Imagem Blog

20 e Poucos Anos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Um blog sobre os interesses da geração Z escrito por Camila Pusiol, Gabriela Santos e Guilherme Queiroz.
Continua após publicidade

Jovem de 26 corre maratona menstruada e sem absorvente para conscientizar mulheres

Ser mulher definitivamente não é nada fácil. Imagine a frustração da blogueira Kiran Ganghi, de 26 anos, quando, na véspera de sua primeira maratona, em Londres, sua menstruação resolveu aparecer (desespero). Após treinar durante um ano, ela achou que seria desconfortável completar 42km de prova, tanto com um absorvente convencional quanto com um interno. + Jovem de […]

Por Alessandra Freitas
Atualizado em 26 fev 2017, 15h10 - Publicado em 10 ago 2015, 19h36

karin gandhi

Ser mulher definitivamente não é nada fácil. Imagine a frustração da blogueira Kiran Ganghi, de 26 anos, quando, na véspera de sua primeira maratona, em Londres, sua menstruação resolveu aparecer (desespero). Após treinar durante um ano, ela achou que seria desconfortável completar 42km de prova, tanto com um absorvente convencional quanto com um interno.

+ Jovem de 26 anos diagnosticada com câncer de mama faz sucesso no Facebook com alerta contra a doença

E se você pensa que a solução dela foi surtar ou desistir, vai se surpreender: a maratonista decidiu que iria correr normalmente e deixar o sangue fluir. Apesar de a atitude corajosa de Kiran ter acontecido em abril, o fato acabou só repercutindo agora, depois de uma matéria recente da revista Cosmopolitan.

“Todos dizem para os homens que seus mamilos vão sangrar por causa do atrito entre suas camisas e sua pele. Preocupei-me que um tampão poderia ter o mesmo efeito e me machucar”, contou à publicação.

Continua após a publicidade

(Fotos: Arquivo Kira Gandhi - https://kirangandhi.com/)

O resultado? Ela concluiu a corrida em 4 horas, 49 minutos e 11 segundos. Afirmou que a “ousadia” não foi planejada, mas pensou que seria uma boa ação para conscientizar as pessoas sobre as mulheres que não têm acesso a produtos de higiene ao redor do mundo, e ainda mostrar a elas que não é necessário ter vergonha de menstruar :)

+ Facebook altera ícones como símbolo da valorização da mulher

“Corri com sangue escorrendo pelas minhas pernas para as irmãs que não têm acesso aos tampões e para as que, apesar de cólicas e dor, escondem e fingem que ela não existe. Corri para dizer: ‘ela existe e nós superamos isso todos os dias’”.

Continua após a publicidade

A blogueira se formou em Harvard, renomada universidade americana, e também trabalha como baterista da cantora M.I.A. Saber conciliar tantas atividades também ajudou Kiran a conseguir treinar para a corrida e organizar uma campanha junto com duas amigas para arrecadar 6 000 dólares para uma instituição de combate ao câncer de mama.

“Correr uma maratona da maneira que você quer é uma forma de transcender a opressão. No percurso da prova, o sexismo pode ser derrotado”, escreveu ela em seu blog.

Apesar das muitas críticas, dá pra entender a atitude por trás da ação de Karin. Afinal, em pleno século XXI, por que menstruação ainda tem que chocar tanto?

E você, o que achou da atitude de Karin? Teria coragem de fazer a mesma coisa? Deixe sua opinião nos comentários! :)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.