verde mais potente. Os pratos serão condimentados com shoyu Kikkoman, fornecedor oficial da cozinha da família real japonesa.

Fuchikami: responsável por preparar a série de jantares (Foto: Fabiano Cerchiari)

Na terça, 9 de agosto, às 19h, haverá uma abertura especial com palestras do mestre Kaoru Ito e da monja Coen.  “Será uma reflexão da relação do homem com a natureza”, diz Takahashi.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.